29 de maio de 2012

Uma Vida em Plenitude

Imaginemos o horror que seria estar à deriva no oceano com tubarões na proximidade. Então, podemos sentir a gratidão por sermos resgatados. Um helicóptero sobrevoa, alguém desliza por uma corda e sentimos uma mão forte que nos arranca do Oceano e começamos a subir. A verdade é que todo o ser humano neste planeta está caído num oceano repleto de perigos. Nós precisamos urgentemente ser resgatados, não por um barco ou helicóptero, mas por nosso Pai Celestial.

1. Será que Deus está preocupado connosco?
“Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei” (Isaías 43:4). “com amor eterno te amei” (Jeremias 31:3).

R: O infinito amor de Deus por nós está muito além da nossa compreensão. Ele nos ama como se fossemos a única alma perdida no universo. Ele teria dado a Sua vida por si ou por mim mesmo se não
houvesse outro pecador para redimir. Tente nunca esquecer esta verdade. Você é precioso aos Seus olhos. Ele nos ama.

2. Como Deus demonstrou Seu amor por nós?
“Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: em que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9, 10).

R: Porque Ele nos amou tão profundamente, Ele estava disposto a ver o Seu único Filho sofrer e morrer para não ficar afastado de nós por toda a eternidade. Não somos capazes de compreender completamente este amor.

3. Como pode Ele amar alguém como eu?
“Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

R: Certamente não é porque eu tenha direito ou mereça. Nenhum de nós tem direito a qualquer coisa, excepto o salário do pecado, que é a morte (Romanos 6:23). Mas o amor de Deus é incondicional. Ele ama os ladrões, adúlteros e assassinos. Ele também ama os egoístas, os hipócritas, o blasfemador e profano. Mas, o mais grandioso de tudo é que Ele me ama! E porque Ele sabe que os meus pecados, só podem conduzir-me à miséria e à morte, Ele quer salvar-me de meus pecados. É por isso que Ele deixou Jesus morrer na cruz.

4. O que faz a morte de Jesus por mim?
“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos” (1 João 3:1). “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

R: Cristo morreu no meu lugar para satisfazer a pena de morte que pesava contra mim. Ele nasceu como um homem para poder sofrer o tipo de morte que eu mereço. Então, Ele ofereceu-se para me dar o crédito por aquilo que Ele fez. Por outras palavras, a Sua vida sem pecado é creditada na minha conta para que eu possa ser considerado como justo. A Sua morte é aceite por Deus como o pagamento integral de todos os meus erros do passado, e aceitando o que Ele fez, como um dom, Sou recebido na família do próprio Deus como Seu filho.

Reflitamos sobre estes fatos simples por um momento:

- Por causa dos meus pecados, estou condenado à morte.
- Eu não posso pagar a pena, sem perder a vida eterna, porque se morro por meus pecados, não me posso ressuscitar a mim mesmo. Eu ficaria morto para sempre.
- Eu tenho uma dívida a qual não posso pagar! Mas chega um amigo, chamado Jesus, e diz: “Eu vou pagar. Vou morrer no teu lugar e dou-te o crédito. E ficas livre da morte consequência dos teus pecados.”
- Devo aceitar a oferta! Simples, não é? Eu reconheço e aceito publicamente a Sua morte pelos meus pecados. No momento em que faço isso, eu torno-me um filho ou filha de Deus! Um filho pródigo.

5. O que devo fazer para passar da morte para a vida?

Basta admitir três coisas:

1. Eu sou um pecador. “Todos pecaram” (Romanos 3:23).
2. Estou condenado à morte. “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
3. Eu não posso salvar a mim mesmo. “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

E declarar crer nestas três coisas:

1. Ele morreu por mim. “Que ele … provasse a morte por todo homem.” (Hebreus 2:9).
2. Ele perdoa-me. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados” (1 João 1:9).
3. Ele salva-me. “Aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47).

R: Ao pedir, acreditar e aceitar o grande dom de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo passamos da morte para a vida.

6. O que devo fazer para receber esse dom da salvação?


“sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24). “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3:28).

R: A única coisa que posso fazer é aceitar como um puro dom. Meus atos de obediência não serão de nenhuma ajuda no processo de justificação. Todos os que pedem com fé a salvação irão recebê-la. O mais empedernido pecador será aceito sobre a mesma base que o mais correto dos homens. O passado não conta. Lembre-se, Deus ama a todos igualmente, e o perdão é para quem o pede. “Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9).

7. Ao unir-me à Sua família pela fé, que mudança Jesus efectua na minha vida?


“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Quando recebo a Cristo no meu coração Ele destrói a velha natureza pecaminosa e transforma-me numa nova criatura espiritual. A velha vida de pecado, torna-se repulsiva e indesejável. Alegremente começo a experimentar, pela primeira vez, uma gloriosa libertação da culpa e condenação. Eu começo a ver o quão vazia a minha vida era sem Cristo.

8. Será que esta vida transformada é realmente mais agradável que os prazeres da antiga vida?
Jesus disse: “Estas coisas vos tenho falado …para que a vossa alegria seja completa” (João 15:11). “Se pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres” (João 8:36). “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10).

R: Muitos sentem que a vida cristã não será feliz por causa das restrições e abnegação. Mas acontece o oposto. Quando se aceita o amor de Jesus, uma fantástica exuberância brota de dentro. Inacreditável paz e alegria permeiam a nossa vida. Não há comparação com a antiga vida de egoísmo e de fracasso. Como um sonho ruim, o passado doloroso desaparece, e experimentamos uma vida mais abundante.

9. Mas como posso eu fazer todas as coisas que um cristão deve fazer?

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

R: Aqui é onde o maior milagre da vida cristã é revelado. Não há um esforço para ser bom. Talvez, a melhor ilustração seja a que acontece num pomar. Depois do inverno vem a Primavera, e sem esforço as flores, folhas e frutos surgem. Resultado da ceiva que começa a circular.
“Agrada-me fazer a tua vontade, ó meu Deus: sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40:8).