6 de agosto de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS COMPARADOS: BÍBLIA NORMAL E BÍBLIA CATÓLICA ROMANA


DEUS NÃO MUDOU A SUA LEI. ENTÃO QUEM FOI?

Antes de ler, ter em conta aquilo que DEUS diz em Apocalipse:

"Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro." -Apocalipse 22:18-19

Prefácio
*Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1*Não terás outros deuses diante de mim.
2*Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
3*Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4*Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
5*Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6*Não matarás.
7*Não adulterarás.
8*Não furtarás.
9*Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
10*Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

fonte: Bíblia Sagrada em Éxodo 20. (A Bíblia da igreja Católica é igual à dos Protestantes, com a exepcão de que a Bíblia original não traz os livros apócrifos, ou deuterocanónicos -como eles preferem- da Septuaginta. Destes fazem parte os livros de Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico -também chamado Sirácide ou Ben Sirá-, Baruc -ou Baruque- e também as adições em Ester e em Daniel - nomeadamente os episódios da História de Susana e de Bel e o dragão).
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Os Dez Mandamentos que se ensinam actualmente na catequese de língua portuguesa da Igreja Católica:

■1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
■2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.
■3º Guardar domingos e festas de guarda.*
■4º Honrar pai e mãe.
■5º Não matar.
■6º Guardar castidade nas palavras e nas obras.*
■7º Não roubar.
■8º Não levantar falsos testemunhos.
■9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.*
■10º Não cobiçar as coisas alheias.

fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Católica#Dez_Mandamentos_e_a_Moral)