1-
Qual
é, da parte de Deus, a base da justificação?
“Para que, sendo justificados pela Sua
graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tiago 3:7
2-
Qual
é o meio por que essa graça justificadora se torna proveitosa ao pecador?
“Logo muito mais agora, sendo
justificados pelo Seu (de Cristo) sangue, seremos por Ele salvos da ira.”
Romanos 5:9
3-
De
que maneira nos apossamos da justificação?
“Concluímos pois que o homem é
justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:28
4-
Qual
é o único meio através do qual os pecadores podem ser justificados, ou tornados
justos?
“Sabendo que o homem não é justificado
pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo , temos também crido em Jesus Cristo , para
sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto
pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gálatas 2:16
5-
Que
exemplo positivo torna claro o sentido dessa doutrina?
“Então o levou fora, disse: Olha agora
para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será
a tua semente. E creu ele (Abraão) no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça.”
Génesis 15:5,6
6-
Como
é definida a justiça assim alcançada?
“E seja achado n´Ele, não tendo a
minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a
justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:9
7-
Sobre
que base é garantida a justificação?
“E não foi assim o dom como a ofensa,
por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para a justificação.”
Romanos 5:16
8-
Porque
motivo o que faz qualquer obra recebe a recompensa?
“Ora àquele que faz qualquer obra não
lhe é imputado o galardão segundo a graça mas segundo a dívida.” Romanos 4:4
9-
Sob
que condição é a fé imputada como justiça?
“Mas aquele que não pratica, mas crê
n´Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” Romanos
4:5
10- Como é que a graça, como base de
justificação, exclui a justiça pelas obras?
“E se isto é por graça já não é pelas
obras: de outra maneira, a graça já não é graça: se porém é pelas obras, já não
há mais graça: doutra maneira a obra já não é obra.” Romanos 11:6
11- De que maneira devem ser justificados
tanto os judeus como os gentios?
“É porventura Deus somente dos judeus?
E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se Deus é um só,
que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” Romanos
3:29,30
José Carlos Costa, pastor