2 de dezembro de 2012

A SABEDORIA É A COISA PRINCIPAL


Este Sábado à saída da igreja estive a falar com um jovem amigo. Sabendo que ele tem dedicado os últimos anos aos estudos universitários, disse: “Então, soube que tu és catedrático.” Resposta pronta e inteligente: “Não sou, mas para lá caminho.” E acrescentou algo de surpreendente, tinha feito um doutoramento numa das áreas da biologia, era investigador, professor e fazia parte do júri dos que fazem doutoramento. “Sabe eu discuto com Deus”, surpreendido questionei “discutes com Deus?” Cita o seguinte versículo: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1: 5) “Essa é minha discussão com Deus, peço-Lhe sabedoria e faço a minha parte e tudo tem sido muito fácil. E mais, continuo a estudar, estou no terceiro ano de medicina.” Que sabedoria a deste jovem! Sendo sábio reconhece que Deus é a Fonte da Sabedoria.
Foi na base desta conversa que nasceu este estudo da Bíblia, faço votos que gostem e se enriqueçam com a Palavra de Deus.
1.      Por que nos exorta a Bíblia a adquirir sabedoria?
Rª: “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” Prov. 4:7.
Nota: A sabedoria implica a capacidade de ajuizar sabiamente e tratar com sagacidade. É conhecimento, com capacidade para fazer uso dele. Alguém pode ter conhecimento abundante, e ao mesmo tempo possuir pouca sabedoria.
2.      Quanto valor tem a sabedoria?
Rª: “Mais preciosa é do que os rubi, e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela.” Prov. 3:15.
3.      Que bênçãos se seguem à aquisição da sabedoria?
Rª: “Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.” Prov. 4:8,9.
4.      Quem concede a sabedoria?
Rª: “O Senhor dá a sabedoria.” Prov. 2:6.
Nota: Aquele jovem (da igreja adventista do sétimo dia do Porto) tem razão em “discutir” com Deus “O Senhor dá a sabedoria.”
5.      Ao tornar-se rei, que pediu Salomão que o Senhor lhe desse?
Rª: “Dá-me pois agora sabedoria e conhecimento.” 2ª Crónicas 1:10.
6.      Como atendeu o Senhor a esse pedido?
Rª: “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa.” 1ª Reis 3:10 ver 1ª Reis 3:11-13.
7.      Qual é o principio da sabedoria?
Rª: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.” Salmo 111:10.
Nota: Na verdade este jovem que mencionei, nunca alterou o seu comportamento, foi sempre uma pessoa disponível para as actividades da igreja e no tratamento com todos sejam estes jovens ou menos jovens. Ele tem “o temor do Senhor”.
8.      Que efeito exerce a verdadeira sabedoria na aparência pessoal?
Rª: “A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto.” Ecl. 8:1.
9.      Em que sentido disse Cristo que os filhos deste mundo sobrepujam aos filhos da luz?
Rª: “Porque os filhos deste século são mais sábios na sua geração do que os filhos da luz.” Lucas 16:8.
Nota: Isto é, mostram mais prudência, mas astúcia e mais inteligência no tocante a seus negócios, do que os cristãos quanto ao que concerne ao reino de Deus. “Mostram mais perícia, estudam mais planos, experimentam mais meios, para angariarem recursos para si próprios, do que o fazem os filhos da luz para promover os interesses do reino de Deus.” Dr. Alberto Barnes.
10.  Em que disse o apóstolo quere que fôssemos sábios, e em que fôssemos símplices?
Rª: “Quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal.” Rom. 16:19.
11.  Quantas espécies de sabedoria há?
Rª: “Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, …Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” 1ª Cor. 2:6,7.
12.               Como é considerada por Deus a sabedoria mundana?
Rª: “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.” 1ª Cor. 3:19
13.               Que carácter tem a sabedoria que provém de Deus?
Rª: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” Tiago 3:17.
14.               Que sabedoria podem fornecer as Escrituras?
Rª: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 1ª Tim. 3:15.
Nota: “O verdadeiro sábio não discute nem se defende. Fala ou escuta, afirma ou procura penetrar o sentido das coisas.” Keyserling
Deus o abençoe com a sabedoria do Alto. Amem.

José Carlos Costa, pastor