23 de agosto de 2013

NOVA ERA: Feitiçaria ao mais alto nível

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós.” Romanos 8:31

As supostas estruturas psíquicas chamadas “chakras” tem mais a ver com o ocultismo oriental do que com ciência. Os “médicos” new ages afirmam que se utilizam dessas estruturas para obter curas diversas nos seus pacientes.

Conceitos de Integração da Saúde Física, Mental e Transpessoal estão a ser colocados como verdade, como uma verdadeira epidemia na sociedade como se fosse uma verdade comprovada pela ciência. Nesta luta em divulgar o pensamento oriental, sobre vivência holística podemos ver uma verdadeira “rede” de organizações governamentais e não-governamentais. Há toda uma influência personificada e curiosamente interligada por detrás dessa forma de pensar. As coincidências são estranhas, senão vejamos.

Se classificarmos a tendenciosa transigência da atual sociedade em promover o clímax do antropocentrismo, o homem no centro, o homem-deus, fundido com o meio, rastejante em busca do equilíbrio na tentativa de impor uma ordem espiritual contrária ao cristianismo bíblico. Em suma, a comprovação de que não somente as religiões e grupos de estudos assumidamente esotéricos estão na crista da onda mística, mas nesta estão a entrar no ambiente e na cabeça dos universitários, nas clinicas médicas, nas empresas privadas e públicas, todo o tipo de conceitos laicos e teístas. Nessa imensa corrente mística está também presente o “atendimento do horóscopo”, “a mulher da bola de cristal”, o “a leitura do futuro pelas cartas” e uma panóplia do género. Todos com a máscara da “ajudar” a melhorar “a sua vida”.

Não é difícil encontrar no cabeleireiro, massagens e afins a filosofia do Esoterismo, Nova Era, Reiki, Bionergia, Astrologia, Neurolinguística, Medicina
Holística, etc., vão, inicialmente, de braços dados com a ciência até ali na frente, quando viram a esquina, as suas teorias não encontram fundamento científico para subsistirem, então apelam para o ocultismo, iniciação luciférica, terapias de vidas passadas, magias, horóscopos e o sombrio terreno da Nova Espiritualidade do Século.

O “EU” e a Nova Era
“No céu, de onde Satanás e os seus anjos foram expulsos, depois de se terem revoltado contra Deus.” Apocalipse 12:7,8.
O final do milénio foi o despontar de um misticismo mais forte do que nunca. É muito comum escutar expressões do tipo “auto conhecimento, auto-estima, auto-ajuda, auto cura, etc. O prefixo “auto” é colocado para identificar a independência do homem e a sua mais cobiçada “descoberta”: o homem também é deus. Esta é decididamente a era do ego, o “eu”, o poder interior, o controlo das coisas a partir de si mesmo.
“Satanás enganou o ser humano com as suas mentiras. Jesus chamou ao diabo, ´pai da mentira´ (João 8:44). Escolhendo acreditar em Satanás, o homem ficou despido da luz de Deus, e condenado à morte. Génesis 3:1-7; Romanos 5:12.

É claro que o ser humano deve valorizar-se, afinal de contas ele foi criado à imagem de Deus. Mas colocar-se no lugar do próprio Deus é orgulho fatal do tipo que derrubou a humanidade no Éden. Éden, criação, Deus, Jesus Cristo, Verbo, é exatamente isto que incomoda a Nova Era.
Qual foi a solução que Deus encontrou para o problema do pecado que afetou toda a humanidade?
João 1:29; João 8:31-36; Hebreus 2:14,15. O sacrifício do Seu Filho Jesus, para o qual apontavam todas os sacrifícios do Antigo Testamento (Génesis 3:21). Ao confiar em Jesus Cristo, o ser humano pode ser libertado do poder de Satanás e da “rede” por ele montada e transportado para a luz de Deus, perdoado e transformado (Atos 26:17 e 18).

Uma final pergunta se impõe no contexto do “EU” e “NOVA ERA”. Quem vencerá no final?
Filipenses 2:5-11; Apocalipse 12:10,11. Jesus Cristo. O Qual revelou o amor  e a humildade de Deus. Ele convida-nos a irmos a Ele hoje e a aprendermos a ser mnsos e humildes de coração como Ele é (Mateus 11:28-30). Se o fizermos, também nós seremos vencedores (João 16:33).


José Carlos Costa, pastor