30 de maio de 2013

A Cortesia Cristã

“Temos de apresentar uma frente ininterrupta em união e em fé. Precisamos ser fortes no Senhor e no poder de Sua graça. ... É mediante a desunião que o inimigo entra e lança sua semente. Necessitamos da verdade em todos os pontos. Precisamos menos de nossas próprias palavras e mais da Palavra de Deus. Estamos perto do fim do tempo, e não podemos dar-nos ao luxo de cometer erros. A verdade alcançará a vitória. Devemos ser "fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes". I Ped. 3:8. Precisamos manifestar cortesia cristã. A resposta branda a cruéis agressões desvia o furor.” Este Dia com Deus (MM, 1980.p. 367).
1.      A quantos devemos honrar?
Rª: “Honrai a todos. Amai a fraternidade.” 1ª Ped. 2:17
2.      A quem devemos saudar?
Rª: “E se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fezeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?” Mat. 5:47
3.      Que respeito devemos manifestar para com os idosos?
Rª: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho.” Lev. 19:23, ver 2ª Reis 2:23,24.
Nota: “Palavras bondosas ditas com simplicidade, pequeninas atenções dispensadas com singeleza, dissiparão as nuvens da tentação e da dúvida que se adensam sobre a alma. A sincera expressão de simpatia cristã vinda do coração e manifestada com simplicidade, tem poder de abrir a porta dos corações que necessitam do singelo e delicado toque do Espírito de Cristo.” Testimonies, vol. 9, pág. 30.
4.      A quem, especialmente, devem as crianças honrar?
Rª: “Honra a teu pai e a tua mãe.” Êxodo 20:12
Nota: “Os que quiserem sinceramente seguir a Cristo, precisam deixar que Ele lhes habite no coração, entronizando-O aí como soberano. Cumpre-lhes representar Seu espírito e caráter na vida doméstica, e manifestar cortesia e bondade àqueles com quem se puserem em contato. Há muitas crianças que professam conhecer a verdade, e não rendem a seus pais a honra e a afeição que lhes é devida, que não manifestam senão bem pouco amor ao pai e à mãe, e deixam de honrá-los em satisfazer-lhes os desejos, ou em procurar aliviá-los de ansiedades. Muitos que professam ser cristãos não sabem o que significa "honra a teu pai e a tua mãe" e, por conseguinte, pouco saberão também o que quer dizer "para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor, teu Deus, te dá". Êxo. 20:12. ... O Esquadrinhador dos corações sabe qual é a vossa atitude para com vossos pais; pois pesa o caráter moral nas áureas balanças do santuário celeste. - Oh, confessai a negligência com que tendes tratado a vossos pais, confessai vossa indiferença para com eles, e o desprezo que tendes manifestado ao santo Mandamento de Deus.” The Youth's Instructor, 22 de junho de 1893.
5.      Como devem ser considerados os fiéis pastores do evangelho?
Rª: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados  por dignos de duplicada honra.” 1ª Tim. 5:17
Nota: Cristo é ferido pelas dissensões tão facilmente produzidas e impelidas para a frente. Volvei-vos para o capítulo dezessete de João e lede a oração de Cristo, Sua súplica para que Seus discípulos sejam um assim como Ele é um com o Pai. Desonramos grandemente a Deus quando consideramos como coisa insignificante acentuar nossas divergências. Isto certamente debilitará nossa própria alma e a alma dos outros.” Este Dia com Deus (MM, 1980.p. 367).
6.      Qual é a base da verdadeira cortesia cristã?
Rª: “A caridade (amor) …é benigna; …não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses.” 1ª Cor. 13:4,5.
Nota conclusiva: A genuína cortesia cristã é a exteriorização do amor, e manifesta-se na consideração dispensada a outros.
 
José Carlos Costa, pastor