16 de setembro de 2014

ESTUDO ENTRE OS ENSINOS DE ZOROASTRO E A BÍBLIA SOBRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO (25)

Introdução: Este estudo remete para uma breve história sobre Zaratustra, também conhecido como Zoasater (Zoroastro), nome como se designa o profeta da antiga Pérsia, correntemente chamado Zaratustra. Tradicionalmente fixou-se a data do seu nascimento pelo ano 600 a.C. muitos investigadores atuais tendem fixá-lo no ano de 1500 a.C. A aceitar esta data Zoroastro seria um dos primeiros grandes “profetas” das religiões do mundo.
Pouco se sabe da vida do profeta: foi um sacerdote que casou e teve vários filhos. Descendentes da primeira onda de indo-arianos. Aos trinta anos teve a primeira das visões que o induziram a pregar uma nova mensagem. Passadas as primeiras dificuldades, a religião de Zoroastro estendeu-se por toda a Pérsia (Irão), chegando a ser a religião oficial do seu vasto império. Influenciando todas as culturas da época.
Praticamente tudo o que chegou até nós sobre Zoroastro está contido nos 17 hinos, conhecidos como os Gathas. É evidente que o profeta ensinou muito mais do que isto, mas o que sobreviveu reduz-se a um fragmento posto em verso para ajudar a memorizar as palavras numa época e região onde a escrita era desconhecida. Estes hinos, são hoje a parte central de um ato importante de culto (yasna). É nesta metodologia da repetição e memorização que a Igreja Roma se inspira para introduzir a “missa”, “rezas” e demais rituais.
As características e traços mais importantes da doutrina de Zoroastro são os seguintes:
1.      Sinal marcadamente pessoal da rua religiosidade: homens e mulheres têm uma responsabilidade pessoal para escolher o bem e o mal.
Comentário 1: A Bíblia já dizia - “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronómio 30:19
O texto bíblico coloca o homem como do decisor ou seja o que “escolhe”, “a vida e a morte”.
2.      Serão julgados na outra vida conforme tiverem exercido o seu livre arbítrio: aqueles cujos pensamentos, palavras e boas obras superem os seus maus atos irão pra o paraíso, qualquer que seja a sua condição social. Aqueles cujos pensamentos, palavras e más obras superem o bem realizado irão para o inferno.
Comentário 1: Está certo que as consequências serão imputadas ao transgressor (Rom. 3:23), vamos ver alguns textos.
·         "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Eclesiastes 12: 13)
·         "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” (Romanos 3: 31)
·         "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (I Coríntios 13: 3)
As boas obras devem se consequência de uma conversão a Deus. Entrega ao Criador.
3.      Uma vontade decidida de adorar ídolos, pessoas que já tinham partido para o paraíso. De lutar contra
o mal, simbolizada por uma camisa sagrada feita de algodão branco, parecida com uma pequena túnica. Era a veste simbólica que todos os crentes eram obrigados a usar depois da sua iniciação.

Comentário: 1 A Bíblia reprova a adoração de imagens ver; “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êxodo 20:3-5.
A igreja Romana inspirou-se neste costume para introduzir imagens nas igrejas e nas casas dos fiéis.
Comentário: 2 Quantos intercessores temos no cristianismo? ver; “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1ª Timóteo 2:5.
Comentário: 3 Lembramos as roupas brancas na comunhão e as vestes usadas pelos oficiais da igreja romana. Não consta que Jesus ou os apóstolos andassem vestidos de forma diferente aos costumes da época.
4.      Deus é o criador plenamente bom de todas as coisas, do sol, da lua e das estrelas, do mundo material e espiritual, do homem e dos animais. Deus é o Senhor Sábio espiritual (Ahura Mazda), o soberano bondoso, o amigo de todos os homens.
Comentário: 1 Este ensinamento encontra total eco nas Sagradas Escrituras. Ver; “NO princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Génesis 1:1-2. (ler todo o capítulo 1 de Génesis)
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Génesis 1: 27)
"Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite;" (Jó 35: 10)
"Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.” (Isaías 42: 5)
"Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.” (Marcos 13: 19)
"E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;" (Efésios 3: 9)
Não resta a menor dúvida que Zoroastro conhecia quem tinha criado os céus, a terra, o mar e os que neles habitam. Admitindo que ele tenha vivido 1500 anos antes de Cristo, este conhecimento era passado de forma oral ou eventualmente ele tinha já algum conhecimento da Tora.
5.      Deus não é o responsável pelo mal que existe no mundo; este vem do Espírito Destruidor (Angra Mainyu), de natureza violenta e destrutiva. Foi ele que criou os demónios.
Comentário: 1 Esta doutrina ensinada por  Zoroastro tem fundamento bíblico total e parcial. Ver: "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” (Jó 1 : 7 cf. Cap.2)
Nota 1: Este foi o primeiro livro escrito por Moisés. Pode aqui também deduzir-se que para além do conhecimento oral este livro seria em parte conhecido de Zoroastro ou pelos menos o conceito que Deus inspirou a Moisés, este por sua vez tinha todos os conhecimentos do Egito e não seria de estranhar que falasse todas estas línguas com quem o Egito tinha relações.
Outros textos: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías 14 : 12)
Este atributo “estrela da manhã” “filha da alva”, refere concretamente um anjo muito poderoso criado pelo “filha da alva” Jesus Cristo (ver João 1:1).
"E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.” (Isaías 14: 13)
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” Ezequiel 28:15-18.
Nota 2: Deus não criou o Diabo ou o “Espírito Destruidor”, Deus criou um ser maravilhoso que se revoltou contra o Criador.
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;"  (Apocalipse 12 : 7)
6.      O mundo é o campo de batalha onde lutam as forças do bem e do mal. Nesta batalha estão empenhados Deus e os seres celestiais (Amesa Spenta), os homens, os demónios dirigidos por Angra Mainyu. (leia este texto bíblico e compare com o ensinamento de Zoroastro) “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Apocalipse 12: 7-9)
Para Zoroastro o mundo é essencialmente bom, mas estragado pelo maligno. A batalha com o mal chegará ao seu cume quando o bem triunfar e o mundo voltar ao estado perfeito em que foi feito pelo seu criador. No fim os mortos levantar-se-ão e serão julgados; os maus irão para o inferno e os bons viverão com Deus na perfeição por toda a eternidade.
7.      Onde falha Zoroastro? Não tem uma Esperança da Ressurreição consistente.
Comentário: Na Criação, “formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas o fôlego da vida”. Como resultado, “o homem foi feito alma vivente” (Gén. 2:7). Enquanto Deus mantém o sopro da vida nas criaturas, elas permanecem vivas. Mas, quando Ele lhes retira o fôlego, elas morrem e voltam ao pó (Sal. 104:29; Ecl.12:7). Não vão nem para o Paraíso nem para o inferno. Elas vão para a sepultura. Esta não é uma decisão arbitrária de Deus; é a consequência inevitável do pecado. Mas a boa notícia é que, através de Cristo, há esperança, mesmo para a morte.
Leia João 1:1-4. O que está implícito nestes versículos que mostra o poder de Jesus para ressuscitar os mortos?
Cristo tem vida em Si mesmo, porque Ele é a vida (João 14:6). Ele criou todas as coisas e tem o poder de dar vida a quem Ele quer (João 5:21). Por isso, Ele pode ressuscitar os mortos.
Como se dá a ressurreição? Lucas 8: 54 e 55.
De acordo com a Bíblia, a ressurreição é o inverso da morte. A vida é restaurada quando o sopro de vida é de novo dado por Deus. É dessa maneira que Lucas explica a ressurreição da filha de Jairo. Depois de ter conhecimento de que a menina de doze anos tinha morrido, Jesus dirigiu-Se à casa de Jairo e disse aos enlutados que a menina estava a dormir. Depois, “pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito (pneuma) voltou, e ela logo se levantou” (Lucas 8:54 e 55). Por ordem divina de Jesus, o princípio de vida concedido por Deus voltou à menina. O termo grego usado por Lucas, pneuma, significa “vento”, “sopro” ou “espírito”. Quando a Bíblia o usa em relação aos seres humanos, nunca denota uma entidade consciente (tal como é ensinado pelas igrejas romanas, ortodoxas e protestantes) capaz de existir separadamente do corpo. Neste texto, refere-se claramente ao sopro da vida.
Deus vos abençoe

Autor: Pr. José Carlos Costa

Bibliografia:
Dicionário Básico das Religiões, Pedro R. Santidrián
Escola Sabatina do dia 16 de Setembro de 2014.

Sagrada Escritura