11 de setembro de 2013

SEGUINDO O EXEMPLO DE JESUS

1-    Que maneira de viver cristão nos foi apresentado por Jesus?
“Aquele que diz que está n´Ele, também deve andar como Ele andou.” 1ª João 2:6. – “Deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” 1ª Pedro 2:21.

2-    As pisadas que Jesus nos apontou para seguirmos, a onde nos conduzem?
“Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor João 15:10 – “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos. “ 1ª João 5:3.

3-    O caminho é hoje o mesmo que o caminho seguindo por Jesus quando andava na Judeia?
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8.

4-    Sendo hoje o mesmo caminho que foi seguido por Jesus, porque razão é tão diferente?

TESTEMUNHOS CATÓLICOS ROMANOS:
“A Igreja Católica, mil anos de existirem protestantes, em virtude da sua divina missão, mudou o dia de sábado para o domingo.” Catholic Mirror (O Espelho Católico) 23 de Setembro de 1893.

Catecismo Doutrinal, do Reverendo Sstephen Keenan, p. 174:
“Pergunta: Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festas por preceito?
Resposta: Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito o que fez e em que concordam todas as religiões modernas – não poderia ter substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.”

The Convert´s Cathecism of Catholic doctrine (Catecismo da Doutrina Católica para os Conversos), pelo padre  Peter Geierman, C.ss.R. p. 50, segunda edição 1910, obra que recebeu a “bênçãos apostólica” do papa Pio X, em Janeiro de 1910:
Pergunta: Qual o dia de descanso?
Resposta: O dia de descanso é o sábado.
Pergunta: Porque observamos o domingo em vez do sábado?
Resposta: Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A.D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo.”

TESTEMUNHOS DE FONTES PROTESTANTES:
Dr. Lyman Abbot, em Christian Union, 26 de Junho de 1890: “A noção corrente de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.”
Bispo Seymour, da Igreja Episcopal, em Why We Keep Sunday (Porque Guardamos o domingo): “Fizemos a mudança do sétimo dia para o primeiro, do sábado para o domingo, por autorização da santa igreja, católica, apostólica de Cristo.”
Sir William  domville, em Examinaton of Six Texts (Exame dos seis Textos), p. 291: “Séculos da era cristã passara-se antes que o domingo fosse (geralmente) observado pela igreja cristã em lugar do sábado. A História não nos fornece uma única prova ou indicação de que fosse (oficialmente) observado antes do édito dominical de Constantino, em 321 da nossa era.”
Dwight (presbiteriano), em Theology Explained and Defended (Teologia Explicada e Defendida), Vol. IV, p. 40: “O Sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela igreja primitiva chamado o sábado.”
Fowler (Congregacional), em Mode and subjects of Batism (Maneiras e Assuntos do Baptismo): “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.”
Reverendo Amos Binney (metodista), em Theological  Compend (Compendio Teológico), ps. 180,181: “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil… Tão pouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” ~

5-    Que influencia, tanto a Bíblia como a História mostram terem estado em operação na igreja imediatamente após os dias Apostólicos?
“Dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Actos 20:30.

6-    Que disse Cristo do culto baseado em preceitos de homens?
“Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9

7-    Que disse Jesus seria feito com toda a plana que Deus não plantasse?
“Toda a planta, que Meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” Mateus 15:13.


Conclusão: Há muitas pessoas que dizem: “Já encontrei as coisas assim quando cá cheguei.” “Os meus pais e avós já seguiam este caminho.” Estas são questões pertinentes, há uma, mais pertinente ainda: E se eles estão enganados no caminho? Na verdade, só há um roteiro; A Bíblia. Deixámos alguns estudos, desafiamos a que aprofunde, mais e mais, torne-se um mineiro/a e entre na mina “Bíblia” e descubra o Tesouro celeste. Ao fazer isto, rogue ao Espírito Santo e Ele guia. Deus o/a abençoe.

José Carlos Costa, pastor