1 de outubro de 2012

Jesus Cristo – Amoroso Redentor


A promessa do Salvador foi dada depois da queda do homem, e os sacrifícios prefiguravam a morte de Cristo. Deus preparou um povo especial e organizou a nação de Israel. Amou, dirigiu e cuidou do Seu povo porque tinha em mente algo de grandioso para eles. O rito da circuncisão converteu-se num símbolo da sua promessa de serem sinceros e obedientes seguidores de Deus. por isso, Deus fez um pacto com eles – um acordo, concerto ou aliança.
O antigo pacto destinava-se a permitir aos que estavam sujeitos às suas estipulações que aceitassem os privilégios e responsabilidades do novo e eterno pacto. Mas o que é trágico é que ainda esperam o Messias e não viram nem aceitaram o sacrifício redentor do Filho de Deus.
1.   Em que situação ficaram Adão e Eva depois de terem sido enganados e vencidos por Satanás?
Rª: “De quem alguém é vencido do tal faz-se também servo.” 2 Pedro 2:19
2.   Ao tentar a Jesus, que atitude assumiu Satanás?
Rª: “(Satanás) mostrou-Lhe (a Jesus) num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-Lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Lucas 4:5-7
3.   Com que apelido foi Satanás designado por Jesus?
Rª: “Aproxima-se o príncipe deste mundo e nada tem em Mim.” João 14:30. Cf. 12:31; 16:11.
4.   Por sua vez, como chamou o apóstolo Paulo a Satanás?
Rª: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:4
5.   Segundo o apóstolo João, sob a influência de que poder se encontra este mundo?
Rª: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 1 João 5:19
6.   Com que grande objectivo Jesus Se manifestou neste mundo?
Rª: “Para isto o Filho de Deus se manifestou: ara desfazer as obras do diabo.” 1 João 3:8
7.   Que fez Jesus para nos libertar do cativeiro de Satanás?
Rª: “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:28.
8.   Segundo o apóstolo Pedro, como nos resgatou Cristo do cativeiro em que, por tradição recebida de nossos antepassados (não tradição de Deus), Satanás tem mantido a humanidade?
Rª. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” 1 Pedro 1:18,19.
9.   Quando a libertação é obtida pelo pagamento de um preço, que nome é dado ao resgate?
Rª: “Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.” 1 Timóteo 1:4-6
10.               Que relação existe entre a nossa redenção e a nossa adoção na família divina?
Rª: “(Deus) nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, … em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”
11.                Redimidos ou, por abreviação da palavra, remidos pelos sangue de Cristo, que convite nos é feito pelo nosso Redentor?
Rª: “Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” Isaías 44:22.
12.                A partir da nossa redenção, como nos trata, a cada um de nós, o nosso Redentor?
Rª: “Não temas, porque Eu te remi: chamei-te pelo teu nome, tu és Meus.” Isaías 43:1.

Pensamento: A promessa do Salvador foi dada e plenamente cumprida, esta é a parte de Deus. A aceitação e viver confiantes da redenção é a nossa resposta. Qual a sua?
Pr. José Carlos Costa