22 de fevereiro de 2011

A LEI DE DEUS

“Os preceitos do Senhor são mais desejáveis do que o ouro.”
Salmo 19:10
Os textos legislativos do Antigo Testamento estão contidos no Pentateuco. Desde Spinoza até aos nossos dias, os críticos bíblicos não pararam de lançar ataques contra este antigo documento. Acusado de ser uma simples compilação de fragmentos diversos, de inspiração, de origem e de conteúdos contraditórios, redigido na sua forma actual muitos séculos depois de Moisés, o Pentateuco tem sobrevindo a todos os seus críticos. Hoje começa a surgir uma atitude científica mais serena e favorável, apoiada pelas descobertas arqueológicas e históricas. W. Albright escreve: “O conteúdo do Pentateuco é, em geral muito anterior à data da sua redacção final. As novas descobertas não pararam de confirmar a exactidão histórica e a antiguidade literária de cada detalhe. Mesmo onde seria lógico supor a existência de acrescentos posteriores ao núcleo primitivo da tradição mosaica, estes reflectem o desenvolvimento normal da instituição e de práticas antigas, ou o esforço de escribas posteriores para salvaguardar ao máximo as tradições procedentes de Moisés. Negar hoje o carácter mosaico do Pentateuco é fazer prova de preconceitos.” W.F. Albright, Archaeology and the Religion of Israel, 5ª ed., Doubleday anchor Bool, 1969, p. 229.
1. Ao tirar Deus o Seu povo do Egito, como tornou Ele a publicar a Sua lei?
Rª: “Então o Senhor vos falou do meio do fogo: a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou ele o seu concerto, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.”Deut. 4:12,13 (ver Neem. 9:13,14).
Nota Explicativa: O povo não ouvia, Deus chama Moisés à parte mais alta do Monte, aí Deus falou, literalmente o “som”, neste caso as palavras de Deus (Êxodo 19:19; 24:16). “Então vos anunciou Ele o seu concerto”, ou “pacto” que se pode aplicar a qualquer acordo ou contrato. É provável que provenha do verbo hebreu “atar”, “ligar”. Usa-se com respeito a aliança e votos matrimoniais (Mal. 2:14). “os dez mandamentos”, literalmente, “as dez palavras”. Que foram escritas mais tarde pelo próprio dedo de Deus (Êxodo 24:12; 34:28;2:14).
2. Onde estão registados os Dez Mandamentos?
Rª: Êxodo 20:2-17.
3. Quanto abrangem os Dez Mandamentos?
Rª: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem.” Ecles. 12:13.
Nota Explicativa: “porque este é o dever de todo o homem”. O pronome este refere-se à declaração precedente: “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos”. A mesma construção hebraica implica “todo o homem” (3:13; 5:19). Salomão pensa que o propósito supremo da vida é reconhecer a Deus e os Seus sábios requerimentos. Paulo declara o mesmo em Actos 17:24-31; Rom. 1:20-23; cf. Tiago 2:10-12.
O dever, o destino, do homem é obedecer a Deus, e a cumprir é nisto que encontrará a felicidade suprema. Qualquer que seja a sua sorte – a adversidade ou prosperidade -, deverá ter sempre presente o dever de obedecer ao Criador.
4. Que inspirada menção honrosa é feita à Lei de Deus?
Rª: “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são rectos e alegram o coração: o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos.”Salmo 19:7,8.
Nota Explicativa: A partir deste versículo (v.7), David alheia-se da contemplação da natureza, cuja grandeza revela a permanência, o propósito da glória de Deus, para reflectir acerca da mais clara revelação de Deus; a Lei. Se bem que as manifestações da glória de Deus nos céus são maravilhosas, e o esplendor do sol, da lua e das estrelas é magnífico, mais formoso ainda é o reflexo do Seu carácter revelado na Lei de Deus.
A partir deste versículo introduz uma mudança de métrica nos versos hebraicos, os quais são mais longos que os vs. 1-6; e como ocorre em Lamentações, cada é apresentado em duas partes, a primeira mais comprida que a segunda, assim como na musica a um longo crescendo segue um menor, mais curto e mais rápido. É difícil de perceber-se na tradução, vamos dar um exemplo: “ A Lei de Jeová” (longo), “que converte a alma” (curto). “O testemunho de Jeová é fiel” (longo), “que torna sábio ao simples” (curto). Em hebraico isto causa uma impressão de pressa que quase deixa sem força, que só se detém quando o poema proclama o gozo a doçura da lei e anuncia o facto de que a obediência traz consigo “grande galardão” (v. 11).
5. Que expôs Cristo como sendo uma condição para entrar na vida?
Rª: “SE queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17.
Nota Explicativa: “os mandamentos” (gr, entolê), “preceito”, “ordem”, “comissão”, “ordem” (ver Salmo 19:8). Os mandamentos são os requerimentos específicos e individuais que a lei (gr, nomos) ordena aos homens. É a vontade de Deus que o homem reflicta o carácter divino, e esse carácter pode resumir-se na palavra “amor” (1ª João 4:7-12). Ao reflectir, ou seja o amor de Deus, amá-lo-emos sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós próprios (ver Mat. 22:37,39). Se perguntarmos como podemos expressar o nosso amor a Deus e ao nosso próximo, encontraremos a resposta dada por Deus nos Dez Mandamentos (Ex. 20:3-17), os quais foram explicados e exaltados por Cristo (ver Is. 42:21) no Sermão do Monte (Mat. 5:17-48). Todas as leis civis de Moisés no Antigo Testamento, explicam os requisitos divinos expostos nos Dez Mandamentos e ao aplica aos problemas práticos do viver diário. O jovem rico professava amar a Deus, mas, segundo Jesus, a verdadeira prova desse amor deve encontrar-se na forma como se trata o próximo (1ª João 4:20). “Se me amais – disse Jesus – guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Ou seja, se o jovem rico amasse verdadeiramente a Jesus, teria imensa alegria dar tudo o que tinha em troca de andar com o que tinha tudo.
6. Qual é a natureza da Lei de Deus?
Rª: “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14.
Conclusão (temos que continuar este assunto): O principal propósito de Paulo nesta passagem é mostrar a relação que existe entre a Lei, o Evangelho e a pessoa que, movida pela convicção, luta de forma persistente contra o pecado no sentido de se preparar para a salvação. A mensagem de Paulo é: a lei pode servir para intensificar a luta, só o Evangelho de Jesus Cristo pode proporcionar a vitória e o alívio. A intensidade da luta o momento do seu começo variam em cada individuo que, mediante a lei, tem consciência do pecado. É evidente que cada cristão pode reconhecer por experiencia pessoal que continua uma luta intensa desde a conversão e de ter renascido. A vida do apostolo Paulo era “um constante conflito consigo próprio…a sua vontade e os seus desejos estavam em constante conflito com o seu desejo e com a vontade de Deus” (Ministério de Curación, p. 358).