29 de setembro de 2013

Como Ser e Permanecer Salvo

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.... Não se turbe o coração, ...nem se atemorize. João 14:27.
Leia:   Marcos 10:17: Atos 16:30  

·         Qual tem sido o clamor desesperado do homem ao longo dos tempos? 
·         Existe no ser humano uma sensação inconsciente de estar perdido. Por isso pergunta: "O que farei para ser salvo?"

1.      Qual é o salário do pecado?
Rª: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23  

2.      Quantos se salvariam da morte?
Rª: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23   

Nota: Graças a Deus Ele resolveu o nosso problema.

"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que quando éramos pecadores, Cristo morreu por nós". Romanos 5:8

OBSERVEMOS: Você e eu merecíamos a morte “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Merecíamos a morte eterna. Jesus é o Senhor o Criador que tudo fez para o homem não se desvincular da Fonte de vida. Ele não tinha necessidade se expor, no entanto, toma o seu e o meu lugar, vive na carne uma vida perfeita e assume a nossa vida imperfeita. Toma o nosso lugar para que vivamos, a isto chama-se: Substituição.
Jesus nos oferece sua salvação sem nós merecermos e não temos que pagar nada. Isto chama-se: Graça.

SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE JESUS

Paulo confirma isso: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" Efésios 2:8

SALVAÇÃO NÃO É:
·         Algo que você ou eu conquistemos por nossos esforços.
·          O diploma que recebemos pela nossa boa conduta.
·         Um direito que você tem porque cumpriu algo.

SALVAÇÃO É:
 Um dom de Deus!
 Por graça!
 Mediante a fé!

Isaías o confirma: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós." Isaías 53:6

·         Antes de continuar, agradeçamos a Deus pelo dom gratuito da salvação. 

3.      Que disse Jesus (em resposta à atitude) face ao arrependimento de Zaqueu?
Rª: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”  Lucas 19:9 

4. Se a salvação é Jesus, e Jesus é uma pessoa, qual é a única maneira de permanecer salvo? 
* Cumprindo determinadas normas?
* Portando-se bem?
* Amando aos semelhantes?
* Relacionando-se permanentemente com Jesus?

5.      Medite nestas palavras de Jesus: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.  Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4 e 5 
 
6.      Pode ver como a nossa única segurança de salvação é Cristo?
 Separados d´Ele estamos perdidos.

7.      Leia agora isto: "E em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos". Atos 4:12
Nota: Eu era um crente que recorria à Virgem Maria, São José e a outros santos como meus intermediários. Na verdade, eu tinha um santo para cada circunstância. Ao ler este texto de Atos 4:12, entendi que me bastava a Pessoa de Jesus. Foi uma sublime descoberta!

COMO SE PERMANECER EM JESUS? 
·         Orando diariamente.
·         Lendo e meditando numa passagem da Bíblia todos os dias.
·         Contando aos outros do amor de Jesus.
·         Assistindo aos cultos da Igreja.
·         Conservando sempre um hino de louvor no coração.
Deus o/a abençoe em Cristo. Amem!

José Carlos Costa, pastor