Bem disse Charles C.Cotton: “O maior inimigo da verdade é o tempo; a sua grande inimiga é o preconceito; e a sua constante companheira é a humildade.”
1. O que é a verdade?
Rª. “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.” João 17:17
Nota: Gr. hagiázõ, “considerar santo”, “apartar para fins sagrados”. Os discípulos deviam ser consagrados para cumprir a tarefa que lhes seria confiada por Cristo. A santidade é um dos atributos de Deus (1ª Ped. 1:16). Portanto, desejar ser apartado para fins sagrados, é desejar entrar no plano de Deus, não só ser salvo ma meio pelo qual Deus salvará outros.
A verdade. Há uma definição da verdade (8:32). A Palavra de Deus é declarada a “verdade”. As Escrituras revelam o carácter de Deus e de Jesus Cristo. Estas verdades da Palavra de Deus são incorporadas no nosso viver fazendo parte da nossa vida.
2. A que conhecimento quer Deus cheguem todos os homens?
Rª. “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1ª Timóteo 2:4
3. Como deve a verdade ser acariciada?
Rª. “Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento.” Provérbios 23:23
Nota: “compra a verdade”. A verdade é um tesouro que se deve adquirir sem olhar ao preço, e dela nunca devemos desistir. A necessidade de ver claramente a aplicação dos princípios da verdade inscritos na vida, exige estudo e atenção diligente, bem como uma boa disposição para reconhecer os erros. Quanto mais se aproxima uma pessoa do Salvador e mais estuda a Palavra de Deus, tanto melhor compreende a verdadeira natureza das coisas. Se o egoísmo se introduz no coração de imediato os olhos ficam nublados para as realidades espirituais; o fim é o obter vantagens temporais; vende-se a verdade; e o que a vende, fica em perigo. Permite-se um espírito de auto-desculpa e de comiseração; o momento chega quando se perde a compreensão do valor da verdade; e a consequência é a perdição. Poucos se dão conta do perigo em mentir-se a si próprio (entrar na permissividade) e o baixo preço com que vendem a verdade e consequentemente se perde a vida eterna.
4. Reconhece a Bíblia o que se pode chamar a “verdade presente”?
Rª. “Pelo que estarei sempre pronto para vos lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e estejais confirmados na verdade presente.” 2ª Pedro 1:12
Nota: ou “a verdade que está presente (em vós); quer dizer, a verdade que foi ensinada aos leitores de Pedro. A ”verdade” (alêtheia) refere-se a todo o conjunto de ensinamentos cristãos nos quais os crentes tinham sido ensinados e que conheciam (João 8:32).
Tais verdades são aplicáveis em todas as eras; e são portanto presente verdade para toda a geração; outras são de carácter especial, e aplicam-se unicamente a uma geração. Não são, no entanto, de modo nenhum menos importantes por esse motivo; pois da sua aceitação ou rejeição depende para as pessoas dessa época o salvarem-se ou perderem-se. Desta espécie era a mensagem de Noé, de um dilúvio por vir. Para a geração a quem foi pregada, aquela mensagem era verdade presente; para as gerações posteriores, ela tem sido verdade passada, e não uma mensagem actual, probante. Semelhantemente, houvesse a mensagem do primeiro advento de João Baptista, de que o Messias estava às portas, sido proclamada uma geração antes ou depois do tempo de João, e não teria sido aplicável – não teria sido verdade presente. O povo da geração anterior não teria vivido para ver-lhe o cumprimento, e para os que vivessem depois teria sido fora de lugar. Não é assim com as verdades gerais; como o amor, a fé, a esperança, o arrependimento, a obediência, a justiça e a misericórdia. Estas são sempre oportunas, e de carácter salvador. As presentes verdades no entanto; incluem sempre todas essas, sendo assim de carácter salvador, e de importância vital.
5. Verdades presentes.
Textos: Génesis 6:13,14; Hebreus 11:7; 1ª Pedro 3:20; Jonas 3:3-4; João 1:6,7,23.
• Que disse Cristo dos que rejeitaram a mensagem de João: “E todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo batizados por ele.” Lucas 7:29,30.
• Nota: Isto é, honraram a Deus por esse acto (v.29), que mostrava fé na verdade divina para aquele tempo.
6. O povo escolhido de Deus recebeu a Cristo, quando Este veio ao mundo?
Rª. “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” João 1:11 (João 9:29).
7. Deverá haver uma mensagem especial para os últimos dias?
Rª. “Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo.” Mateus 24:44-46
Nota: Nos últimos dias sairá uma mensagem que será “sustento a seu tempo” para o povo. Ela deve ser a advertência quanto à próxima vinda do Senhor, e a preparação necessária para com Ele se encontrar. A vinda de Cristo em glória tem sido a esperança dos fiéis de todos os séculos.
Lutero declarou: “Estou persuadido de que o dia do juízo não tardará nem trezentos anos. Deus não há de, não pode sofrer por muito mais tempo este mundo ímpio. Aproxima-se o grande dia em que será subvertido o reino das abominações.”
8. Qual será o tema principal da finam mensagem evangélica?
Rª. “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:7-10
9. Como são descritos os que aceitam essa mensagem?
Rª. “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
10. Com que zelo deve essa obra levada avante?
Rª. “Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha.” Lucas 14:23
Conclusão: Esta obra está a ser no presente executada. Em toda a parte do mundo ouve-se o som dessa mensagem final, e o povo está a ser instado a aceitá-la, e a preparar-se para a vinda e o reino de Cristo.
Quer fazer parte deste povo? Tome a sua decisão e comece como Noé a construir sobre a Verdade Presente.