1-
Qual
é, da parte de Deus, a base da justificação?
“Para que, sendo justificados pela Sua
graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tiago 3:7
2-
Qual
é o meio por que essa graça justificadora se torna proveitosa ao pecador?
“Logo muito mais agora, sendo
justificados pelo Seu (de Cristo) sangue, seremos por Ele salvos da ira.”
Romanos 5:9
3-
De
que maneira nos apossamos da justificação?
“Concluímos pois que o homem é
justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:28
4-
Qual
é o único meio através do qual os pecadores podem ser justificados, ou tornados
justos?
“Sabendo que o homem não é justificado
pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo , temos também crido em Jesus Cristo , para
sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto
pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gálatas 2:16
5-
Que
exemplo positivo torna claro o sentido dessa doutrina?
“Então o levou fora, disse: Olha agora
para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será
a tua semente. E creu ele (Abraão) no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça.”
Génesis 15:5,6
6-
Como
é definida a justiça assim alcançada?
“E seja achado n´Ele, não tendo a
minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a
justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:9
7-
Sobre
que base é garantida a justificação?
“E não foi assim o dom como a ofensa,
por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para a justificação.”
Romanos 5:16
8-
Porque
motivo o que faz qualquer obra recebe a recompensa?
“Ora àquele que faz qualquer obra não
lhe é imputado o galardão segundo a graça mas segundo a dívida.” Romanos 4:4
9-
Sob
que condição é a fé imputada como justiça?
“Mas aquele que não pratica, mas crê
n´Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” Romanos
4:5
10- Como é que a graça, como base de
justificação, exclui a justiça pelas obras?
“E se isto é por graça já não é pelas
obras: de outra maneira, a graça já não é graça: se porém é pelas obras, já não
há mais graça: doutra maneira a obra já não é obra.” Romanos 11:6
11- De que maneira devem ser justificados
tanto os judeus como os gentios?
“É porventura Deus somente dos judeus?
E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se Deus é um só,
que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” Romanos
3:29,30
12- Que declaração testemunha da fé de
Abraão em Deus?
“E não duvidou da promessa de Deus por
incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando
certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.”
Romanos 4:20,21
13- Qual foi o resultado da fé de Abraão?
“Pelo que isso lhe foi também imputado
como justiça.” Romanos 4:22
14- Como podemos nós receber essa mesma
justiça imputada?
“Ora não só por cauda dele está
escrito, que lhe fosse tomado em conta, mas também por nós, a quem será tomado
em conta; os que cremos n´Aquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso
Senhor.” Romanos 4:23,24
15- Porque deve a fé que justifica ter
relação tanto com a morte como com a ressurreição de Cristo?
“O qual por nosso pecados foi
entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Romanos 4:25 – 1ª Coríntios
15:17-19.
16- Que é inseparável da experiência da
justificação pela fé?
“Seja-vos pois notório, varões irmãos,
que por Este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei
de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que
crê.” Actos 13:38,39
17- De que modo tornou Cristo possível
ser imputada a justiça ao crente?
“Porque, como pela obediência de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos foram
feitos justos.” Romanos 5:19
18- Que declaração do profeta Isaías aclara esta
grande verdade?
“Com o Seu conhecimento o Meu Servo, o
Justo, justificará a muitos: porque as iniquidades deles levará sobre Si.”
Isaías 53:11
19- O que habilita a Deus imputar a
justiça de Cristo, sem por isso, deixar de ser Justo?
“Para demonstração da Sua justiça
neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé
em Jesus.” Romanos
3:26
20- Com que nome com toda a justiça Cristo
é chamado?
“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em
que levantarei a David u Renovo justo; e, sendo Rei, reinará e prosperará, e
praticará o juízo e a justiça na Terra. Nos Seus dias Judá será salvo, e Israel
habitará seguro: e este será o Seu nome, com que O nomearão: O SENHOR JUSTIÇA
NOSSA.” Jeremias 23:5,6
21- Que bendita experiência se segue à
aceitação de Cristo como nossa justiça?
“Sendo pois justificados pela fé,
temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1
22- Deste modo, que se torna Jesus para o
crente?
“Porque Ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um; derribando a parede de separação que estava no meio.”
Efésios 2:14
23- Sobre que fundamento não há
possibilidade de justificação para o pecador?
“Por isso nenhuma carne será
justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento
do pecado.” Romanos 3:20
24- Como é testemunha desta verdade a
morte de Cristo?
“Não aniquilo a graça de Deus; porque,
se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21
25- Que se demonstra por qualquer
tentativa de justificação pela lei?
“Separados estais de Cristo, vós os
que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.” Gálatas 5:4
26- Porque deixou Israel de alcançar a
justiça?
“Mas Israel, que buscava a lei da
justiça, não chegou à lei da justiça. Porquê? Porque não foi pela fé, mas como
que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço.” Romanos 9:31,32
27- Que nos revela a lei?
“Pela lei vem o conhecimento do
pecado.” Romanos 3:20
28- Que testemunha da genuinidade da
justiça recebida pela fé, à parte das obras da lei?
“Mas agora se manifestou sem a lei a
justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Romanos 3:21
29- Anulamos a lei de Deus pela fé?
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De
maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
30- Que texto das Escrituras mostra que a
justiça que é recebida pela graça, por meio da fé, não deve ser desculpa para
continuar no pecado?
“Que diremos pois? Permaneceremos no
pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o
pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1,2
31- Exclui a fé as obras?
“Mas, ó homem vão, queres tu saber que
a fé sem as obras é morta?” Tiago 2:20
32- Qual é a prova da fé genuína, viva?
“Mostra-me a tua fé sem as tuas obras,
e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2:18
33- Quais são, então, as provas visíveis
da verdadeira justificação pela fé?
“Vede então que o homem é justificado
pelas obras, e não somente pela fé.” Tiago 2:22 – ver 2:22
34- Que grande permuta se operou no em
nosso favor em Cristo?
“Àquele que não conheceu pecado, O fez
pecado por nós; para que n´Ele fossemos feitos justiça de Deus.” 2ª Coríntios
5:21
Conclusão: Disse um líder do passado:
“Aprendei a conhecer a Cristo, e a Ele crucificado. Aprendei a cantar um novo
cântico – a desesperar das vossas próprias obras, e a clamar a Ele: Senhor
Jesus, Tu és a minha justiça, e eu o Teu pecado. Tomaste sobre Ti o que era
meu, e deste-me o que Te pertencia; o que não eras Te tornaste, a fim de que me
pudesse tornar aquilo que eu não era.” – História da Reforma, d´Aubigné, vol.2,
cap. 8.