18 de agosto de 2010

A ACEITAÇÃO DA PARTE DE DEUS

1. Será que temos méritos pessoais que nos permitam ir a Deus? Não! Todos somos pecadores. Há no entanto Um intermediário. Quem é?
Rª: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais... em Cristo; como também nos elegeu nele... para o louvor da glória da Sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.” Efésios 1:3-6
Nota: Ao lermos este texto bíblico percebemos que Jesus é o meio para ir ao Pai. O próprio Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por MIM.” (João 14:6). Agora vamos dar realce às palavras do apóstolo Paulo: “nos elegeu nele”. Estas palavras têm sido usadas em diferentes ocasiões como uma evidência a favor da doutrina de que alguns são eleitos para a salvação e outros para a perdição, sem que nada possam fazer para alterar o resultado final.
É verdade que esta citação bíblica se refere à predestinação ou designação de alguns para serem adotados como filhos de Deus; mas nada diz sobre os eleitos para perdição. Também diz “nos” aos eleitos, ou seja, os cristãos que pela fé aceitam o Senhor Jesus Cristo; quando se traçou o plano de salvação antes da fundação do mundo, decidiu-se que os que aceitassem as condições deste plano, cujo Autor é Deus. O desejo de Deus era e continua a ser que todos sejam salvos (1ª Tim. 2:4; 2ª Ped. 3:9).
2. Então que grande bênção resulta da aceitação de Jesus Cristo como nosso Único Intermediário e Filho de Deus?
Rª: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:29-31
“Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.” 1ª João 5:13.
Nota: A base primária de toda a fé é a nossa aceitação da Palavra de Deus – os ensinos que o próprio Deus inspirou. Receber e crer isto é o primeiro elemento para a salvação – o primeiro sinal de aceitação. A sintaxe grega (1ª João 5:13) coloca a frase “a vós que credes” no sentido da convicção plena.
3. O que terá levado o apóstolo João a dar o seu testemunho sobre o amor e desígnio de Deus ao o Seu Filho?
Rª: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.” 1ª João 5:10.
Nota: “Quem crê”. Ou seja, o que crê continuamente, o que tem uma convicção transitória e vacilante não pode exigir o cumprimento desta promessa. Mais adiante diz “quem a Deus não crê”, seria de esperar que João dissesse: “O que não crê no Filho de Deus”, mas o apóstolo vai ao fundo da questão, ele sabe que o não aceitar o testemunho do Pai acerca do Seu Filho equivale a não acreditar, não confiar no próprio Pai. É tratar Deus como se fosse um mentiroso. Isto é muito grave!
Nota 2: Deixe-me ir mais longe, não se devem confundir fé e sentimento. A fé, compete-nos a nós exercer, na Palavra de Deus, apesar dos nossos sentimentos, e muitas vezes mesmo em oposição a esses sentimentos. Muitos deixam de aceitar o perdão e a certeza da aceitação do Céu, porque não tomam a Deus a sério e fazem o mesmo à Sua Palavra, deixam-se levar pelas suas disposições inconstantes e sentimentos varáveis. A fé precede sempre os jubilosos sentimentos que são o resultado natural da certeza do perdão e da aceitação. Esta ordem nunca se inverte.
4. A pergunta que está no seu coração deve ser a seguinte. Então como ter uma fé firme?
Rª: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” Romanos 10:17.
Nota: Que linda resposta que nos é dada pela Bíblia! “ouvir” e ler acrescento eu. Ouvir o que a Palavra de Deus diz acerca de Cristo, esta é a origem da verdadeira fé. A fé genuína não é uma confiança cega que se deve ter quando falta a evidência adequada. Fé é a nossa convicção nas coisas que não se podem ver (Hebreus 11:1), e esta convicção deve estar fundada no conhecimento, num conhecimento baseado na Palavra de Deus, na mensagem que se refere a Jesus Cristo. Como meio para desenvolver a fé transformadora e permanente, não há substituto ao estudo regular e fervoroso da Sagrada Escritura.
5. Então, quando podemos encontrar aceitação da parte de Deus mediante Jesus Cristo?
Rª: “ (porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)” 2ª Coríntios 6:2.
6. A Quem pois, devemos tributar glória e honra?
Rª: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém” Apocalipse 1:5,6.
7. Que linda é a promessa e segurança que encontram os crentes?
Rª: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7
Conclusão: O pessimista diz: “Se eu tentar, posso falhar.” O optimista diz: “Se eu tentar, posso vencer.” Seja um otimista, seja um/a vencedor/a em Cristo. Amem!