9 de setembro de 2014

Descansou Deus no Sábado?

“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Génesis 2:2 RA).

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento”. (Isaías 40:28 RA).

“O relato afirma que ‘Deus... descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito’ (Gén. 2:2). Mas se o Senhor ‘nem se cansa nem se fadiga’ (Is 40:28), porque Ele haveria de descansar?

Em resposta a essa questão, Ellen G. White afirma:

‘Deus olhou com satisfação para a obra de Suas mãos. Tudo era perfeito, digno de seu Autor divino; e Ele descansou, não como alguém que estivesse cansado, mas satisfeito com os frutos de Sua sabedoria e bondade, e com as manifestações de sua glória’. (E.G.W, Patriarcas e Profetas, (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1976), p.31).

Deus descansou porque sua obra havia sido concluída e o mundo era perfeito (Gn 1:31). “A conclusão constituiu negativamente na cessação da obra da criação, e positivamente na bendição e santificação do sétimo dia”. (Francis D. Nichol, ed., The Seventh-day Adventist Bible Commentary, (Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1978), p. 220).

Mas o descanso de Deus provê também um exemplo para o homem, que é convidado a entrar nesse descanso (Êx. 20:8-11; Hb 4:10 e 11). (Derek Kidner , Génesis: Introdução e Comentário, (São Paulo: Sociedade Religiosa Edições vida Nova e Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, 1979), p.50).”

Também deve ser salientado que no original hebraico, não está especificamente a palavra “descansou”. Os eruditos não encontraram uma palavra no português que expressasse em sua plenitude a ideia da palavra que hebraica que aparece neste texto (Génesis 2:2 – ‘descansou).

Caso houvesse uma palavra no português para traduzi-la, seria “sabateou”, ou seja, “Deus sabateou nesse dia...”; ficaria confuso, não acha?

Por não haver uma palavra em português que expresse o sentido do texto no original, os eruditos colocaram a palavra “descansou”, pois não há outra mais apropriada.

Quando as Escrituras dizem que Deus “descansou”, não o dizem no sentido de que estava cansado, mas sim no sentido de que Ele “cessou” suas obras, pois estava satisfeito com o que havia criado.
Alguns textos bíblicos para reflexão:
“ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gén. 2:1-3

"Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."  (Êxodo 20 : 11)

"Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica."  (Êxodo 31 : 13)

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” (Lucas 4:16)

Nota: Sendo os cristãos baptizados por imersão por Jesus se ter baptizado assim. Porque não agir da mesma maneira em relação a observância do sábado?

Textos de conclusão: A sepultura de Jesus
(  Mt 27:57-61    Mc 15:42-47    Jo 19:38-42  )
49  E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galileia, estavam de longe vendo estas coisas.
50  E eis que um homem por nome José, senador, homem de bem e justo,
51  Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus;
52  Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Jesus.
53  E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.
54  E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado.
55  E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.
56  E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. (Lucas 23:49-56)
Nota: 1. Como se chamava o dia em que Jesus foi colocado no sepulcro?
Nota: 2. Que fizeram as que vieram com Ele da Galileia?
Nota: 3. Porque repousaram (v. 56) se Jesus já tinha morrido? (e portanto, como dizem alguns, abolido o sábado)
Ore e suplique ao Espírito Santo que lhe dê uma resposta bíblica segura. Amem!

A ressurreição
(  Mt 28:1-10    Mc 16.1-8    Jo 20:1-10  )
“E NO primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro.” (Lucas 24:1-2)
Nota: Qual é o primeiro dia da semana?

José Carlos Costa, Pastor