22 de outubro de 2013

QUAL É O ESTADO DO HOMEM NA MORTE?

1-    Por meio de que figura representa a Bíblia a morte?
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança.” 1ª Tessalonicenses 4:13 – ver 1ª Coríntios 15:18-20; João 11:11-14.
Nota: No nosso sono profundo estamos inteiramente inconscientes; o tempo passa sem termos consciência; e as funções mentais, activas quando se tem consciência, ficam inteiramente suspensas.
2-    Onde dormem os mortos?
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão.” Daniel 12:2 – ver Eclesiastes 3:20; 9:10.
3-    Por quanto tempo dormirão os mortos na sepultura?
“Assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem se erguerá do seu sono.” Job 14:12.
4-    Que disse Job esperar depois da morte?
“Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias do meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.” Job 14:14.
5-    Onde disse Job que haveria de esperar?
Se eu olhar a sepultura como a minha casa; se nas trevas estender a minha cama.” Job 17:13.
Nota: O original hebraico para “sepultura” é sheol, que significa, entre outras coisas, um lugar escuro, côncavo, subterrâneo, empregue com referência à habitação dos mortos em geral, sem distinção entre bons e maus.
A mesma palavra é outras vezes traduzida por inferno. Algumas versões modernas, para não terem de escolher entre as palavras sepultura e inferno, deixam a palavra como está no original, isto é, sheol, no Velho Testamento e fazem o mesmo com a palavra correspondente, Hades, no Novo Testamento. Convém lembrar que inferno no Velho Testamento significa invariavelmente sheol, isto é, um lugar de trevas e silêncio, e não de tormento e fogo.
6- Sendo esse o estado dos mortos, que sabe acerca dos que estão vivos?
“Os seus filhos estão em honra, sem que ele o saiba; ou ficam em desgraça, sem que ele o perceba.” Job 14:21.
7-    Que acontece, na morte, aos pensamentos do homem?
“Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmo 146:4.
8-    Sabem os mortos alguma coisa?
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos nãos sabem coisa nenhuma, …a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5.
9-    Têm os mortos qualquer participação nas coisas terrestres?
“Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:6.
Nota: Se a pessoa continuasse consciente após a morte, teria conhecimento do progresso ou desonra dos seus filhos. Mas Job diz que os mortos não sabem nada. E mais do que isso, na morte, a pessoa perde os atributos do espírito – amor, ódio, inveja etc. torna-se portanto evidente que os seus pensamentos perecem, e que nenhuma participação tem nas coisas deste mundo. Mas se, como alguns pensam e sustentam, as faculdades do pensamento humano continuam depois da morte, ele vive então; e se vive, estará nalgum lugar. Onde está? No Céu, ou no inferno? Se ao morrer vai para qualquer desses lugares, que necessidade haverá de um juízo futuro, ou de uma ressurreição, ou da segunda vinda de Cristo? Se o juízo não ocorre por ocasião da morte, mas o homem entra logo no gozo da sua recompensa, então a recompensa precede o seu julgamento, e haveria a possibilidade de alguns, ao morrerem, irem para um lugar errado, tendo depois a necessidade de serem mandados para outro, depois de terem estado na bem-aventurança ou em tormento durante séculos, talvez.
10- Que diz o salmista quanto aos mortos louvarem a Deus?
“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17.
11- Morto alguém, o que sabe acerca de Deus?
“Porque na morte não há lembrança de Ti.” Salmo 6:6.
Nota: Não há sequer memória de Deus. Como já se viu, os ensinos bíblicos apresentam os mortos como se estivessem a dormir. Caso estivessem no Céu ou no inferno, sido correcto terem essa consciências? Lázaro, a quem Jesus amava, estava no Céu, quando o Salvador disse: “Lázaro, o nosso amigo dorme.” João 11:11. Se assim fosse, chamá-lo à vida teria sido retirá-lo da bem-aventurança do Céu, a que tinha direito. A parábola do rico e de Lázaro, registada em São Lucas 16, foi apresentada para ensinar, não o estado consciente na morte, mas que a riqueza de nada servirá no juízo, a menos que haja sido usada para fins rectos e de beneficência, e que a pobreza não excluirá ninguém do Céu.
12- Os justos mortos, não estarão no Céu?
“Porque David não subiu aos Céus.” Actos 2:34.
13- Que é necessário acontecer antes dos mortos poderem louvar a Deus?
“Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.” Isaías 26:19.
14- Quando disse David que se satisfaria?
“Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfazer-me-ei da Tua semelhança quando acordar.” Salmo 17:15.
15- Se não houvesse ressurreição dos mortos, que aconteceria aos que dormissem em Cristo?
“Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou, e, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.” 1ª Coríntios 15:16-18.
16- Quando ocorrerá a ressurreição dos justos?
“Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1ª Tessalonicenses 4:16.
Conclusão: Deve ser um pensamento confortante para todos quantos perderam os seus queridos que morreram em pecado, o saberem que eles não estão a sofrer no tormento, mas, como todo os outros mortos, estão tranquilamente a repousar na sepultura. Job 3:17.
Por outro lado, a felicidade que se pudesse gozar no Céu seria desfeita caso se pudesse olhar a terra e ver amigos e parentes a sofrer perseguição, necessidade, frio e fome, ou a chorarem os seus mortos. Os caminhos de Deus são os melhores, isto é, que toda a percepção, sensação, actividade, pensamento e consciente cessam por ocasião da morte, e que todos devem esperar a ressurreição para entrar no gozo da vida e da recompensa eterna. Ver Hebreus 11:39,40.

José Carlos Costa, pastor