5 de novembro de 2014

Pode A Lei de Deus Ser Mudada?

O chifre pequeno emerge como um dos antagonistas do grande conflito, porque ele é um instrumento pelo qual a apostasia tem entrado na igreja cristã. Veremos brevemente que Satanás, através do chifre pequeno, tem tentado cortar o relacionamento entre Deus e os homens. Satanás sabe que se o homem tiver um profundo relacionamento com a Palavra de Deus e estiver bem fortalecido nas verdades bíblica, não será afetado por seus ataques. Ele tem usado o chifre pequeno na tentativa de mudar a Lei de Deus a qual tem a ver com o relacionamento entre o homem e Deus.

1. O que especificamente o chifre pequeno cuidaria em mudar?
Rª: “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” (Daniel 7:25)
Nota: O poder do chifre pequeno pensa que tem grande poder para mudar os tempos e a lei de Deus. O texto não diz que ele vai fazer isto, mas somente pensar que pode fazê-lo. Um dos pontos-chave que percebemos em Daniel é a necessidade de reservarmos tempo para Deus.

2. Quantos mandamentos têm a lei de Deus e o que é tão especial nestes mandamentos? Rª “E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.” Êxodo 34:28.
Leia também: “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31:18
Nota: Podemos ver a presunção do chifre pequeno em tentar mudar a parte da Bíblia que Deus escreveu com o Seu próprio dedo em tábuas de pedra, os quais permanecem até hoje. O restante da Escritura foi escrito pelos profetas com os quais Deus falava. Teria de ser uma mudança sútil, pois tentar atacar a Lei de Deus e mudá-la encontraria prontamente resistência dos cristãos.

OS DEZ MANDAMENTOS

Os dez mandamentos são a transcrição do caráter de Deus. A Lei de Deus é o reflexo d´Ele próprio. A tentativa de mudar a Lei de Deus seria na verdade uma tentativa de mudar Deus.
Pôr do sol
3. Quais são os três primeiros mandamentos? (Êxodo 20:3-7)
Primeiro: “Não terás outros deuses diante de mim.”(Êxodo 20:3)
Segundo: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos
céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. ” (Êxodo 20:4-6)
Terceiro: “Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 20:7)
Nota: Estes três mandamentos defendem a supremacia do Único Deus verdadeiro, o Único merecedor da sua adoração, honra e respeito.

4. O que o quarto mandamento requer e por que ele é importante?
Rª: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. (Êxodo 20:8-11)
Nota: Quão maravilhoso é Deus! Enquanto os cristãos reservam tempo com Deus todo dia no estudo da Bíblia e oração, este mandamento pede a eles para reservar um dia inteiro da semana para fortalecer a sua relação com Deus. Temos um Deus que quer se tornar intimamente conhecido de cada um de nós.

5. Que mandamento Deus deu para proteger a família?
Rª: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)
Nota: Este mundo de pecado tem apagado muito do que nos foi dado no jardim do Éden. De fato existem duas bênçãos deixadas para o ser humano (não havia israelitas) daquela residência perfeita do Éden: o sábado e o lar. Os mandamentos 4 e 5 foram dados para proteger estes dois legados sagrados.

6. Que padrão moral Deus nos dá nos 5 mandamentos finais? (Êxodo 20:13-17)
Sexto: “Não matarás.”
Sétimo: “Não adulterarás.”
Oitavo: “Não furtarás.”
Nono: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Décimo: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

LEI E GRAÇA

Uma das maneiras mais subtis que Satanás tem procurado para desacreditar a lei de Deus hoje tem sido através de sugerir que desde que somos salvos pela graça, não precisamos cumprir a lei de Deus. Se é assim temos licença para pecar? O que a Bíblia diz sobre isto?

7. O que é pecado? Por qual padrão o pecado é percebido?
Rª 1: “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.” 1ªJoão 3:4
Rª 2: “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7
Nota: A lei de Deus destaca ou revela o pecado. Citando os dez mandamentos Paulo mostra que a Lei dos Dez Mandamentos está claramente em vigor e isso depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus.

8. Qual é o propósito da lei de Deus?
Rª: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20

Nota: A lei não salva; ela revela o que o pecador precisa para ser salvo. A lei não justifica, ou purifica, ela somente mostra a nossa necessidade de purificação. Ela é um grande espelho de Deus, refletindo a necessidade do pecador de purificar e ser redimido.

9. Pelo que somente o cristão pode ser purificado?
Rª: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1ª João 1:7.
Nota: A santa lei de Deus mostra a nós a necessidade de purificação, mas não pode purificar. Só Jesus pode. Ele nos providencia o poder para viver uma vida de obediência.

10. Por qual ato do amor de Deus as pessoas podem ser salvas? Este ato do amor de Deus pode excluir o pecado?
Rª: 1: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8, 9
Rª: 2: “QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1, 2
Nota: As pessoas são salvas somente pelo que Jesus fez por elas (graça). Guardar a lei e boas obras são o RESULTADO de ter um relacionamento de salvação com Jesus, mas NUNCA um meio de obtenção deste relacionamento. Uma pessoa salva pela graça de Deus viverá uma vida obediente. A graça não é uma desculpa para quebrar a lei de Deus. De fato, o oposto é verdadeiro. Uma pessoa salva pela graça não mais deseja pecar ou viver em desobediência a lei de Deus.

A SALVAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O Novo Testamento deixa claro que Deus salva as pessoas pela graça e espera que elas vivam uma vida de obediência por causa de seu relacionamento com Ele. Muitas pessoas não percebem que o Antigo Testamento ensina exatamente o mesmo conceito. Em ambos os testamentos, o povo de Deus é salvo pela graça, e então, por causa de que Deus os redimiu, eles guardam Sua lei.

11. Deus deu a Israel os dez mandamentos antes ou depois de os ter libertado do Egito?
Rª: 1ª “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.” Êxodo 19:4, 5
Rª: 2ª “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Êxodo 20:1, 2
Nota: Deus libertou Israel do Egito, e depois Ele pediu a obediência. Nada nas Escrituras nos revelam que Deus pediu ao povo para obedecer como condição para os libertar. Mas a obediência é a gratidão pela libertação de Deus.

12. Qual o motivo no Antigo Testamento para obedecer a Deus?
Rª: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Deuteronómio 6:4, 5
Nota: Muitos cristãos perceberão que este mandamento para amar a Deus é o mesmo que Jesus repetiu em Mateus 22:37. O segundo grande mandamento de Jesus, é amar o seu próximo, que se encontra em Levítico 19:18. Estes dois grandes mandamentos resumem a lei que Jesus nos dá nos mandamentos do Antigo Testamento. O amor era o motivo da obediência a Deus também no Antigo Testamento.

13. A religião do Antigo Testamento era legalista?
Rª: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8
Nota: Isto não é religião legalista, é uma vida obediente com uma relação de amor à Deus.

14. O novo nascimento aparece também no Antigo Testamento?
Rª: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” Ezequiel 36:26, 27)
Nota: A fim de servir a Deus, as pessoas devem receber um novo coração. O Espírito Santo vivendo no coração e morando nas pessoas fará elas obedecerem a Deus. No Antigo e no Novo Testamento, Deus sempre salva as pessoas somente pela graça através da fé e nunca pelas obras.

15. Deus, Sua lei ou Seu plano de salvação mudam?
Rª 1: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Malaquias 3:6
Rª 2: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8  
Rª 3: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17
Nota: O que Deus disse nos tempos do Antigo Testamento é o mesmo que Ele disse nos tempos do Novo Testamento. O plano de salvação é mais revelado no Novo Testamento, mas ele não é diferente. A relação entre Lei e Graça é a mesma nos dois Testamentos. A Lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus. Mudar a Lei de Deus seria mudar o caráter de Deus, um Deus que nunca muda. Não servimos a um Deus inconstante que muda por qualquer capricho que tenha, mas um Deus imutável com poder para nos libertar.

Decido: Senhor Deus, descobri hoje que a Tua a Lei é verdadeira e nunca muda, ajuda-me a guardá-la no meu coração e fortalecer o meu relacionamento com o SENHOR.
AMEM!

José Carlos Costa, pastor