Aqueles que não querem aceitar o Espírito Santo como Deus,
dizem que o Espírito Santo é o mesmo Espírito de Deus, ou o Espírito de Jesus
ou uma influência, ou um poder ou uma energia ou outra coisa qualquer menos
Deus. O objectivo deste estudo é analisar cuidadosamente o texto de S. João
14:16 focando com atenção uma palavra grega- ALLÓS. O texto diz: "E Eu
rogarei ao Pai e Ele vos dará OUTRO (ALLÓS) Consolador, a fim de que esteja
para sempre convosco”. Aqui temos três Pessoas distintas, o Pai, Jesus e o
OUTRO Consolador. Neste texto não diz quem é o Consolador, embora saibamos que
Ele é o Espírito Santo, por outros textos. Nosso estudo será descobrir se o
Espírito Santo é da mesma natureza e da mesma essência que o Pai e o Filho ou
se Ele é de natureza e essência diferente.
I Parte: Aspectos
divinos que distinguem Deus de outros deuses:
1. Omnisciente (Salmo 139:1-4)
2. Omnipotente (Mateus 19:26)
3. Eterno (Salmo 90:2)
4. Imutável (Malaquias 3:6)
5. Bondade (Salmo 145:9)
6. Amor (I João 4:8)
7. Omnipresente (Salmo 139:7-12)
8. Criador (Êxodo 20:11)
Aspectos divinos que distinguem Cristo de outros deuses:
9. Omnisciente (Salmo 139:1-4)
10. Omnipotente (Mateus 19:26)
11. Eterno (Salmo 90:2)
12. Imutável (Malaquias 3:6)
13. Bondade (Salmo 145:9)
14. Amor (I João 4:8)
15. Omnipresente
(Salmos 139:7-12)
16. Criador
(Êxodo 20:11)
(1)
Trinity, Whidden, Moon e Reeve, pág. 22 e 23 – Review and Herald, publishing
Association USA, 2002.
II Parte :Diferenças
entre duas palavras gregas.
Em português, temos apenas uma palavra para distinguir um
elemento da mesma espécie ou de espécie diferente. Exemplo: Se eu disser: Eu
tenho uma caneta, mas preciso de outra. A pessoa que me atende poderá trazer-me
outra caneta igual àquela que está nas minhas mãos. Porém, se eu quiser uma
caneta diferente daquela que tenho em mãos, eu falo por favor traga outra
caneta. Neste caso, preciso acrescentar – Outra
caneta diferente. Porque a palavra OUTRO para designar algo igual ou OUTRO para
designar algo diferente, em português é a mesma. Entretanto, esta similaridade
de palavras, não existe em Grego. Quando você diz: Quero OUTRA caneta, se você
quer uma caneta igual, da mesma substância, da mesma qualidade, da mesma
espécie então, você usa a palavra ALLÓS. Porém se você quiser uma caneta
diferente, de espécie diferente, de substância diferente, desigual, então você
usará a palavra HETERÓS. Trinity,
Whidden, Moon e Reeve, pág. 122 – Review and Herald, publishing Association
USA, 2002.
"Em Grego existem duas palavras para OUTRO: Allós
significa outro da mesma espécie, enquanto Heterós, significa outro de espécie
diferente" (2) Undertanding the Trinity, Max Hatton, pág. 113 – Autumn
House, Alma Park Grantham, England, 2001.
Textos onde a palavra
OUTRO – ALLÓS, é usada para indicar elementos da mesma espécie:
1. "Eu, porém vos digo que não resistais ao mal; mas se
qualquer te bater na face direita, oferece também a OUTRA. (Allós) Mateus 5:39
– Outra face, da mesma espécie".
2. "E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu
então o OUTRO (Allós) discípulo que era conhecido do Sumo Sacerdote, e falou à
porteira, levando Pedro para dentro." João 18:16 – João era o outro
discípulo, da mesma espécie que Pedro.
3. "Foram pois os soldados e, na verdade, quebraram as
pernas ao primeiro, e ao OUTRO (Allós) que com ele fora crucificado." João 19:32 – Outro ladrão, da mesma
espécie." Geofrey W. Bromiley, Theological Dictionary Of The New
Testament, pág. 43 e 44, William B. Eerdmans Publishing Company Grand Rápids,
1986.
Vejamos alguns textos onde a palavra OUTRO – HERTERÓS, são usadas para
indicar elementos de espécie ou de natureza diferente.
1- "Maravilho-me de que tão depressa passásseis d´Aquele
que vos chamou à graça de Cristo para OUTRO (Heterós) evangelho" Gálatas
1:6 – Outro evangelho, de espécie diferente, de natureza diferente.
2- "Porque se alguém pregar outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebais OUTRO (Heterós) Espírito que não
recebestes, ou OUTRO (Heterós) evangelho, que não abraçastes, com razão
sofrereis." II
Coríntios 11:4 – Outro evangelho ou outro Espírito, de
espécie diferente. (Em Atos 15:1 e 5 está a explicação do conteúdo
deste OUTRO evangelho e deste OUTRO Espírito. Eram coisas diferentes daquelas
que Paulo tinha ensinado. Era um evangelho misturado com tradições judaicas)
3- "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há-de
odiar um e amar o OUTRO (Heterós) ou se dedicará a um e desprezará o OUTRO.
(Heterós) Não podeis servir a Deus e a mamom." Mateus 6:24 – Outro senhor,
de espécie diferente, de natureza diferente.
4- "Os quais Jason recolheu, e todos estes procedem
contra os decretos de César, dizendo que há OUTRO (Heterós) Rei Jesus."
Atos 17:7 – Outro rei, Jesus era um rei diferente do rei César. Geofrey W. Bromiley, Theological
Dictionary Of The New Testament, pág. 265 e 266, William B. Eerdmans Publishing
Company Grand Rápids, 1986.
Como você notou, existe uma grande diferença entre ALLÓS,
outro da mesma espécie, ou da mesma natureza e HETERÓS, outro de espécie
diferente, ou de natureza diferente.
Aqui nasce a pergunta vital: Em João 14:16 João usou a
palavra ALLÓS ou HETRÓS para indicar o OUTRO Consolador que o Pai enviaria?
Resposta: João usou a palavra ALLÓS. Agora leia mais uma vez acima os aspectos
que distinguem Deus e Jesus de outros deuses. Tendo isso em mente, podemos
afirmar: O Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é da mesma substância e
da mesma espécie, então o Espírito Santo é Deus.
III Parte:
Comprovação Bíblica e do Espírito de Profecia de que o Espírito Santo tem as
mesmas características que distinguem Deus.
A. O Espírito Santo é omnipotente. Romanos 15:19 diz:
"Pelo poder dos sinais e prodígios na virtude do Espírito de Deus..."
"Ao pecado só poderia resistir e vencer por meio da
poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, (Trindade) à qual viria, não
como energia modificada, mas na plenitude do divino poder." (3) DN pág.
501- Ellen White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, Terceira
Edição
B. O Espírito Santo é omnipresente. No Salmo 139:7 lemos:
"Para onde me irei do Teu Espírito, e para onde fugirei da Tua face?"
"As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos
terrestres. Nenhuma porém, pode nos separar do celeste Consolador. Onde
estivermos, onde formos, Ele estará sempre ao nosso lado para apoiar, suster,
erguer e animar." (4) (DN, idem, pág. 500)
C) O Espírito Santo é omnisciente: O apóstolo Paulo diz:
"Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito: porque o Espírito penetra
todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". Porque qual dos homens
sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também
ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Coríntios
2:10 e 11.
"O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas
despojado da personalidade humana e dela independente. Embaraçado com a
humanidade, Cristo não poderia estar em toda a parte em pessoa. Era portanto do
interesse deles que fosse para o Pai e enviasse o Espírito Santo como Seu
sucessor na terra. Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou
seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito o Salvador seria acessível a
todos. Nesse sentido estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto."
(7) DN, pág. 499, Ellen G. White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São
Paulo, Terceira Edição.
D) O Espírito Santo é eterno. "Os eternos dignitários –
Deus, Cristo e o Espírito Santo munindo os discípulos de energia
sobre-humana... Avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do
pecado." (5) Manuscrito 145, 1901
E) O Espírito Santo é infinito. "Somos batizados em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e estes três grandes poderes
infinitos estão harmoniosamente comprometidos a trabalhar em nosso favor se
cooperarmos com Eles" (6) M.M. 1992, pág. 110
F) O Espírito Santo pode ser blasfemado – "Portanto Eu
vos digo: todo pecado e blasfemai se perdoará aos homens; mas a blasfémia
contra o Espírito não será perdoada aos homens....Mas se alguém falar contra o
Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro."
(Mat. 12:31 e 32) O que é blasfêmia? Blasfêmia é um tipo de insulto pessoal
dirigido unicamente a Deus. É quando alguém se coloca no lugar de Deus ou assume
as prerrogativas devidas unicamente a Deus. Ver Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, pág. 71 e 72, Review and Herald
Publishing Association, USA, 2002
Quando Jesus perdoou os pecados do paralítico, os judeus
disseram que Ele blasfemou porque reconheciam que o ato de perdoar pecados é
atribuição exclusiva de Deus. "Os fariseus tomaram essas palavras como blasfémia,
e conceberam a ideia de apresentá-las como pecado digno de morte. Disseram em
seu coração: "Ele blasfema; quem pode perdoar pecados senão só Deus? Ellen
White, DN, pág. 269, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP,
2002".
Quando Satanás sugeriu que Cristo o adorasse, Jesus teve
esta atitude como blasfema. "Ao solicitar Satanás homenagem, despertou-se
a divina indignação de Cristo e não pôde mais tolerar a blasfema pretensão de
Satanás, ou mesmo permitir que ficasse em Sua presença."- Ellen White,
História da Redenção, pág. 286, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP,
2002"
Quando Jesus Se comparou com Deus, eles disseram:
""Não Te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfémia; porque,
sendo Tu homem, Te fazes Deus a Ti mesmo." João 10:33. Se blasfemar é um
ato pecaminoso dirigido unicamente a Deus, e se há a possibilidade de alguém
blasfemar contra o Espírito Santo, a conclusão é que Ele é Deus.
Max Hatton reconhece que o Espírito Santo é uma pessoa da
trindade. Diz ele: "O Espírito Santo é uma pessoa da trindade. Ele não é o
Pai, e nem o Filho. Ele é co-eterno com os três" (8) Max Hatton, idem pág.
119.
Ellen White reconhece claramente que o Espírito Santo é uma
pessoa como o próprio Deus. Diz Ela: "Precisamos reconhecer que o Espírito
Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses
terrenos.". (9) Evangelismo pág.616 – Ellen White, Casa Publicadora Brasileira,
Santo André, São Paulo, 1975.
"O Espírito... nos assiste em nossa fraqueza"
(Rom. 8:26); e o Espírito, sendo Deus, conhece a mente de Deus..." Ellen
White - Recebereis Poder, pág. 26.
Conclusão:
O Espírito Santo é OUTRO (Allós) Consolador, DA MESMA
ESPÉCIE, infinito, eterno omnipresente, omnipotente, e omnisciente. Se o Pai é
Deus, se Jesus é Deus, e o Espírito Santo é da mesma espécie, ENTÃO ELE É DEUS.
É um Mestre amoroso, é uma Pessoa interessada em nosso presente e futuro.
Embora unido ao Pai e ao Filho em substância, tem sua própria personalidade e
tarefas.
Pr. Ivanaudo B. de Oliveira
Adaptação feita por Pr. José Carlos Costa