Rª: “NO primeiro
ano de Belsazar, rei de Babilónia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça
quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.”
Dan. 7:1
Nota: isto é, no primeiro ano da
actividade de Belsazar, que reinava com o seu pai, Nabunaíde, em 540 anos antes
de Cristo.
2.
Que efeito
produziu em Daniel esse sonho?
Rª: “Quanto a mim,
Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça
me perturbaram.” Dan. 7:15.
Nota: o efeito produzido pelo sonho de Daniel, nele próprio, notar-se-á,
foi semelhante ao que sentiu Nabucodonosor com o seu sonho; perturbou-o. ver
Dan. 2:1.
3.
Que pediu
Daniel e um dos seres celestiais que, no sonho estavam perto dele?
Rª: “Cheguei-me
a um dos que estavam perto, e pedi-lhe a verdade acerca de tudo isto. E ele me
disse, e fez-me saber a interpretação das coisas.” Dan. 7:16.
4.
Que viu o
profeta nessa visão?
Rª: “Falou
Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro
ventos do céu agitavam o mar grande.” Dan. 7:2.
5.
Qual foi o
resultado dessa luta?
Rª: “E
quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.” Dan.
7.3.
6.
Que
representavam esses quatro animais?
Rª: “Estes
grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.”
Dan.
7:17.
7:17.
Nota: O termo reis, aqui, como em Dan.
2:44, significa reinos, conforme está explicado nos versículos 23 e 24 do
sétimo capítulo, sendo os dois termos usados indiferentes nesta profecia.
7.
Que é, em
linguagem simbólica, representado por ventos?
Rª: Luta,
guerra, comoção. Ver Jer. 25:31-33; 49.36, 37.
Os ventos
significam luta, e a guerra é evidente da própria visão. Como resultado da luta
dos ventos, surgem e ruem os renos.
8.
Que é, em
profecia, simbolizada por águas?
“E disse-me: As
águas que viste, … são povos, e multidões, e nações, e línguas.” Apoc. 17:15.
Nota: No segundo capítulo de Daniel,
sob a figura de uma estátua de homem, é feita um simples esboço político do
surgimento e queda dos reinos terrestres, que precederiam o estabelecimento do
eterno reino de Deus. no sétimo capítulo, são representados os governos
terrestres, como são vistos à luz do Céu – sob os símbolos de animais bravios e
ferozes – e em particular estes, oprimindo e perseguindo os santos do
Altíssimo. Daí a diversidade nos símbolos usados para representar esses reinos.
9.
A que se
assemelhava o primeiro animal?
Rª: “O primeiro
era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas
as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado
um coração de homem.” Dan. 7:4.
Nota: O leão, o primeiro desses quatro
grades animais, assim como a cabeça de outro do sonho do Nabucodonosor,
representa a monarquia babilónia – leão, rei dos animais postado à cabeça de
sua espécie, assim como o ouro e é para os metais. As asas de águia sem dúvida
denotam a rapidez com que Babilónia estendeu
as suas conquistas sob Nabucodonosor, que reinou de 604 a 561 antes de
Cristo. Esse reino foi vencido pelos medos e persas, em 538 antes de Cristo.
1. Por
que foi simbolizado o segundo reino?
Rª: “Continuei
olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou
de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito
assim: Levanta-te, devora muita carne.” Dan. 7:5.
Nota: “Este foi o Império
Medo-Persa, aqui representado sob o símbolo de um urso. …Por sua crueldade, e sede
de sangue, são os medos e persas comparados a um uso, animal dos mais
vorazes e cruéis.” – Adam Clark, comentando Dan. 7:5.
2. Por
que simbolizado o terceiro império universal?
Rª: “Depois disto,
eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha
quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal de quatro cabeças,
e foi-lhe dado domínio.” Dan. 7:6
Nota: Se as asas da água nas
costas de um leão denotam rapidez de movimentos no Império Babilónio (ver Hab.
1:6-8), quatro asas no leopardo devem denotar inexcedível celeridade de
movimento no Império Grego. Isto se verifica ser historicamente verdadeiro.
“Maravilhosa foi a rapidez das
conquistas de Alexandre na Ásia; ele lançou-se como uma torrente sobre o
agonizante Império Persa, e toda oposição se tornou inútil. Os gigantescos
exércitos do Sol. As batalhas de Granico, em 334, A.C., isso no ano seguinte, e Arbela, em 331 A.C.,
selaram o destino do Império Persa, e firmaram o amplo domínio dos gregos.” –
The Divine Program of the Word`s History, por H. Frattan Guinnes, p. 308.
“Esse animal tinha também quatro
cabeças.” O Império Grego manteve a sua união por apenas um curto período de
tempo após a morte de Alexandre, ocorrida no ano 323, A.C. passados vinte e
dois anos da sua brilhante carreira, ou seja, no ano 301 A.C., foi o império
dividido entre os seus quatro melhores generais. Cassandro apossou-se da
Macedónia e da Grecia, ao oeste; Lisimaco ficou com a Trácia, e partes da Ásia
no Helesponto e Bósforo, ao norte, Ptolomeu obteve o Egito, a Líbia, a Arábia,
a Palestina e a Síria ao sul; e Seleuco ficou com todo o restante dos domínios
de Alexandre, ao leste.
3. Como
estava representada o quarto reino?
Rª: “Depois
disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal,
terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele
devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de
todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.” Dan. 7:7.
4. Que
foi dito ser o quarto animal?
Rª: “Disse
assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de
todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em
pedaços.” Dan. 7:23
Nota: “Isto é
por todos admitido como sendo o Império Romano. Ele foi terrível, espantoso e
muito forte; …tornando-se, em realidade, a que os escritores romanos se
comprazem em chamá-lo, o império
universal.” – Adam Clarke, comentado Dan. 7:7.
A vitória final
dos romanos sobre os gregos aconteceu na batalha de Pidna, em 168 A.C.
5. Que
era representado pelas dez pontas?
Rª: “E quanto às
dez pontas, daquele mesmo reino se
levantarão dez reinos.” Dan. 7:24
Nota: O historiador Machiavelli, sem
fazer a mínima referência a esta profecia, apresenta a seguinte lista de nações
que ocuparam o território do império ocidental ao tempo da queda de Rómulo
Augústulo (476 A.D.), último imperador de Roma; Lombardos, Francos, Burgundos,
Ostrogodos, Visigodos, Vândalos, Hérulos, Suevos, Hunos e Saxónios: dez ao
todo.
“Entre
incessantes e quase incontáveis flutuações, os reinos da moderna Europa, desde
o seu surgimento até ao presente, têm somado uma média de dez. Nunca mais,
desde a subdivisão da velha Roma, se uniram eles num só império; nunca formaram
unidades, como são os Estados Unidos da América. Nenhuma fórmula de orgulhosa
ambição que visasse reunir os fragmentos dispersos, alcançou êxito; sempre que
surgiram, foram invariavelmente reduzidos a pedaços.” – The Divine Program of
the World`s History, por H. Grattan Guinness, pp. 318-321.
6. Que
mudança viu Daniel operar-se nessas pontas?
Rª: “Estando eu
a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante
do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre
havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.” Dan. 7:8
7. Que
investigação da parte de Daniel mostra que o quarto animal e especialmente o
que diz respeito à ponta pequena que nele há, constitui a feição mais
importante desta visão?
Rª: “Então
tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era
diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as
suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que
sobrava; e também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro
que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma
boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos
seus companheiros.” Dan. 7:19,20.
8. Quando
deveria levantar-se a ponta pequena?
Rª: “E depois
deles se levantará outro.” Dan. 7:24.
Nota: As dez
pontas, como já foi mostrado, surgiram quando Roma, o quarto reino, foi
dividido em dez reinos. Essa divisão completou-se em 476 A.C. A ponta pequena
deveria levantar-se depois deles, como diz o versículo citado.
9. Qual
deveria ser o carácter da ponta pequena?
Rª: “O qual será
diferente dos primeiros, abaterá a três reis.” Mesmo versículo, últ.,
parte.
Nota: O poder
que se levantou no Império Romano depois da queda de Roma, em 476, A.D., e que
era inteiramente diferente de todos os
dez reinos em que Roma foi dividida (visto que exigiu e exerceu autoridade
espiritual sobre os dez reinos), e perante quem três dos outros reis – os
hérulos, os vândalos e os ostrogodos – caíram, foi o papado.
Definidos que
estão o lugar e o tempo de reino da ponta pequena, a análise do seu carácter e
obra será feita nos estudos que se seguirão.
José Carlos Costa,
pastor.