9 de setembro de 2013

Arcanjo Miguel

Quando informações bíblicas sobre o arcanjo Miguel são confrontadas com as de Jesus Cristo, chega-se a conclusão que ambos são o mesmo Ser. Nas Escrituras, Miguel é sempre citado desempenhando a função de um príncipe protetor do povo de Deus, e está em contínuo confronto com Satanás:

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda (...). E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês." (Daniel 10:13 e 21 NVI).
"Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o Seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o Seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto." (Daniel 12:1 NVI cf. Apocalipse 21:27).
"Houve então uma guerra nos céus. Miguel e Seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram." (Apocalipse 12:7 NVI).
Os primeiros versos acima revelam a dificuldade do anjo Gabriel em sua disputa com o "príncipe do reino da Pérsia" (Satanás, cf. João 12:31; João 14:29-31), que persuadia os reis dessa nação a atuarem contra os interesses do povo de Deus. E após 21 dias de conflito, Gabriel recebe auxílio de Miguel e finalmente obtém vitória sobre ele. No verso de Daniel 12:1, Miguel é novamente citado atuando como defensor dos filhos de Deus enquanto o mundo passa por uma turbulência sem precedentes; e, de acordo com a Bíblia, unicamente Jesus é o salvador (defensor) de Seu povo (I João 2:1; Romanos 8:34; Atos 4:12). Nota-se ainda que Miguel, um dos príncipes supremos (Daniel 10:13), é distinguido como o grande "príncipe" (Daniel 12:1), e este nobre título é atribuído a Cristo nas seguintes palavras:
"(...) do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas (...)"(a) (Daniel 9:25-26 NVI).
"(...) E Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6 NVI).
"Deus, porém, com a Sua destra, O exaltou a príncipe e salvador (...)" (Atos 5:31 NVI cf. Atos 10:38).
E nenhum dos anjos (criaturas de Deus, João 1:1-3 cf. Jó 38:4-7), foi ungido para ser príncipe e salvador da humanidade, nenhum deles foi designado para desvencilhar o homem da opressão de Satanás. Ou existiria algum ser angelical no Céu que é senhor e salvador de algum povo na Terra, atuando paralelamente à Cristo? (cf. Daniel 12:1).

Em Apocalipse 12:7 é dito que houve guerra no Céu e que, Miguel e Seus anjos lutaram(b) contra o dragão e sua hoste de anjos. E na narrativa bíblica esta batalha entre o "bem e o mal" é respectivamente comandada por Jesus Cristo (I João 3:8; Lucas 4:41) e Satanás (Apocalipse 12:9). Ela foi iniciada quando Lúcifer desejou se tornar igual a Deus (Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:13-19). Então, Miguel (nome que literalmente significa: "Quem é como Deus"?), interveio desafiando-o. E na epístola de Judas há outro registro desse confronto:
"Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: 'O Senhor o repreenda!'" (Judas 1:9 NVI).
"Satanás disputou veementemente pelo corpo de Moisés. Procurou entrar outra vez em controvérsia com Cristo a respeito da injustiça da lei de Deus e, com poder enganador, reiterou suas falsas declarações sobre não ter sido tratado com justiça. Suas acusações foram tais, que Cristo não o confrontou com o registro cruel da obra que havia realizado no Céu mediante enganadoras deturpações, com as falsidades que havia proferido no Éden para levar à transgressão de Adão, e por ter suscitado as piores paixões das hostes de Israel, incitando-as a murmurar e rebelar-se, até que Moisés perdesse o controle de si próprio.

(...) Cristo não fez retaliações em resposta a Satanás. Não lhe fez zangadas acusações, mas ressuscitou Moisés e o levou para o Céu. (...) Fizera-se a pergunta: "Morrendo o homem, porventura tornará a viver?" (Jó 14:14). Agora a pergunta tinha resposta. Esse ato foi uma grande vitória sobre os poderes das trevas. Essa demonstração de poder foi um testemunho incontestável da supremacia do Filho de Deus. Satanás não esperava que o corpo fosse despertado para a vida depois da morte. Havia concluído que a sentença: 'tu és pó e ao pó tornarás', lhe daria posse indiscutível dos corpos dos mortos. Agora via que seria despojado de sua presa, que os mortais viveriam outra vez após a morte."1

Ainda sobre a ressurreição, especificamente sobre aquela que ocorrerá no segundo advento de Jesus, existe também referência ao arcanjo Miguel:
"Pois, dada a ordem, com a voz do Arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." (I Tessalonicenses 4:16 NVI).
"Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." (I Tessalonicenses 4:16 BJ).
Esta declaração reforça o entendimento de que Miguel é o próprio Jesus, pois, a preposição "com" e a preposição craseada "à" são traduções do grego "en", que significa: "com"; "enquanto que"; "na"; "pela". Esta análise indica que Jesus retornará e Se apresentará "na voz de arcanjo", "pela voz de arcanjo", "com a voz de arcanjo", ou seja, será este o aspecto da voz de Jesus quando Ele ressurgir nas nuvens para levar os redimidos (I Tessalonicenses 4:17 cf. João 5:27-29; Atos 1:9-11). Não será a voz de um outro ser celestial que anunciará esse retorno e ressuscitará aqueles que herdarão a vida eterna (Apocalipse 20:4-6 cf. João 5:21).

O Anjo do Senhor
Uma das dificuldades que muitos encontram para aceitar que Jesus é o arcanjo Miguel, esta na Sua manifestação em forma de arcanjo para auxiliar o Seu povo. Esse preconceito não deveria existir, pois há registros na Bíblia que demonstram Jesus assumindo, também, a forma de um anjo (categoria angelical abaixo de um arcanjo). E uma dessas ocasiões foi relatada pelo profeta Zacarias, que em visão, acompanhou o Anjo do Senhor defendendo o "sumo sacerdote Josué" das investidas de Satanás:
"Depois disso Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do Anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo. O Anjo do Senhor disse a Satanás: 'O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo?' Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava em pé diante do Anjo. O Anjo disse aos que estavam diante dele: 'Tirem as roupas impuras dele'. Depois disse a Josué: 'Veja, Eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você'." (Zacarias 3:1-4 NVI).
O Anjo do Senhor ao dizer: "Eu tirei de você o seu pecado", não estava referindo-Se meramente às roupas que Josué usava naquele momento, porque, independente dEle ter dito: "Tirem as roupas impuras dele", Josué iria obrigatoriamente fazer essa mudança de vestimentas para exercer a sua função sacerdotal (Êxodo 28:41-43; Levítico 16:23-24). E um simples anjo não possui autoridade para eliminar pecado.

O apóstolo João apresenta também uma descrição singular de um Anjo: "Então vi outro Anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de Sua cabeça. Sua face era como o Sol, e Suas pernas eram como colunas de fogo. (...) e deu um alto brado, como o rugido de um leão. (...)" (Apocalipse 10:1-3 NVI). Destes versos destacam-se as seguintes características:

1). Este Anjo foi visto descendo do Céu envolto por uma nuvem. E as aparições de Jesus são comumente descrita nela(s):
"(...) quando notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como filho de homem. (...)" (Daniel 7:13 BJ).
"Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que O traspassaram. (...)" (Apocalipse 1:7 NVI).
"Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, Alguém semelhante a um filho de homem. (...)" (Apocalipse 14:14 NVI).
"(...) seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. (...)" (I Tessalonicenses 4:17 NVI).
2). O rosto desse Anjo brilhava como o Sol, e sobre Sua cabeça existia um arco-íris. E estas descrições estão vinculadas a Jesus:
"(...) Sua face era como o Sol, quando brilha com todo seu esplendor." (Apocalipse 1:16 BJ).
"(...) Sua face brilhou como o Sol, e Suas roupas se tornaram brancas como a luz." (Mateus 17:2 NVI).
"(...) vi uma luz do céu, mais resplandecente que o Sol (...). Então perguntei: Quem és tu, senhor? Respondeu o Senhor: 'Sou Jesus, a quem você está perseguindo'." (Atos 26:13-15 NVI).
"(...) um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda." (Apocalipse 4:2-3 BJ cf. Apocalipse 4:9-11, Marcos 14:62).
"Acima da abóbada sobre as suas cabeças havia o que parecia um trono de safira e, bem no alto, sobre o trono, havia uma figura que parecia um homem. (...) Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao Seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. (...)" (Ezequiel 1:26-28 NVI).
3). Os pés e pernas desse Anjo era como "colunas de fogo", característica atribuída a Jesus:
"Os pés tinham o aspecto do bronze quando está incandescente no forno (...)" (Apocalipse 1:15 BJ cf. Ezequiel 1:27).
"(...) Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente." (Apocalipse 2:18 NVI).
4). Outra peculiaridade deste Anjo é a Sua voz, que foi comparada a de um leão. E esta qualidade pertence a Jesus:
"Eles seguirão o Senhor; Ele rugirá como leão. Quando Ele rugir, os Seus filhos virão tremendo desde o ocidente." (Oséias 11:10 NVI cf. Oséias 5:14).
"(...) 'Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos'." (Apocalipse 5:5 NVI).
O Anjo citado em Apocalipse 10:1, seguindo um costume característico da antiguidade, levantou solenemente a mão direita para o céu e "jurou por Aquele que vive para todo o sempre".2 Este juramento é o principal ponto de objeção à interpretação de que este Anjo seja Jesus. No entretanto, Ele jurou por Si mesmo à semelhança desta ocasião: "Quando Deus fez a Sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por Si mesmo." (Hebreus 6:13 NVI). Além disso o próprio Jesus afirmou que Ele sempre existiu e viverá para sempre (Apocalipse 1:17-18; Apocalipse 22:13 cf. João 1:1-3). Este juramento auxilia, também, a compreender a repreensão feita em Zacarias 3:2 e Judas 1:9.

Comandante do exército celestial
Outro acontecimento que demonstra não haver qualquer complicação para Jesus adotar a aparência de um ser angelical é o fato dEle ter assumido a forma de um homem (que está numa categoria inferior a de um anjo), e ter apresentado-Se como o "príncipe do exército do Senhor" (príncipe das hostes angelicais do Céu) e posteriormente ter aceitado a adoração de Josué:
"Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um Homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dEle e perguntou-Lhe: 'Você é por nós, ou por nossos inimigos?' 'Nem uma coisa nem outra', respondeu Ele. 'Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor.' Então Josué prostrou-se com o rosto em terra, em sinal de respeito, e Lhe perguntou: 'Que mensagem o meu Senhor tem para o seu servo?' O comandante do exército do Senhor respondeu: 'Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo'. E Josué as tirou." (Josué 5:13-15 NVI).
A palavra "respeito"(c) (verso 14), provém do hebraico "shachah", e significa: inclinar em veneração; curvar em reverência. Essa adoração de Josué violaria diretamente a lei (Êxodo 20:3) se esse "Homem" fosse uma criatura de Deus (cf. Mateus 4:10; Hebreus 1:6; Apocalipse 22:8-9). Josué ao ser orientado a retirar as suas sandálias, porque o lugar tinha tornado-se santo, repetiu o mesmo ato de Moisés diante da "sarça ardente", na qual Deus havia Se manifestado; e essas coisas não ocorrem com nenhum outro ser celestial (Êxodo 3:2-6; Atos 7:30-33).

Considerações Finais
Após a leitura comparativa das referências bíblicas expostas neste estudo, chega-se a conclusão que o arcanjo Miguel não é um anjo que fora designado dentre as "miríades de miríades" existentes para liderar o exército celestial de Deus contra Satanás. Mas, certamente, Miguel é o próprio Jesus Cristo que, a frente dos Seus anjos luta em favor do governo de Deus e de Seu povo. A atuação de Jesus na forma de um arcanjo, não contradiz ou desmerece qualquer feito dEle como salvador e redentor da humanidade; não O desqualifica como o Cordeiro de Deus.

Jesus possui diversos títulos e nomes, tais como: Pai da Eternidade, Conselheiro, Príncipe da Paz (Isaías 9:6); Emanuel (Mateus 1:23); Filho do Homem (Marcos 14:62); Verbo (João 1:1-3); Cordeiro de Deus (João 1:29); Rabi (João 1:38); Messias (João 1:41-42); Filho de Deus (Hebreus 4:14). E na nova Terra, Ele terá um "novo nome" (Apocalipse 3:12).


a. Acesse: A Hora do Juízo
b. Não é uma luta bélica, mas uma luta ideológica. Nessa guerra os princípios de vida ensinados por Deus (Apocalipse 14:12), e aqueles contrários à eles (promovidos por Satanás, Apocalipse 12:17), estão em intenso conflito. Ambos os lados estão sob constante ataque e defesa (Efésios 6:11-18; II Coríntios 10:2-5; Apocalipse 12:7).
c. Outras traduções bíblicas utilizam o verbo "adorar", tais como: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada (1999); Bíblia de Jerusalém (1985); Reina Valera (1960); e, Sagradas Escrituras (1569).
1. Ellen Gould White, Manuscrito 69, 1912. In: Manuscript Releases, vol. 10, p. 159-160.
2. Gênesis 14:22-23; Deuteronômio 32:40; Ezequiel 20:15; Apocalipse 10:6.