20 de dezembro de 2011

QUANDO CRISTO É O PRIMEIRO EM TUDO

Mateus 6:33

I. INTRODUÇÃO
A. A maior parte dos seres humanos estamos trabalhando com muito afã pela comida que perece (João 6:27).
Pela água a qual voltaremos a ter sede (João 4:13).

B. A maioria das pessoas gastam seu dinheiro naquilo que não é pão, e seu tra¬ba-lho no que é insaciável (Isa. 55:2).

C. Com muita frequência fazemos das coisas materiais o principal propósito de nossa vida. Temos nos tornado existencialistas, materialistas ou humanistas materialistas.

D. Se tiver a vã esperança de que Deus será indulgente conosco e que ao final de nossa existência, depois de havermos vivido só para as coisas materiais, Deus acrescentará a vida eterna em troca de uma pequena fé e confiança desenvolvidos para com Ele.

E. Cristo quer que demos importância ao que deve ser importante, e urgência ao que deve ser urgente. Estas prioridades foram estabelecidas por Deus para o nosso próprio benefício.

II. AS VERDADEIRAS PRIORIDADES SE INICIAM COM A EXPERIÊNCIA DA CERTEZA DA REDENÇÃO.
A. A compreensão obtida pelo Espírito Santo acerca do que é dádiva maior, e os resultados das dádivas menores, ajudam-nos a estabelecer a ordem de prioridades.
1. A salvação em Cristo é a dádiva maior com valor eterno (João 3:16).
2. As dádivas menores são as que pertencem à luta pela existência; as de valor temporário, os afãs pelo alimento, pela roupa, ganho de dinheiro (Mateus 6:31, 32, 34).

B. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino...” - (Mateus 6:33).
Cristo estabeleceu a primeira prioridade, porém, esta vem como resultado de uma experiência pessoal a do novo nascimento.
1. O que é o reino de Cristo? (Mateus 3:2).
Cristo explicou dizendo que Ele era o rei diante de Pilatos (João 18:33-37).
Cristo explicou também que este reino não virá com advertência ou anun-cio, mas que seria uma realidade no coração dos que crescem n´Ele e cheguem a ser Seus filhos (João 18:36; Lucas 17:20, 21).

2. O reino de Cristo tem duas etapas para cumprir.
a) A Primeira Etapa é visível. Este é o reino da graça - Seu reino espiritual. O trabalho silencioso, como o do vento, é como o Espírito Santo atua na vida da pessoa - (João 3:6-8).
b) A Segunda Etapa é o estabelecimento do reino da glória. Esta ocorrerá quando Cristo vier pela segunda vez (Lucas 17:24). A segunda etapa deste reino não tem valor sem a primeira para cada um de nós.

C. O REINO DA GRAÇA. INSTALA CRISTO NO CORAÇÃO DO CRENTE.
1. Dá-nos a oportunidade de ser cidadãos do reino que Cristo estabeleceu com Sua vida, morte e ressurreição (Lucas 17:25). A condição para ter direito a esta cidadania deste novo reino é:
a) Arrependimento genuíno e conversão a Cristo (João 3:3-5).
b) Os princípios deste governo se encontram no Sermão do Monte, outros discursos de Cristo e toda Sua Palavra escrita.

2. Para descobrir este reino temos que descobri-lo primeiro dentro do coração de cada um. A graça de Deus está presente dentro do coração humano.

3. Como se efetua este milagre do estabelecimento do reino da graça em nossas vidas?
“Quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” - (João 3:3úp).
a) “Nascidos do Espírito” - (João 3:5úp. - João 16:8, 9).
É o trabalho poderoso, maravilhoso do Espírito Santo convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo.
a.1 O Espírito Santo convence o crente profundamente de sua natureza pecadora e seus atos pecaminosos. Mostra-lhe a sua enorme culpabilidade, põe em evidência sua situação real diante de Deus (João 16:8) e assim produz um verdadeiro ARREPENDIMENTO.
“Um influência que eles desconhecem está trabalhando em sua mente, despertando sua consciência, levando sua vida exterior a se emendar. E quando Cristo os atrai, levando-os a olhar para Sua cruz, para contemplar
Aquele que morreu pelos pecados deles, o mandamento é despertado na consciência. Aparece diante de seus olhos sua peca-minosidade, o pecado que se acha arraigado em sua vida. Começam a compreender a justiça de Cristo e reconhecem: ‘Afinal, o que é o pecado, para que tão grande sacrifício fosse exigido para salvar a sua vítima? Acaso foi preciso todo esse amor, todo esse sofrimento, toda essa humilhação para que não perecêssemos, mas tivéssemos a vida eterna?’” - (Paz na Tempestade, pág. 7).
a.2 O Espírito convence da justiça de Cristo (João 16.8, 9). O Espírito Santo abre o entendimento para compreender o amor que Cristo manifestou por cada um de nós.
“Um raio da glória divina, um vislumbre da pureza de Cristo que penetre em nós, tornará visível toda a mancha de pecado, revelando claramente o defeito do caráter humano. Torna evidentes os desejos profanos, a infidelidade do coração, a impureza da linguagem. Os atos de deslealdade do pecador, desrespeitando a lei de Deus, são colocados bem claros a sua frente e ele se sente abatido quando se vê diante da influência observadora do Espírito de Deus. O pecador fica aborrecido com ele mesmo ao contemplar o puro e perfeito caráter de Cristo” - (Idem).
a.3 Assim se produz a verdadeira confissão dos pecados (João 1:9). Seu sangue (pela fé) limpa-nos de todo pecado.

b) A pessoa recebe o PERDÃO (Sal. 32:5).
A pessoa se ENTREGA a Cristo. Cristo cobre-o com seu MANTO DE JUSTIÇA. Dá-lhe um novo coração e PÕE SEU ESPÍRITO DENTRO DA PESSOA. (Ezequiel 36: 26, 27).

A presença de Cristo é uma realidade dentro da pessoa. Quem go¬ver-na a vida agora é Cristo (Gál. 2:20). O crente aceita a expiação proporcionada pela morte de Cristo na cruz. O crente está “morto” para algumas coisas da vida passada, mas está vivo para Deus. Agora Jesus é a fonte da vida. Cristo vive na vida do crente - Cristo vivendo em você a mesma vida perfeita que Ele viveu na terra. A justiça de Cristo chega a ser uma realidade em nossa vida.

III. CRISTO EM TUDO, AGORA, O PRIMEIRO

A. Filipenses 1:21. O viver diário do cristão é Cristo. A existência está ligada a Cristo.

B. Os pensamentos estão absortos nEle.

C. Nossos planos, nossas esperanças, nossas aspirações se centralizam em Cristo - (2Cor.
10:5). Tudo está sob o domínio de Cristo.

D. Agora o crente reconhece a Cristo como a Fonte de todo poder. Em Cristo há fortaleza para cumprir o dever. Poder para resistir a tentação, fortaleza para suportar a aflição, paciência diária. Valor para livrar muitas batalhas, energia para render a Cristo um serviço consagrado, generosidade amorosa e voluntária para fazer tudo por Cristo e para Cristo.

IV. CONCLUSÃO
A. Aqueles que no passado colocaram seus corações, seu tempo em:

1. Os afãs desta vida.

2. Os planos, satisfações do apetite e do prazer.

3. As coisas materiais.

B. Todos eles pereceram. Ali está o caso de:

1. Como nos dias de Noé. Eles só dedicaram às satisfações do apetite - (Lucas 17:26).

a) Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, e o dilúvio os levou. Para eles estas coisas ocupavam o primeiro lugar.

2. Como nos dias de Ló - (Lucas 17: 28, 29).

a) Comiam, bebiam compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Viviam para satisfazer o apetite e as coisas materiais.

b) Mas, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

3. Quando Cristo vier encontrará a muitos:

a) Satisfazendo os apetites e vivendo só para o que é material (Lucas 17:30).

b) Bem-aventurados serão aqueles os quais Cristo os encontrar primeiro, vivendo para Seu Senhor, vivendo com Cristo e para Cristo. Não cabe nenhuma dúvida que Ele os ajudará a velar pelas coisas materiais, mas que estas coisas ocupem seu lugar apropriado e não o primeiro lugar em suas vidas.

C. Quando Cristo redime, restaura a uma pessoa, Ele ocupará hoje e sempre o primeiro lugar em todos os aspectos da vida.