13 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 2

1.      O que é o cinto da verdade?
Rª: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.” Efésios 6:14 (a)
Nota: Satanás é um mentiroso (João 8:44), mas o cristão cuja vida é controlada pela verdade o derrotará. O cinto mantinha unidas as outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. Um homem de integridade que tem a consciência limpa pode enfrentar o inimigo sem medo. O cinto também segurava a espada. A menos que pratiquemos a verdade, não podemos usar a Palavra da verdade. Uma vez que a mentira entra na vida do cristão, tudo começa a se desintegrar. Por mais de um ano, o rei David mentiu sobre o seu pecado com Bate-Seba, e nada deu certo. Os Salmos 32 e 51 falam do preço que ele teve de pagar.

2.      O que representa a couraça da justiça?
Rª: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.” Efésios 6:14 (b)
Nota: Esta parte da armadura, feita de placas ou de cadeias de metal, cobria a parte posterior e anterior do corpo desde o pescoço até à cintura. Simboliza a justificação do cristão em Cristo (2 Cor 5:21) e a sua vida justa no Senhor (Ef 4:24). Satanás é o acusador, mas não pode acusar o cristão que vive corretamente no Espírito. O tipo de vida que levamos ou nos fortalecerá de modo a resistirmos aos ataques de Satanás ou dará espaço para que ele nos derrote (2 Co 6:1-10). Quando Satanás acusa o cristão, é a justiça de Cristo que garante a salvação do que crê. Mas se não acompanharmos a nossa posição justificada (ou de justiça comunicada) em Cristo com a prática da justiça na vida diária, daremos ocasião aos ataques de Satanás.

3.      Qual o significado das sandálias do evangelho?
Rª: “e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.” Efésios 6:15
Nota: Os soldados romanos usavam sandálias com cravos na sola para dar mais apoio aos pés durante a batalha. A fim de “resistir” e de “permanecer inabaláveis”, precisamos calçar os pés com o evangelho. Ao termos a paz que vem do evangelho (Rom 5:1), não precisamos temer os ataques de Satanás nem dos homens. Devemos estar em paz com Deus e uns com os outros, a fim de derrotarmos o diabo (Tiago 4:1-7). No entanto, essas sandálias têm mais um significado: Devemos estar preparados, cada dia, para levar o evangelho da paz ao mundo perdido. O cristão mais vitorioso é o que dá testemunho. Se calçarmos as sandálias do evangelho, teremos os “pés formosos” mencionados em Isaías 52:7 e em Romanos 10:15. Satanás declarou guerra, mas somos embaixadores da paz (2 Co 5:18-21) e, como tal, levamos conosco o evangelho da paz a todo lugar para onde vamos.

4.      E o escudo da fé que representa?
Rª: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” Efésios 6:16.
Nota: Esse escudo era normalmente grande – medindo cerca de 1,20m de altura por 60 centímetros de largura – era feito de madeira e revestido de couro resistente. O soldado segurava-o diante de si para se proteger de lanças, flechas e “dar­dos inflamados”. As beiradas do escudo tinham um formato que permitia a uma linha inteira de soldados encaixar um escudo no outro e marchar sobre o inimigo como uma parede sólida. Essa ideia sugere que os cristãos não estão sozinhos na batalha. A “fé” mencionada neste versículo não é a fé salvadora, mas sim a fé viva, a confiança nas promessas e no poder de Deus. A fé é uma arma defensiva que nos protege dos dardos inflamados de Satanás. No tempo de Paulo, os soldados atiravam flechas cujas pontas eram mergulhadas numa substância inflamável, acesas e lançadas contra o inimigo. Satanás lança “dardos inflamados” no nosso coração e na nossa mente: mentiras, pensamentos blasfemos, pensamentos de ódio contra outros, dúvidas e desejos ardentes pelo pecado. Se não apagarmos esses dardos pela fé, eles começam um incêndio dentro de nós, e desobedecemos a Deus. Não temos como saber quando Satanás lançará um desses dardos contra nós, de modo que devemos sempre viver pela fé e usar o escudo da fé.

5.      E o capacete da salvação?
Rª: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17 (a)
Nota: Satanás deseja atacar a nossa mente, e foi assim que derrotou Eva (Gén 3; 2 Co 11:1-3). O capace­te da salvação refere-se à mente controlada por Deus. É triste que muitos cristãos não considerem o intelecto importante, quando, na realidade, ele tem papel crucial no crescimento, no serviço e na vitória do cristão. Quando Deus controla a mente, Satanás não consegue fazer o cristão desviar-se. A pessoa de fé que estuda a Bíblia e que aprende o significado das Escrituras não se deixará enganar com facilidade. Precisamos ser “instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (Ef 4:21). Devemos “[crescer] na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Ped. 3:18). Em todo lugar onde ministrava, Paulo ensinava sempre os recémconvertidos as verdades da Palavra de Deus, e era esse capacete que os protegia das mentiras de Satanás.
Ilustração: Certa tarde de domingo, um pastor visitou um homem que tinha sido diácono numa congregação local, mas que se envolvera com uma seita. Sentaram-se à mesa, ambos com a Bíblia aberta, e o pastor procurou mostrar a verdade da Palavra de Deus, pronto percebeu que mentiras cegavam o seu entendimento.
O pastor perguntou: Como foi que você se afastou de uma igreja que ensina a Bíblia e se envolveu com essas crenças? A sua resposta deixou o pastor perplexo.
- Sabe, pastor, a culpa é da igreja. Eu não conhecia coisa alguma da Bíblia, e a igreja também não me ensinou coisa alguma. Queria estudar a Palavra, mas ninguém me explicou como fazê-lo. Então, a congregação nomeou-me diácono, um cargo para o qual eu não estava preparado. O peso foi grande demais para mim. Um dia, ouvi um homem a pregar sobre a Bíblia na rádio e tive a impressão de que ele sabia o que dizia. Comecei a ler as revistas e a estudar os livros que ele recomendava, e agora estou convencido de que ele tem razão.
É triste que, ao receber esse homem, a sua igreja não lhe tenha provido o capacete da salvação. Se tivessem praticado a verdade encontrada em 2 Timóteo 2:2, ele não teria sido uma vítima da guerra espiritual.

6.      E que representa a espada do Espírito?
Rª: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17 (b)
Nota: Essa espada é a arma ofensiva que Deus nos dá. O soldado romano levava a espada embainhada no cinto, uma espada curta para combates corpo a corpo. Hebreus 4:12 compara a Palavra de Deus a uma espada pois é afiada e capaz de penetrar o ser interior da mesma forma como a espada material trespassa o corpo. Quando a Palavra nos convence do pecado, o nosso coração torna-se “compungido” (At 2:37). Pedro tentou usar a espada para defender Jesus no Getsémani (Lc 22:47-51), mas, no Pentecostes, aprendeu que a “espada do Espírito” é muito mais poderosa. Moisés também tentou conquistar pela espada (Êx 2:11-15), mas descobriu que a Palavra de Deus, por si mesma, era suficiente para derrotar o Egito. Uma espada material trespassa o corpo, mas a Palavra de Deus trespassa o coração. À medida que a espada material é usada, ela perde o corte; mas quando a Palavra de Deus é usada na nossa vida, torna-se cada vez mais afiada. Uma espada material deve ser empunhada por um soldado, mas a espada do Espírito tem o seu próprio poder, pois é “viva, e eficaz” (Hb 4:12). O Espírito escreveu a Palavra, e o Espírito empunha a Palavra quando a aceitamos pela fé e a usamos. Uma espada material fere e mata, enquanto a espada do Espírito cura feridas e vivifica. Mas quando usamos a espada contra Satanás, desferimos um golpe que o enfraquece e o impede de atrapalhar a obra de Deus.



José Carlos Costa, pastor