8 de fevereiro de 2014

COMO VENCER A TIMIDEZ?

 Todas as pessoas apresentam um grau moderado de timidez em algum momento da vida. Mas, em algumas pessoas, a timidez está presente constantemente trazendo, com ela, sensações desagradáveis de desconforto e inibição que são sentidos principalmente em ambientes onde há interação social. Sintomas físicos – tremor, transpiração, rubor – e psicológicos – preocupações excessivas com atitudes, pensamentos e reações dos outros – estão presentes. Para você que sofre com isto, não se desespere! Você pode aprender a lidar com a sua timidez! Veja algumas dicas:

1)      Entenda que timidez não é defeito. Todas as pessoas possuem um grau de timidez. Umas mais do que outras. A timidez é uma forma mais retraída de ser e de lidar com as outras pessoas em diferentes situações. É verdade, alguma timidez é resultado de algum orgulho. Esta timidez não é saudável e a Bíblia oferece cura.
Notas: 1 Considere que o orgulho não tem origem em Deus; “Estas seis coisas o Senhor …: Olhos altivos” etc,. Prov. 6:16-19
Nota: 2 Pense; “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito prece a queda.” Prov. 16:18.
Nota: 3 ver outros textos bíblicos; Ezeq. 28:17; Tiago 4:6; “2ª Tim. 3:2; Mal. 4:1.

2)      Aceite a sua timidez. Aceitar não quer dizer se acomodar-se e isolar-se. É não se sentir na obrigação de ter que acabar de vez com a timidez e transformar-se em uma pessoa extrovertida. Você não precisa fazer isto! É melhor ser uma pessoa naturalmente tímida do que uma pessoa com comportamento extrovertido falso e crítico. As outras pessoas percebem quando somos falsos. Não tenha medo dos outros perceberem que você é tímido! Antes tímido que crítico, veja a Bíblia.
Nota: 1 “O acusador de nossos irmãos… o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apoc. 12:10. Então, quando julgamos ou criticamos alguém, estamos a fazer a obra de Satanás.
Nota: 2 Outros textos bíblicos: Gál. 5:15; Mat. 7:3-5; João 3:17 e Romanos 14:4.

 3) Não se compare com outras pessoas mais extrovertidas. Quando nos comparamos, na maioria das vezes, nos inferiorizamos e isto piora a timidez.

 4) Enfrente situações temidas! Se você é muito tímido para expor os seus pensamentos numa roda de amigos, dê um palpite curto sobre um assunto um dia; treine, outras vezes, iniciar conversas curtas só de cumprimento, falando “olá, como está, boa noite, bom dia”. Treine várias vezes. Com o tempo, vá aumentando o diálogo, e verá que vai sentir que a fala sairá mais naturalmente.

 5) A pessoa tímida tem a tendência de prestar muita atenção a ela própria nas situações nas quais ela se encontra insegura. Ela pensa: “O que as pessoas estarão a pensar de mim? Será que estou vermelho? E se aquela pessoa vier conversar comigo?” Nesses momentos, faça um esforço para prestar atenção ao que está a acontecer ao seu redor, em vez de prestar atenção aos seus pensamentos.

 6) Pare de esperar o pior! Os pensamentos negativos fazem com que o tímido se sinta derrotado antes mesmo da situação acontecer, e isso leva-o a isolar-se mais ainda. Tente lembrar-se das vezes que o “pior” que você imaginou não foi tão ruim assim.

 7) Se a sua timidez o levar alguns sintomas físicos importantes como tontura, mal-estar, náusea, perda momentânea da fala, talvez seja interessante você procurar a ajuda de um psicólogo cristão para o ajudar mais a fundo no controlo desse sentimento.

 Última dica: Busque o auxílio de Deus para os seus contatos sociais. Deus prometeu a vários filhos Seus que lhes colocaria na boca o que eles deveriam dizer, na hora certa! Veja o que está escrito em Êxodo 4:10-12: “Moisés respondeu ao SENHOR: Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu atrapalho-me. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Agora vai, pois eu serei contigo para falares e te direi o que deves dizer.” Isto Deus faz com você hoje também, se você pedir.


Escrito por Thais Seidel de Souza e adatado por José Carlos Costa