6 de dezembro de 2012

A CONSUMAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

"QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.” (I Coríntios 4: 1)
Nota: “mistérios de Deus.” (gr. mustérion, Rom. 11:25; 1 Cor. 2:7). Os planos de Deus para restaurar a harmonia do homem com a Divindade, no passado só foram entendidos indistintamente, mas agora, foram revelados mediante Jesus Cristo (Ef. 3:9-11; Col. 1:25-27). Os obreiros de Cristo têm a missão de apresentar com clareza as sublimes verdades do Evangelho do Evangelho a todos os homens (Mat. 28:19-20; Mar. 16:15); devem trabalhar para que se satisfaçam as necessidades de cada alma que esteja em busca da salvação. Esta responsabilidade repousa sobre cada crente fiel em Jesus.
Neste estudo sobre “A Consumação do Mistério de Deus”, vamos abordar o tema da perspertiva escatológica. Cremos que muitos dos nossos leitores apreciarão esta abordagem e esperamos a unção do Espírito Santo para este estudo.
1.      No seguimento da descrição da sexta (http://estudoprofecias.blogspot.pt/2012/10/apocalipse-uma-teologia-dos-selos-e-das.html ) trombeta, que viu João?
Rª: “E VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo.” Apoc. 10:1.
2.      Que tinha o anjo na mão?
Rª: “E tinha na sua mão um livrinho.” Apoc. 10:2
Nota: O livro de Daniel, que devia ser “selado” ou fechado, até ao tempo do fim, é sem dúvida aqui mencionado. Ver Daniel 12:4 e 9. Todos os fiéis do fim do tempo devem apresentar esta poderosa mensagem de salvação aos homens da Terra. Quer creiam quer não, eles devem saber que este é o Evangelho a ser proclamado no Alto Clamor.
3.      Que solene anúncio fez esse anjo?
Rª: “E o anjo que vi… levantou a sua mão ao céu, e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, … que não haveria mais demora.” Apoc. 10:5 e 6.
Nota: Levanta-te povo do Senhor e pregue a mensagem de Apocalipse 14:8-11. Não tempo literal nem tempo de prova, mas tempo profético. O período dos 2.300 dias, que terminou em 1844, deve ser o aqui referido. Nenhum outro período profético da Bíblia vai além desse. Que esperas?
4.      Nos dias da voz do sétimo anjo, que disse o anjo deveria ser cumprido?
Rª: “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” Apoc. 10:7.
Nota: O segredo ou mistério de Deus é o evangelho. Efés. 3:1-6; Gal. 1:11 e 12. O evangelho, então, deverá ser consumado quando soar a sétima trombeta.
5.      Que foi dito a João que fizesse com o livrinho?
Rª: “Vai e toma o livrinho aberto na mão do anjo … Toma-o e come-o.” Apoc. 10:8 e 9.
6.      Qual deveria ser o resultado de comer o livrinho?
Rª: “E ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como o mel.” Apoc. 10:9, últ. parte.
7.      Que diz o apóstolo de sua experiência neste assunto?
Rª: “E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.”
Nota: De modo frisante é aqui predita a experiência dos que proclamaram a mensagem de advento e da hora do juízo de 1843-44. Jubilosos na esperança de que Cristo viesse então, como os primeiros discípulos em relação ao Seu primeiro advento (Lucas 24:21; Atos 1:6,7), foram amargamente desapontados, e acharam que havia ainda uma obra a ser por eles feita, como aconteceu com os primitivos discípulos depois da crucifixão, ressurreição e ascensão de Cristo.
8.      Que palavras do anjo a João mostram que tanto o tempo literal como o de prova deveria continuar por algum tempo ainda, e que Deus tinha ainda outra mensagem pra o mundo?
Rª: “E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apoc. 10:11.
Nota: A mensagem de Apocalipse10:11 é a mesma de Apoc. 14:6 e 7; e a mensagem posterior de Apoc. 14:8-12 vem em resposta à ordem; “Importa que profetizes outra vez”,” de Apoc. 10:11. Todas elas, porém, são mensagens dos últimos dias, e indicam que o fim de todas as coisas está próximo.
Estamos nós prontos? Derrame o Espirito Santo sobre os seus mensageiros. Amem.
José Carlos Costa, pastor