14 de dezembro de 2010

NASCIMENTO, INFÂNCIA E PRIMEIROS ANOS DA VIDA DE CRISTO - I

“Vindo habitar connosco, Jesus devia revelar Deus tantos aos homens como aos anjos. Ele era a Palavra de Deus – o pensamento de Deus tornado audível. Em sua oração pelos discípulos, diz: “Eu lhes fiz conhecer o Teu nome – “misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade – “para que o amor com que Me tens amado esteja neles, e Eu neles esteja.” Mas não somente a Seus filhos nascidos na Terra era feita essa revelação. O nosso pequenino mundo é o livro de estudo do Universo. O maravilhoso desígnio de graça do Senhor, o mistério do amor que redime, é o tema para que “os anjos desejam bem atentar”, e será o seu estudo através dos séculos sem fim.” Desejado de todas as Nações, p. 13.
1. Onde se encontra a primeira promessa da revelação do Salvador?
“Então o Senhor disse à serpente: … E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gén. 3:14,15.
Nota explicativa: “porei inimizade”, aqui o Senhor não se dirige à serpente literal que falou com Eva, mas pronuncia juízo sobre o diabo, a antiga serpente. Este juízo, apresenta-se em linguagem profética e foi sempre compreendido pela igreja cristã como uma predição da vinda do Libertador.
“E porei inimizade entre a tua semente e a sua semente.” Aqui é feita referência à luta milenar entre a semente de Satanás – os seus seguidores – (João 8:44; Actos 13:10; 1ª João 3:10) e a semente da mulher. O Senhor Jesus é chamado a “semente” por antonomasia (contrário) (Apoc. 12:1-5; cf. Gál. 3:16,19); foi Ele que veio “para desfazer as obras do diabo” (Act. 2:4; 1ª João 3:8).
2. Por meio de quem foi prometido a Abraão uma restauração do perdido domínio?
“…te hei de dar a ti, e à tua Semente, para sempre.” Gén. 13:15.
3. Quem era essa semente prometida?
“Não diz às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.” Gál. 3:16.
Nota Explicativa: O propósito do pacto de Deus com Abraão foi a vinda do Messias e a salvação aos homens; todas as outras promessas eram acessórias. Havia grandes bênçãos para os israelitas se cooperassem com Deus; mas infelizmente não cumpriram a sua parte; por essa razão perderam o direito a desempenhar a missão como os instrumentos do céu para a salvação do mundo. Apesar de tudo, Deus superou o fracasso deles na vinda do Messias vindo a plenitude dos tempos como um Filho de Abraão.
4. Onde deveria nascer Cristo?
“Perguntou-lhes (Herodes) onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia.” Mat. 2:4-6; Miquéias 5:2.
5. De quem devia nascer Cristo?
“Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um Filho, e será o Seu nome Emanuel.” Isaías 7:14.
Nota Explicativa: “sinal”, hebreu óth´, sinal, “prenda”, “marca”, “recordação”. No Antigo Testamento um oth não corresponde necessariamente a um milagre. Em essência, como nos casos do arco-íris do pacto (Gén. 9:12), do Sábado (Êxodo 31:13; Ezeq. 20:12,20), o sangue do cordeiro pascal nos pórticos das portas (Êxodo. 12:13). Oth era um memorial visível de uma importância verdadeiramente espiritual.
A “virgem”, ´almah. Se Jesus tivesse nascido de uma mulher que não fosse virgem não era um sinal de Deus.
6. Por ocasião do Nascimento de Jesus, que mensagem trazem anjos e homens?
Ver Lucas 2:10-14.
Nota explicativa: “euaggelizõ”, “proclamar boas novas”, “anunciar boas notícias”. As palavras “Evangelho”, “evangelizar” e “evangelismo” derivam desta raiz. Os que escreveram os relatos da vida de Jesus foram, pois, “evangelistas”. O cristianismo anuncia desde o começo as boas novas, o Evangelho do amor redentor, da salvação.
Ver versículo 12 “servirá de sinal”. Um sinal não é na Escrituras necessariamente algo milagroso. O “sinal” dado aos pastores foi o meio para identificar o menino. O nascimento do menino de Belém seria muito diferente dos que esperavam os pastores de acordo com os altos ideais sobre o Messias.
7. Que profecia de Isaías foi cumprida por ocasião do nascimento de Cristo?
Isaías 9:6-7.
Nota explicativa: Isaías conclui o seu anúncio da futura era de paz com uma notável profecia acerca do grande Príncipe da paz. Neste mundo nunca se tinha conseguido a paz mediante os esforços dos homens. Na sua descrição do futuro Rei desta terra, o qual reinará em justiça e santidade, Isaías emprega o termo que não pode aplicar-se a nenhum reino terreno. Essa pessoa é Cristo. Em nenhuma outra passagem da Bíblia se encontra tão excelso pensamento, a beleza da expressão ou a intensidade do sentimento que se encontram na descrição do Salvador e futuro Rei do mundo. Na verdade, Isaías tinha contemplado em visão o Senhor da glória quando escreveu estas palavras. A mão de Deus estava sobre ele e um anjo guiou a sua pena.
Conclusão: Lucas 2:7
Certa ocasião, um professor de psicologia de uma renomada universidade distribuiu entre os quarenta alunos da sua classe uma folha de papel almaço quadriculado, com a palavra Natal, e pediu o seguinte teste; escrever assim que lessem a palavra todos os objectos e eventos que lhes viessem à mente, relacionados com tão festiva data.
Quando os papéis foram recolhidos, o professor verificou que os alunos tinham preenchido as folhas com as seguintes palavras: árvore, pinheiro, cipreste, sininhos, lantejoulas, bolas, cânticos, avelãs, amêndoas, nozes, passas, tâmaras, figos, castanhas, chocolate, caramelos, Pai Natal, neve, azevinho, brinquedos electrónicos, bolo, pudim, torta, refrigerantes, peru – mas nenhum deles escreveu. “O Nascimento de Jesus”.
Também não havia lugar nas mentes e nos corações daqueles jovens para o terno Infante de Belém…
...continua...