“A lei e o evangelho, revelados
na Palavra, devem ser pregados ao povo; pois a lei e o evangelho combinados,
convencerão do pecado. A lei de Deus, conquanto condene o pecado, aponta o
evangelho, revelando a Jesus Cristo, em quem "habita corporalmente toda a
plenitude da divindade". Col. 2:9. O esplendor do evangelho reflete a sua
luz sobre a era judaica, dando sentido a toda a dispensação judaica de tipos e
sombras. Assim, tanto a lei quanto o evangelho, estão amalgamados.” Evangelismo
(E.G.White) 231.
1. Qual
é um dos usos da Lei?
Rª: “Por isso
nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei
vem o conhecimento do pecado.” Rom. 3:20
2. Tornando
assim conhecido o pecado, e a consequente necessidade de um Salvador, que parte
desempenha a Lei?
Rª: “De maneira
que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé
fôssemos justificados.” Gál. 3:24
3. Que
declara ser o Evangelho?
Rª: “Porque não
me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de
todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Rom. 1: 16.
4. Qual
é a significação do nome aplicado pelo anjo ao Salvador antes do Seu
nascimento?
Rª: “E dará à
luz um filho e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos
seus pecados.” Mat. 1:21.
5. Em
que há poder para salvar do pecado revelado?
Rª: “Mas nós
pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para
os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes
pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1ª Cor. 1:23,24.
6. Que
foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?
Rª: “Então
disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em
fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.”
Salmo 7,8.
7. Qual
é a primeira promessa do novo concerto?
Rª: “Porque esta
é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor;
Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu
lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.” Heb. 8:10
8. Qual
é a relação de Cristo para com o novo concerto?
Rª: “Mas agora
alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor
aliança que está confirmada em melhores promessas.” Heb. 8: 6
9. Como
é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?
Rª: “Porque todo
o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era
necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. Ora, se ele
estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que
oferecem dons segundo a lei.” Heb. 8:3,4.
10. Que é
necessário da parte do indivíduo a fim de receber o benefício da obra de
Cristo?
Rª: “Visto que
com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a
salvação.” Romanos 10:10
11. Que confiou
S. Paulo conseguir, pela fé em Cristo?
Rª: “E, na
verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do
conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e
seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela
fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:8,9.
12. Que relação
mantém a lei para com esta justiça?
Rª: “Mas agora
se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos
profetas.” Rom. 3:21
13. Anula-se a
lei pela fé que traz a justiça?
Rª: “Anulamos,
pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Rom. 3:31
Nota: A lei
revela a perfeição de carácter requerida, dando assim a conhecer o pecado; e,
porém, impotente quanto a conferir o carácter exigido. No evangelho, a lei,
primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a “lei do Espírito de
vida em Cristo Jesus,” e transfere-se assim para o coração do crente, no qual
Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto, quanto
a ser a lei escrita no coração. Isso é uma genuína experiência de justiça pela
fé – uma justiça testificada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a
lei. Vê-se assim que o evangelho é a providência tomada para restaurar a lei em
seu luar no coração e na vida daquele que crê em Cristo, e aceita a sua obra
mediadora. Uma fé semelhante, em vez de anular a lei, confirma-a no coração do
crente. O evangelho, portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e
mantém a lei em Cristo.
José Carlos Costa, pastor