18 de abril de 2012

Conheça o Número das Bênçãos

O número sete não traz sorte, mas bênçãos. Destacado nas Escrituras Sagradas através do “sétimo dia” ou sábado, o número sete traz à lembrança o dia da criação do planeta e da humanidade – “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou” Êxodo 20:11.

O motivo para que no sétimo dia os seres humanos deveriam parar as atividades é porque o dia é o memorial de tudo quanto o Criador “fez... os céus e a terra, o mar e tudo que neles há”. A humanidade é lembrada a santificar ou separar este dia dos demais da semana.

O que seria do ser humano sem um dia de descanso? A tradição em parar um dia para descansar do trabalho tem as suas origens no próprio Deus que viu a necessidade do homem cessar as suas atividades e ter tempo para o repouso e o convívio familiar mais próximo.

O mandamento que caracteriza o descanso dita que “não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva”, oferecendo um dia de quietude e retiro espiritual a toda a família.

O descanso torna-se então uma parte solene na existência humana. Assim o memorial da criação e repouso do homem dos seus trabalhos levam a humanidade a parar e, a voltar-se para o Criador; aqui está a santificação do dia, como uma separação especial onde o tempo é dedicado a Deus e ao homem.

No nosso século agitado o descanso físico e da alma torna-se um oásis para a existência do individuo e da família. Tempo para se passar juntos em quietude, convívio e espiritualidade. Se houvesse uma lembrança deste dia semanalmente, os homens seriam outros e a sociedade beneficiaria com a aproximação da família e dos valores morais cultivados.

Este dia não pode ser outro dia, a razão é simples, leia:
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11