21 de julho de 2013

A RELIGIÃO NO LAR

     
1- Está Deus a par da vida de cada um de nós?

“Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe estendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.” Salmo 139:2-4.

2- Qual é o principio da sabedoria?

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: bom entendimento tem todos os que Lhe obedecem.” Salmo 111:10.

3- Sobre quem se derramará a ira do Senhor?

“Derrama a Tua indignação sobre as nações que Te não conhecem, e sobre as gerações (“famílias” noutra versão) que não invocam o Teu nome.” Jeremias 10:25.

4- Como sãos os pais instruídos a criar os filhos?

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4.

Nota: “A religião é vida, e o lar religioso é aquele em que reina o amor. Amor que penetre todas as relações domésticas, manifestando-se por mil pequeninas expressões de atenção, bondade, abnegação e gentil cortesia.” Week-Day-Religion, J.R.Miller, p.83.

5- Com que fidelidade devem os pais ensinar os filhos a Palavra de Deus?

“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronómio 6:6,7.

6- Que valor tem a devida instrução dada na infância?

“Instrui o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

7- Desde quando foram as Escrituras ensinadas a Timóteo?

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus.” 2ª Timóteo 3:15.

Nota: O pai de Timóteo era grego, e a mãe judia. Desde pequenino haviam-lhe sido ensinadas as Escritura. A fé da sua mãe implantada mediante fiel instrução. 2ª Timóteo 1.5. A piedade, testemunha por ele no lar, exerceu modeladora influência na sua vida. Isto, com o conhecimento que possuía da Escrituras, habilitou-o a mais tarde assumir responsabilidade e a prestar serviço fiel na causa de Cristo. As suas instrutoras, no lar, cooperaram com Deus em prepará-lo para uma vida de utilidades. Assim deve ser em todo o lar.

8- Porque confiou Deus em Abraão, legando-lhe sagrada responsabilidade?

“Porque Eu tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo.” Génesis 18:19.

9- Onde quer que fosse, que princípio seguia Abraão?

“E edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.” Génesis 12:8 – ver Génesis 13:4; 21:33.

Nota: De muita importância é a maneira como é realizada o culto de família. Convém torná-lo tão aprazível que seja antecipado com alegria, mesmo pelas crianças menores. Muitas vezes é apresentado como uma obrigação, ou ritual que as crianças perdem o interesse. Alguns minutos de preparação devem anteceder o culto, de forma a torná-lo agradável e atractivo. Sugestão: Preparar previamente uma história bíblica, um ou mais cânticos preparados pelas crianças, mencionar as bênçãos que cada um recebeu de Deus naquele dia, e terminar com uma prece de gratidão e louvor.

10- Que instruções sugerem o dar graças pelo alimento diário?

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1ª Tessalonicenses 5:13.

Nota: Por regra, os filhos reflectem a vida e os princípios manifestados pelos pais. A razão de tantas crianças e jovens serem irreverentes e poucos interessados nas coisas espirituais, deve-se incoerências ou descrença dos próprios pais. Tal pai, tal filho. Num tempo como este, pais e mães devem erguer o coração a Deus em humilde súplica por eles e por seus filhos. A religião tem como fundamental escola o lar e não a igreja.
José Carlos Costa, pastor