10 de dezembro de 2012

COMPREENDENDO A VONTADE DE DEUS


Já se deparou com uma decisão muito importante a ser tomada e imaginou como entender a vontade de Deus? Qual a diferença entre o impulso humano para fazer alfo e a convicção divina de que deve fazê-lo? É possível distinguir a sua própria vontade de Deus em alguma situação? Este estudo bíblico mostrará princípios bíblicos que oferecem respostas para essas perguntas. Aprenderemos como discernir a voz de Deus e a compreender os Seus planos para a nossa vida.
1.        Leia a experiência de Jesus no Getsémani em Mateus 26:36-42
Texto bíblico: 36  Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsémani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
37  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
39  E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
40  E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
2.        Compare este texto com atitude de Jesus em João 8:29
Texto bíblico: João 8:29  E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Comentário pessoal: Jesus desejava fazer a vontade do Pai, mesmo que esta conflituasse com a Sua vontade. o Salvador estava comprometido a agradar a Deus em todas as circunstâncias da vida. Se quisermos muito que as coisas sejam da nossa maneira, Deus permitirá que assim seja. Mas não experimentaremos a alegria de conhecer a vontade de Deus. Para compreender a Sua vontade, devemos submeter a nossa opinião pessoal e as coisas que desejamos, e seguir na direcção que Ele indicar, fazendo tudo o que Ele pedir.
3.        Leia João 14:26 (cf. 16:13 e 2 Timóteo 3:16). Que dois guias divinos nos ajudarão a tomar decisões?
Texto bíblico: João 14:26  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Comentário pessoal: Deus não nos deixou sozinhos no processo de tomar decisões. Ele nos deu o testemunho do Seu Espírito Santo e o testemunho da Sua Palavra. Quando buscamos a vontade de deus com o desejo de Lhe agradar, o Espírito Santo nos guiará. o Espírito Santo, muitas vezes, nos guia por meio da Palavra de Deus, a Bíblia; de fato, o Espírito nunca nos leva a fazer nada que seja contrário à Palavra de Deus. Embora a Bíblia não aborde directamente o nosso problema específico, oferece-nos princípios que nos ajudam no processo de tomar decisões. Quando nos deparamos com uma decisão, o Espírito Santo nos ajudará a discernir os princípios bíblicos em resposta às nossas orações que impactará as nossas decisões.
4.        Que promessas tranquilizadoras e de esperança Deus nos dá em Tiago 1:5 (cf. 1 João 5:14,15) em relação ao processo de tomada de decisões?
Texto bíblico: Tiago 1:5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Comentário pessoal: Quando buscamos compreender a vontade de Deus em oração, Ele promete nos dar sabedoria. em oração, reconhecemos a nossa total dependência de Deus.
5.        Quando não temos a certeza do caminho no qual Deus nos está a guiar, como muitas vezes Deus nos guia? Leia Provérbios 15:22 (cf. 23:2).
Texto bíblico: Provérbios 15: 22  Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. (não esqueça que deve conferir com a sua Bíblia).
Comentário pessoal: Muitas vezes Deus nos guia a amigos bons e cristãos para nos dar conselhos sábios. às vezes precisamos de uma perspectiva ou visão mais amplas, que podem ser oferecidas por um amigo, pastor, professor ou confidente.
6.        Para tomarmos decisões sábias, devemos observar como Deus está guiando e atentarmos para as portas abertas pela Sua providência. Leia Provérbios 23:26 e compare os princípios ali encontrados com os da experiência do apóstolo Paulo ao pregar o evangelho em 2 Coríntios 2:12:14.
Texto bíblico: 12  Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no SENHOR,
13  Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedónia.
14  E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Comentário pessoal: Como soube Paulo o modo como Deus queria que ele agisse? ao observarmos cuidadosamente a direcção de Deus, também poderemos vê-Lo abrindo e fechando portas. isso nos ajudará a discernir a Sua vontade.
7.        Que princípios de João 12:35 você descobre ao conhecer a vontade de Deus? Quão importante é obedecer ao desejo de caminhar na luz que Ele nos oferece hoje, para que saibamos para onde Ele nos levará no futuro?
Texto bíblico: João 12: 35  Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Comentário pessoal: A fidelidade em “caminhar na luz” que Deus nos dá hoje é uma das melhores maneiras de assegurar-nos que compreenderemos a Sua vontade no futuro. Se falharmos em viver de acordo com a luz que Ele tem nos dado hoje, podemos ficar confusos quanto a discernir os Seus caminhos e acabamos “caminhado nas trevas”.
Ao nos comprometermos a fazer tudo o que Deus pedir em nossa vida e desejarmos agradar-Lhe em todas as coisas – podemos confiar que Ele nos guiará. ele não nos deixa sozinhos no processo de tomar decisões. o Espírito Santo nos dará  uma convicção profunda e saberemos em que direcção seguir. Ele prometeu nos guiar e podemos confiar em Sua Palavra (Sl. 32:8; Is. 58:11).
Mark Finley
preparado por José Carlos Costa
GALERIA DE ESTUDOS BÍBLICOS