3 de janeiro de 2013

A Grande Profecia de Nosso Senhor – 2


Continuamos o estudo sobres “A Grande Profecia de Nossa Senhor”, este trata fundamentalmente sobre as profecias do Senhor Jesus Cristo.
1.      Que probante experiência predisse Cristo então?
Rª: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” Mat. 24:21.
Nota: No parágrafo 4 no livro as “Guerras Judaicas”, Josefo, referindo-se à destruição de Jerusalém, diz: “As desgraças de todos os homens, desde o princípio do mundo, se comparadas às dos judeus, não são tão terríveis.” Nesta tremenda calamidade, a profecia de Moisés relatada em Deut. 28:47-53, cumpriu-se literalmente. Disse ele: “E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, … no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.” Para se ter  um relatório do cumprimento destas palavras, ver “Guerras Judaicas.” livro 6, cap. 3, par.4.
À destruição de Jerusalém se seguiu a perseguição dos primeiros cristãos sob os imperadores pagãos durante os primeiros três séculos da era cristã, com Diocleciano em 303 A. D., e continuado por dez anos (Apoc. 2:10), sendo esta a mais tenaz e intensa perseguição do povo de Deus que o mundo até então testemunhara. Segue a esta a perseguição ainda maior e mais terrível dos santos durante os longos anos da supremacia papal, predita em Daniel 7:25 e Apoc. 12:6. Todas estas tribulações ocorreram sob Roma pagã ou papal.
2.      Por amor de quem disse Cristo, deveria o período de perseguição ser abreviado?
Rª: “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” Mat. 24:22.
Nota: Por influência da Reforma do décimo sexto século, e os movimentos que dela surgiram, o poder do papado para dar força aos seus decretos contra os que pronunciava hereges foi gradualmente diminuindo, até que a perseguição cessou quase completamente pela segunda metade do século décimo oitavo antes de terminaram os 1260 anos.
3.      Contra que enganos nos admoesta Cristo?
Rª: “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mat. 24:23,24.
4.      Respondendo à pergunta de qual seria o sinal da Sua vinda e do fim do mundo, que disse Cristo?
Rª: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” Lucas 21:25,26.
5.      Quando deveriam aparecer os primeiros desses sinais, e quais seriam eles?
Rª: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.” Mateus 24:29.
6.      Como é isto expresso por S. Marcos?
Rª: “Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.” Marcos 13:24-25.
Nota: A perseguição papal cessou quase completamente no terceiro quartel do décimo oitavo século.
7.      Quando ocorreu um fenomenal escurecimento do Sol?
Rª: Em 19 de maio de 1780
Nota: O dia 19 de maio de 1780 é conhecido na História como “o dia escuro.” Nesse dia, em larga extensão do Novo Mundo, para a qual todos os olhos então se voltavam, ocorreu, ao meio-dia, uma fenomenal escuridão. “Acenderam-se luzes em muitas casas. Os pássaros silenciosamente desapareceram. As galinhas se retiraram para os poleiros.” Em harmonia com a impressão que Deus claramente predissera seria produzida pelo sinal, muitos pensaram houvesse chegado o dia do juízo.”
8.      Quando recusou a Lua dar a sua luz?
Rª: Na noite seguinte ao escurecimento do Sol, 19 de maio de 1780. (Sinais dos Tempos, p.9)
Nota: Embora a Lua fosse cheia na noite anterior, a escuridão dessa noite foi tão intensa que por algum tempo nenhum corpo luminoso apareceu no céu, e uma folha de papel branco segurado a poucos centímetros de distância dos olhos não poderia ser vista.
9.      Que sinal deveria seguir ao escurecimento do Sol e da Lua?
Rª: “E as estrelas cairão do céu.” Mat. 24:29.
10.  Quando caíram as estrelas, conforme é aqui predito?
Nota: Na manhã seguinte de 13 de Novembro de 1833, deu-se a mais admirável exibição de estrelas cadentes que o mundo viu. O célebre astrónomo e meteorologista, Professor Olmsted, da universidade de Yale, diz: “Os que tiveram a sorte de presenciar a queda de estrelas ocorrida na manhã de 13 de Novembro de 1883, viram provavelmente a maior manifestação de ´fogo de artifício ´celeste que haja sido presenciada desde a criação do mundo, ou pelo menos, que se encontre nos anais da História. … A extensão da chuva foi tal que cobriu uma parte considerável da superfície terrestre.” E, como o escurecimento do Sol e da Lua, foi considerado por muitos que o presenciaram “como prenúncio da vinda do Filho do homem.”
11.  Quais seriam na Terra os sinais da vinda de Cristo?
Rª: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” Lucas 21:25,26.
Nota: Este é um quadro exato do estado de coisas no mundo actual. Em face da avidez de ganho, ilegalidade, licenciosidade, violência crescente, luta entre o capital e o trabalho, complicações internacionais e preparativos bélicos, as nações estão perplexas, e o coração dos homens treme de temor ao enfrentarem o futuro. Os elementos também estão revoltados, vendo-se isso nos grandes terramotos, Tsunamis e tempestades em terra e mar.
12.  Qual disse Cristo, seria o grande evento seguinte?
Rª: “E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.” Lucas 21:27.
13.  Que disse Cristo deveria o Seu povo fazer quando estas coisas começassem a acontecer?
Rª: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” Lucas 21:28.
14.  Ver Mat. 24:32 – a parábola da figueira.
Mat.24:33 – a redenção está próxima.
Lucas 21:31 – o reino de Deus está perto.
15.  Que disse Cristo da certeza da profecia?
Rª: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar.” Mat. 24:34-35.
Conclusão: Todo que conhece a História sabe que o que Cristo predisse concernente à destruição de Jerusalém se cumpriu ao pé da letra. Igualmente podemos assegurar que as predições de Cristo referentes ao fim do mundo se cumprirão certa e literalmente.
 
José Carlos Costa, pastor