10 de março de 2013

O CRENTE E A PROVIDÊNCIA DIVINA - B


"Se José não tivesse sido prisioneiro no Egitp, jamais teria sido o governante desse país. Os grilhões de ferro dos seus pés transformaram-se na corrente de ouro do seus pescoço." George Matheson
Fidelidade nas pequenas coisas
Quem não deseja ter um empregado que, na ausência do patrão, se porta de modo responsável em suas tarefas? Quem não deseja ter um relacionamento que, mesmo ausência do cônjuge, o outro se porta de modo respeitável e fiel? Todos nós passamos por momentos perigosos em que a nossa fidelidade ao que é certo e honesto é testada.
A pergunta é: nessas situações, temos sido aprovados ou reprovados? O ser humano tem a tendência de se revelar quando se encontra sozinho, quando ninguém está a observar. Muitas vezes, por mais que se esforcem, alguns não conseguem ser fiéis ao que é certo.
Mas há também os que conseguem prevalecer. José foi um homem fiel e íntegro (veja parte de sua história em Génesis 39:1-23). Por ser invejado por seus irmãos, ele foi lançado num poço vazio e sem água (Génesis 37:24).
Logo após este fato, José foi parar ao Egito, vendido como escravo aos ismaelitas que posteriormente o venderam a Potifar, oficial de faraó e capitão da guarda (Génesis 37:24-36).
Eis aí um jovem que tinha motivos de sobra para se revoltar contra os irmãos e contra a sua difícil realidade. Mas apesar de ser rejeitado por parte da família, Deus amava José e tinha um grande plano para a sua vida. Na casa de Potifar, ele tornou-se administrador de seus bens.
Génesis 39:4  diz que Potifar confiou a José tudo o que possuía. Fidelidade leva a novas oportunidades e responsabilidades. José fazia a diferença onde se encontrava. Por quê? Porque Deus estava com ele. José não era um homem religioso, ele era um homem que tinha relacionamento com Deus. Era um homem transformado.
Por causa da honestidade de José até a casa de Potifar foi abençoada. Até mesmo na área sexual José permaneceu íntegro aos princípios do Senhor, mesmo sendo solteiro, atraente e de boa aparência. Certa vez, a mulher de Potifar o cobiçou e o convidou para uma aventura amorosa.
Ele se recusou mesmo diante da insistência dela. O momento era tentador, ninguém estava a ver, mas José disse não, pois ele tinha temor a Deus. Foi por temor e amor ao Senhor que ele recusou um convite em que infelizmente muitos estão enlaçados nos dias de hoje.
Apesar de ter tomado esta atitude tão admirável, José passou por situações constrangedoras e injustas mais tarde, mas no final da sua história, Deus o honrou de modo grandioso.
 
O crente para usufruir os cuidados providenciais de Deus na sua vida, tem responsabilidades a cumprir, conforme a Bíblia revela:

1. Ele deve obedecer a Deus e à sua vontade revelada. No caso de José, por exemplo, fica claro que por ele honrar a Deus, mediante sua vida de obediência, Deus o honrou ao estar com ele (Gén. 39.2,3,21,23). Semelhantemente, para o próprio Jesus desfrutar do cuidado divino protetor ante as intenções assassinas do rei Herodes, os seus pais terrenos tiveram de obedecer a Deus e fugir para o Egito (Mt 2.13). Aqueles que temem a Deus e o reconhecem em todos os seus caminhos têm a promessa de que Deus endireitará as suas veredas (Pv 3.5-7).

2. Na sua providência, Deus dirige os assuntos da igreja e de cada um de nós como seus servos. O crente deve estar em constante harmonia com a vontade de Deus para a sua vida, servindo-o e ajudando outras pessoas em nome Jesus (At 18.9,10; 23.11;26.15-18;27.22-24).
 
3. Devemos amar a Deus e submeter-nos pela fé em Cristo, se quisermos que Ele opere para o nosso bem em todas as coisas (Rm 8.28).
 
Para termos sobre nós o cuidado de Deus quando em aflição, devemos clamar ao Senhor em oração e fé perseverante. Pela oração e confiança em Deus, experimentamos a sua paz (Fp 4.6,7), recebemos a sua força (Ef 3.16; Fp 4.13), a misericórdia, a graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4.16; Fp 4.6). Tal oração de fé pode ser em nosso próprio favor ou em favor do próximo (Rm 15.30-32; Cl 4.3).
 

Vale a pena ser fiel nos mínimos detalhes. Vale a pena se portar de modo conveniente e digno em
situações de tentação. José foi fiel. Com seu testemunho de vida, Deus foi glorificado.
Será que isto acontece em sua vida? O Deus que você serve está aprovando ou não suas atitudes? Com muito ou pouco dinheiro, com aplausos ou sem aplausos, promovido ou não no emprego, seja fiel em todas as circunstâncias, pois todo grande sucesso é fruto de um pequeno sucesso.