23 de fevereiro de 2013

A Pureza de Coração – 1


1.      Que disse Cristo quanto aos puros de coração?
Rª: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8.
2.      Que declarou Ele ser violação do sétimo mandamento?
Rª: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27,28.

3.      Que exortação fez Paulo a Timóteo?

Rª: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” 1ª Tim. 5:22.

4.      Para quem são puras todas as coisas?

Rª: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” Tito 1:15.

5.      Que nobre exemplo deu José, quando tentado ao pecado?

Rª: “Como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus.” Gén. 39:9.

6.      Contra que é advertido o povo de Deus?

Rª: “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.” Efésios 5:3,4.

7.      Que inexorável lei é estabelecida nas Escrituras?
Rª:  “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gálatas 6:7,8.

Nota: “A virtude, dos teus olhos põe diante; impossível que do mal bem se levante.” Thomson.

8.      Como devemos cuidar da nossa linguagem?

Rª: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. “Efésios 4:29.

9.      Que texto escrituristico mostra que a impureza foi um dos principais pecados que produziram o dilúvio?

Rª: “E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram… E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.” Génesis 6:1-11.

Nota: ver o carácter dos habitantes de Sodoma (Gén. 13.3).

10.  O que Jesus Cristo que seria a condição do mundo por ocasião do Seu segundo advento?

Rª: “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem… Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló …assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.” Lucas 17: 26-30.

11.  Quais são os pensamentos apropriados para ocupar a mente?

Rª: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8.


José Carlos Costa, pastor