7 de agosto de 2014

MIL ANOS DE PAZ

1-    Que texto apresenta positivamente o milénio?
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar…e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apocalipse 20:4.
2-    A quem julgarão os santos, no dizer de São Paulo?
“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ira a juízo perante os injustos, e não perante os santos? …Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” 1ª Coríntios 6:1-3.
Nota: Destas passagens da Escritura depreende-se claramente que os santos de todos os tempos cooperarão com Cristo na obra do “juízo” durante o milénio – é justo pensar que este “juízo” é mais uma apreciação das razões porque não foram salvas pessoas que supostamente deveriam estar salvas.
3-    Sobre que profecia baseou o Apóstolo Paulo?
“Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Até que veio o Ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo.” Daniel 7:21,22.
4-    Quantas ressurreições haverão?
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28,29.
5-    Que classe unicamente participa da primeira ressurreição?
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte.” Apocalipse 20:6.
6-    Quando Cristo vier, que fará Ele com os santos?
“Virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” João 14:3.
7-    Onde, em visão, viu João os santos?
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos.” Apocalipse 7:9.
Nota: Este texto mostra claramente que os justos são todos levados para o Céu logo após
a primeira ressurreição. Isto está de acordo com a palavras de Cristo, em João 14:1-3, onde se diz: “Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” Pedro quis acompanhar a Jesus àquelas mansões, mas Jesus lhe respondeu: “Para onde Eu vou não podes seguir-Me agora, mas depois Me seguirás.” João 13:36. Isto esclarece que quando Cristo voltar à Terra para receber o Seu povo, Ele os levará para casa de Seu Pai, no Céu.
8-    Que acontecerá aos ímpios vivos quando Cristo ver?
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias dos Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Lot; … no dia em que Lot saiu de Somo choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem Se há de manifestar.” Lucas 17:26-30.
9-    Que diz a esse respeito o Apóstolo Paulo?
“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, … e de modo nenhum escaparão.” 1ªTesslonicenses 5:3.
Nota: Quando Cristo vier, os justos serão libertados e levados para o Céu, e todos os ímpios vivos serão subitamente destruídos, como o foram por ocasião do dilúvio. Para mais prova, ver 2ª Tessalonicenses 1:7-9; Apocalipse 6:14-17; 19:11-21; Jeremias 25:30-33. Não haverá ressurreição geral dos +ímpios senão ao fim do milénio. Isso deixará a terra desolada e sem um habitante humano durante esse período.
10- Que descrição faz o profeta Jeremias da terra durante esse tempo?
“Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.” Jeremias 4:23-26.
Nota: Por ocasião da vinda de Cristo, a terra estará reduzida a um estado caótico – a um montão de ruínas. O céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado; as montanhas estarão removidas dos seus lugares, e a terra ficará num estado de escuridão, terror, desolação e deserto – ver Isaías 24:1,2; Apocalipse 6:14-17.
11- Que diz Isaías acontecerá aos que rejeitaram a salvação por essa ocasião?
“E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias.” Isaías 24:21,22.
12- Por quanto tempo ficará Satanás preso na terra?
“E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem.” Apocalipse 20:1-3.
Nota: O termo abismo, Génesis 1:1, aqui empregue, aplica-se à terra no seu estado desolado, deserto, caótico, escuro e desabitado. Neste estado permanecerá ela durante mil anos. Esta será a tenebrosa prisão de Satanás durante esse período. Aqui, por entre as ossos dos infiéis mortos, e que sofreram a morte por ocasião da segunda vinda de Cristo; as cidades destruídas, e os destroços e ruínas de toda a pompa e poder deste mundo, Satanás ter+a oportunidade de reflectir nos resultados da sua rebelião contra Deus. Mas a profecia de Isaías diz: “Serão visitados depois de muitos dias.”
13- Os justos mortos serão ressuscitados por ocasião da segunda vinda de Cristo. Quando serão ressuscitados os outros mortos – os ímpios?
“Os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Apocalipse 20:5.
Nota: Deduz-se pois que o começo e o fim do milénio, são marcados por duas ressurreições.
O termo milénio, que significa mil anos, compreende o tempo em que Satanás estará acorrentado e os homens ímpios e anjos maus deverão ser julgados. Este período é limitado por dois acontecimentos diferentes. O seu começo é marcado pela terminação da graça, o derramamento das sete últimas pragas, a segunda vinda de Cristo, e a ressurreição dos justos mortos. Termina com a ressurreição dos ímpios e a sua final destruição no lago de fogo. Ver diagrama.
14- Que mudança ocorre na situação de Satanás, ao fim dos mil anos?
“E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” Apocalipse 20:3.
Nota: No fim dos mil anos, Cristo, acompanhado dos santos, vem de novo à terra, para executar o julgamento dos ímpios, e preparar a terra, por meio de uma recriação, para ser a morada eterna dos justos. A esse tempo, em resposta ao chamado de Cristo, os injustos mortos de todos os tempos acordarão para a vida. Esta é a segunda ressurreição, a ressurreição da condenação. Os ímpios ressuscitam com o mesmo espírito rebelde que antes possuíam. Então Satanás é solto do seu longo período de cativeiro e inactividade.
13- Logo que os ímpios são ressuscitados, que começa Satanás a fazer?
“E acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo o número é como a arei do mar, para as juntar em batalha.” Apocalipse 20:7,8.
14- Contra quem vão os ímpios fazer guerra, e qual é o resultado?
“E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada, mas desceu fogo do céu, e os devorou.” Apocalipse 20:9.
Conclusão: Este é o último acto do grande conflito entre Cristo e Satanás. Toda a raça humana se encontra ali pela primeira e última vez. Ali ocorre a separação eterna dos justos e dos ímpios. Nessa ocasião é executado o juízo divino sobre os ímpios no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Ela pões fim à grande rebelião contra Deus e o Seu Governo. Ouve-se então a voz de Deus, ao sentar-Se no Seu trono e dizer aos santos: “Eis que faço novas todas as coisas.” E das ruínas fumegantes da velha terra surgem ante os olhares extasiados de milhões de remidos, “um novo céu e uma nova terra,” em que encontrarão uma herança eterna e uma eterna morada.
O milénio é o grande sábado de repouso, tanto para a terra como para o povo de Deus. Por seis mil anos a terra e os seus habitantes estiveram gemendo sob a maldição do pecado. O milénio, o sétimo milhar de anos, será um sábado de repouso e libertação; pois que diz o profeta relativamente à terra: “Todos os dias da desolação repousou.” 2ª Crónicas 36:21. “Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus.” Hebreus 4:9. Isto precede o estado novo da Terra.

José Carlos Costa, pastor