7 de junho de 2010

CRIAÇÃO E REDENÇÃO

1. O que é revelado, concernente a Deus, no primeiro versículo das Escrituras?
R. “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Génesis 1:1
Este texto afirma que Deus é antes de tudo o que existe e que é, de forma concludente, a única causa de tudo o mais. Este versículo é o fundamento de todo o pensamento correcto no que diz respeito ao mundo material. Aqui é realçada a verdade de que, ao criar o mundo, Deus não recorreu a matéria preexistente.
2. Que contraste entre o verdadeiro Deus e os falsos deuses é traçada nas Escrituras?
R. “Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra, esses perecerão da terra e de debaixo dos céus. Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. Quando ele faz soar a sua voz, logo há tumulto de águas nos céus, e ele faz subir das extremidades da terra os vapores; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento. Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento; da sua imagem esculpida envergonha-se todo fundidor; pois as suas imagens fundidas são falsas, e nelas não há fôlego. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação virão a perecer. Não é semelhante a estes Aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que forma todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança. Senhor dos exércitos é o seu nome.” Jeremias 10:11-16 (cf. Jer. 14:22; Actos 17:22-29; Apoc. 14:6-10)
3. Por intermédio de Quem criou Deus todas as coisas?“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3
A íntima relação de Cristo e o Pai na obra da criação apresenta-se repetidamente no Novo Testamento (Rom. 11:36; 1ª Cor. 8:6; Col. 1:16,17; Heb. 1:1-2; cf. Apoc. 3:14). Aqui João apresenta a Cristo como o Criador de todas as coisas, assim em João 1:14 é realçado como o instrumento da misericórdia divina e da graça para a restauração ou a nova criação de todas as coisas. Na eternidade – antes da criação – o Verbo não foi uma entidade passiva e inactiva, mas esteve em intima actividade com o Pai do desenvolvimento de “todas as coisas”.
4. Por meio de Quem foi efectuada a redenção?
R. “Mas Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:8,9.
Em Colossenses 1:16-18 – lemos que “Ele foram feitas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis...” e é apresentado como “a Cabeça do Corpo, da Igreja, Ele que é Principio , o Primogénito dentre os mortos, para que Ele em todas as coisas viesse a ter o primado.”O versículo 16 não deixa nenhuma margem a dúvidas, por “Ele foram feitas...” corresponde literalmente com o texto grego (hóti en auto), destaca que Cristo é o centro, a fonte, a esfera em que se originou a criação. (v. 18 autós estin), Ele é. Jesus é apresentado aos crentes não só como o que tem a primazia e a precedência no tempo, mas também como superior em poder e prestigio. Como Ele é antes de todas as coisas, não pode ser uma emanação ou uma forma de criação inferior ou subsidiária. A declaração de Paulo faz frente aos argumentos dos falsos mestres de Colossos, bem como aos de hoje.
5. Que texto da Escritura mostra que o Criador é também o Redentor?
R. “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” Isaias 43:1. (cf. Isaías 40:28,29).
6. Aquele que criou todas as coisas, tem Ele ainda para fazer obra criadora?
R. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.” Salmo 51:10.
7. Que pode fazer Ele pelos crentes?“Ora, Àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 24,25.
8. Que texto das Escrituras assevera claramente ser o poder criador que transforma o crente?
R. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.
9. Porque é Deus digno de receber toda a glória e toda a honra?
R. “Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.”
Conclusão: A teoria da evolução, que repousa sobre pesquisas humanas em vez de o ser sobre a revelação, e que substitui um Criador pessoal por uma força impessoal, tenta enfraquecer o Evangelho.
A redenção é simplesmente a nova criação, e o Criador é o Redentor. O Chefe da criação original é o Chefe da nova criação. A criação original foi efectuada por intermédio de Cristo, pelo poder da Palavra; a nova criação, ou redenção, é operada precisamente da mesma maneira. A teoria da evolução no tocante à criação implica inevitavelmente uma teoria evolucionista do evangelho, relegando a verdade concernente ao pecado, ao sacrifício expiatório de Cristo, à necessidade de tornarmo-nos novas criaturas pela fé no poder salvador de Cristo.