24 de junho de 2013

Origem, História e Destino de Satanás – 3


Origem, História e Destino de Satanás – 3

1.   Qual foi o resultado da entrada do pecado no mundo?

Rª: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte. Rom. 5:12. “Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores.” Rom. 5:19. “Todo o mundo está no maligno.” 1º João 5:19. “Todos morrem em Adão.” 1ª Cor. 15:22.

2.   Que fez Satanás quando Cristo veio redimir o homem?

Rª: “E logo o Espírito O impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta  dias, tentado por Satanás.” Mat. 1:12,13. Ver também Mateus 4:1-11.

3.   Com que intensidade foi Cristo tentado por Satanás?

Rª: “Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Heb. 4:15.

4.   Que tem sofrido os fiéis seguidores de Cristo ao longo dos séculos?

Rª: “E quando o dragão (Satanás)) viu que fora lançado na Terra perseguiu a mulher (igreja/fiéis a Deus).” Apoc. 12:13.

Nota: muitos milhões dentre o povo de Deus têm sido mortos desde o começo da era cristã, pela perseguição pagã e papal, que sempre foi instigada por Satanás. Ver Dicionário Teológico da Buck, ou qualquer outro, comentário sobre a história da Igreja no assunto de perseguições.

5.   Irá a Igreja remanescente (Fiel) enfrentar a sua ira, e por quê?

Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17.

6.   Como enganará Satanás os homens nos últimos dias?

Rª: “E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta.” Apoc. 13:14

Nota: Isto, compreendemos, refere-se às manifestações espíritas e milagres a serem operados para confirmar os homens no erro e no engano.

7.   Que influenciará as nações para se congregarem para a grande batalha do Armagedom?

Rª: “São espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso.” Apoc. 16:14.

8.   Por que será permitido que os homens caiam assim nos enganos de Satanás?

Rª: “E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.  Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” 2ª Tes. 2:10-12. Ver 1ª Reis 22:20-23.

9.   Por quanto tempo ficará Satanás amarrado depois do segundo advento de Cristo?

Rª: “E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apoc. 20:1,2.

10.              Que acontecerá ao fim dos mil anos?

Rª “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” Apoc. 20:7,8.

Nota: A vida de maldade de Satanás principiou com a rebelião contra Deus no Céu, e acabará em rebelião contra Ele na Terra.

11.              Que acontecerá quando Satanás e as suas hostes cercarem o arraial dos santos?

Rª “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.” Apoc. 20:9.

12.              Qual será o destino final de Satanás?

Rª “Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.” Ezeq. 28:18,19.

Nota: Pensamentos confortador! Satanás, o pecado e pecador terão finalmente o seu fim, e não mais existirão. Deus terá então um Universo limpo.

13.              Porque participou Cristo da nossa natureza?

Rª “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Heb. 2:14.

14.              Que advertências são feitas aos cristãos em vista do ódio de Satanás a Deus e a tudo que é bom?

Rª “Sede sóbrios; vigia; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé.” 1ª Pedro 5.8,9. “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.

15.              Com que arma enfrentou Cristo, com êxito, as tentações de Satanás?

Rª A Palavra  de Deus. “Está escrito, … Está escrito, … Está escrito.” Mateus4:4-10.

Nota: A Palavra de Deus é a “espada do Espírito.” Ef. 6:17. Se Cristo com ela enfrentou e venceu o inimigo, também nós poderemos fazê-lo. Mas ninguém  poderá dela utilizar-se sem estar com ela familiarizado. Quão importante, pois, que a investiguemos, estudemos e conheçamos!

Decisão – Senhor, decido ter Cristo comigo onde quer que vá. Louvo-Te por venceres o maligno na cruz. Que o poder de Satanás seja, também, vencido na minha vida.

José Carlos Costa, pastor