22 de fevereiro de 2010

CRISTO É O SENHOR

EFÉSIOS 4:1-16 1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só SENHOR, uma só fé, um só baptismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. 9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
INTRODUÇÃO
Neste estudo, veremos que todo o crente que professa servir a Jesus Cristo, deve não só professar, mas ser fiel testemunha da sua Palavra, não vivendo de aparência, não vivendo a sua fé somente em palavras, mas viver em espírito e em verdade, onde gere frutos de uma fé verdadeira. A unidade da fé, é o crente viver uma só linguagem bíblica.
UNIDADE DA FÉ
EFÉSIOS 4:3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
1) Aceitar somente a mensagem de Jesus, dos apóstolos e dos profetas.
O versículo supracitado* em Efésios, o apóstolo Paulo ensina sobre a "unidade da fé", ou mesmo a "unidade do Espírito" (Ef 4:3), onde devemos como cristãos, manter e nos aperfeiçoarmos dia após dia. Devemos aceitar somente o Evangelho pregado e ensinado pelos apóstolos, profetas, pastores, enfim, mestres da Bíblia.
Devemos ser adultos no entendimento de Deus, isto é, sermos constantemente aperfeiçoados e entendedores da Palavra de Cristo e não meninos neste entendimento, para não deixarmos a malícia permear, não deixarmos o pecado, a carne, o sermos seduzidos (I Co 14:20; Rm 16:19).
I CORÍNTIOS 14:20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
ROMANOS 16:19 Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal
Não devemos, como vem acontecendo muito nas igrejas actuais, viver de todo o vento de doutrinas, viver vários modismos, viver estratégias humanistas que não glorificam a Deus, mas sim só trazem resultados carnais e não espirituais, enfim, a nossa preocupação deve ser tão somente, viver em Espírito e em Verdade (Hb 13:9; Jo 4:23). A igreja primitiva perseverava somente na doutrina dos apóstolos, e não havia doutrinas do homem ou mesmo de Satanás. Actualmente, o que se vê muito no meio das igrejas são doutrinas estranhas, como "sabonete ungido", "rosa consagrada", "arca da aliança", “o falar em línguas”, a procura do “milagres e da prosperidade” entre outras doutrinas, isto tudo, para angariar adeptos, mais convencidos do que convertidos ao Evangelho Eternal. Sabemos que é Deus que dá o crescimento e não o homem como diz Paulo na Bíblia (I Co 3:5-7).
HEBREUS 13:9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
JOÃO 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
ATOS 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
I CORÍNTIOS 3:5-7 5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um? 6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Há "crentes" que ainda argumentam e praticam nas suas igrejas, praticas destituídas das doutrinas bíblicas, como usar música ou muito emocional, ou então muito ritmada para atingir as emoções, tudo isto não passa de manipulação humana e tem por detrás o inspirador do Mal. Muitos não estão preocupados com os fundamentos bíblicos, nem com o Cristo ressuscistado e glorificado o que querem é “programa”. Não querem viver Cristo, as Suas doutrinas e mandamentos e portanto não vivem crescimento espiritual mas carnal, não são cristãos mas pagãos, não tem o Espírito mas espíritos de demónios, não podem sentir e viver a salvação em Jesus mas um emoção efémera, são adeptos mas não discípulos (Rom 12:2; I João 2:15; Ef 5:15-17). Isto tem, contribuído, para a desunião da fé e não a unidade da fé, onde as igrejas estão falando doutrinas diferentes, uma prega isto, outra prega aquilo e por aí vai.
ROMANOS 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
I JOÃO 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
EFÉSIOS 5:15-17 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
2) Crescer na graça e plenitude de Cristo.
O segundo requisito para termos unidade na fé, é crescermos na graça e em maturidade espiritual de Cristo sob todos os aspectos, sendo cheio da plenitude de Cristo. Unidos em amor e enriquecidos da plenitude de Deus e Cristo Jesus (Cl 2:2; Ef 3:19).
COLOSSENSES 2:2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
EFÉSIOS 3:19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Deus através da sua Palavra requer de nós cristãos que cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (II Pe 3:18; I Pe 2:2), só assim, falaremos uma única língua no Evangelho, uma única fé, se não crescermos nisto, haverás outras doutrinas que desunirá a fé cristã.
II PEDRO 3:18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
I PEDRO 2:2 Desejai afectuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
Rejeitar os ensinamentos dos apóstolos através do Evangelho genuíno, é rejeitar o próprio Senhor Jesus (I Co 14:36-38; II Pe 1:21; Gl 1:9-11).
I CORÍNTIOS 14:36-38 36 Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? 37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
II PEDRO 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
GÁLATAS 1:9-11 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
3) Não ser meninos no conhecimento, mas adultos, rejeitando todo vento de doutrina.
Muitos são os que estão anos e anos na igreja, mas ainda não cresceram na fé, não tem um sólido conhecimento da Palavra de Deus (Hb 5:12-14), tem que se alimentar de leite e não de sólido alimento espiritual, como diz o escritor aos Hebreus, porque? Porque não são adultos no conhecimentos, mas meninos ainda. Estas pessoas estão inconstante, vivendo todo vento de doutrinas, como diz Paulo nos versículos seguintes do texto áureo deste estudo em Efésios 4:14-15.
HEBREUS 5:12-14 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
EFÉSIOS 4:14-15 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Somos um só corpo, um só Espírito (Ef 4:4), portanto, não devemos viver vários baptismos, várias fé, várias esperanças, etc; (Ef 4:5).
4) Sustentar e falar a verdade revelada nas Escrituras Sagradas.
O cristão autêntico, sustenta e prega a verdade Sagrada a qualquer preço, mas com amor, não importando com os seus desejos, pensamentos ou filosofias, sejam pessoais ou do meio em que vive. Muitos nas igrejas actuais, são presas do mundo, da tradição humana e não se atentam a verdade do Evangelho, preferindo, para angariar muitos adeptos, seja a sua seita, ou mesmo igreja mundana, usar de estratégias humanistas e carnais, deixando brechas para que o mundo e o pecado tenham mais liberdade de actuar (Cl 2:18). Mas o cristão adulto no conhecimento e que busca a verdade, usará de armas espirituais para convencer as demais pessoas do pecado, visto que, o que convence o homem pecador, não são as nossas estratégias, mas sim o Espírito Santo (Jo 16:7-8).
COLOSSENSES 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
JOÃO 16:7-8 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Nada podemos contra a verdade, senão pela Verdade, como diz em 2 Coríntios 13:8, isto quer dizer que a Verdade de Deus é única, não como outrora Deus ter dito algo nas Escrituras e o sentido hoje mudar, sempre será a mesma Verdade eternamente. E pregar a Verdade, que é a Palavra, que também é Cristo, pois em João 14:6 Ele mesmo diz que é: ... o Caminho, e a Verdade e a Vida, não tem tempo, nem lugar, onde estivermos, devemos pregá-la (II Tm 4:2).
II CORÍNTIOS 13:8 Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
II TIMÓTEO 4:2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
5) Andar em verdadeira justiça e santidade
O homem regenerado e novo homem para Deus, deve viver a verdadeira justiça e santidade (Ef 4:24). Não mais vive para si como antes, mas vive para Deus (II Co 5:17; Rm 6:4).
EFÉSIOS 4:24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
II CORÍNTIOS 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
ROMANOS 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo baptismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
No Salmo 119:142 diz que a justiça de Deus é eterna e os mandamentos ou leis do Senhor é a Verdade, nisto devemos andar. Quem habitará no céu? Quem contemplará a Deus? Aqueles que pratica a justiça e verdade (Sl 15:1-2). O fruto do Espírito Santo está em toda justiça e verdade (Ef 5:9). Em Hebreus 12:14 diz: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; então santificação é outro requisito essencial para sermos salvos e verdadeiros cristãos, pois Deus não nos chamou para a imundície, mas sim para a santificação (I Ts 4:7).
SALMOS 119:142 A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
SALMOS 15:1-2 1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
EFÉSIOS 5:9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
I TESSALONICENSES 4:7 Porque não nos chamou Deus para a imundície, mas para a santificação.
CONCLUSÃO
A unidade da fé é composta pelo conhecimento da genuína Palavra de Deus, não há mistura de estratégias, filosofias ou entendimentos humanistas, nem mesmo pensamentos ou desejos do mundo, mas exclusivamente das Doutrinas Sagradas. Por isto vemos várias igrejas, com pensamentos diferenciados, porque? Porque cada um trilha um caminho que muitas vezes são tortuosos e não são caminhos segundo o Espírito Santo de Deus. Mas Deus nos requer o aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:12), com isto, não devemos seguir os caminhos terrenos, mas os caminhos de Deus (Is 55:8).
EFÉSIOS 4:12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
ISAÍAS 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.