13 de maio de 2013

A Ressurreição dos Justos - A

“Os que no juízo forem "havidos por dignos", terão parte na ressurreição dos justos. Disse Jesus: "Os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dos mortos, ... são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." Luc. 20:35 e 36. E novamente Ele declara que "os que fizeram o bem" sairão "para a ressurreição da vida". João 5:29. Os justos mortos não ressuscitarão senão depois do juízo, no qual são havidos por dignos da "ressurreição da vida". Consequentemente não estarão presentes em pessoa no tribunal em que seus registros são examinados e decidido seu caso.” Cristo em Seu Santuário, p. 112.


1.      Sobre que assunto não devemos ser ignorantes?

Rª: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” 1ª Tess. 4:13.

2.      Que é apresentado como base de esperança e conforto?

Rª: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” 1ª Tess. 4:14.

3.      Quando se dará esta ressurreição dos santos?

Rª: “Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1ª Tess. 4:15 e 16.

4.      Que acontecerá então?

Rª: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1ª Tess. 4:17.

5.      Com que devemos consolar-nos uns aos outros?

Rª: “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” 1ª Tess. 4:18.

Nota: A esperança da ressurreição dos mortos para a vida imortal é a  grande esperança apresentada no evangelho.

6.      Que palavras de exaltação nos deixou Jesus?

Rª: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28-29.


7.      Que é dito dos que estiverem incluídos  na primeira ressurreição?

Rª: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Apocalipse 20:6.

8.      Sobre que fato baseia S. Paulo a esperança cristã?

Rª: “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 1ª Coríntios 15:12-19.

9.      Que positiva declaração faz em seguida o apóstolo Paulo?

Rª: “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1ª Cor. 15:20-22.

Nota: A ressurreição é em muito aspectos o acontecimento mais significativo da História. É o grande e inexpugnável fundamento e esperança da igreja cristã. Toda a verdade fundamental do cristianismo está envolvida na ressurreição de Cristo. Se esta fosse derrubada, toda doutrina essencial do cristianismo seria invalidade. A ressurreição de Cristo é o penhor de nossa ressurreição e da vida futura.

José Carlos Costa, pastor