14 de maio de 2014

A LEI como Tutor (Gl 3:19-24)

Em harmonia com o livro de Romanos, Paulo tem o cuidado de estipular em Gálatas que o objetivo da lei é definir o pecado e não justificar as pessoas (Gl 3:19, 21).

1. Leia Gálatas 3:23, 24. Que imagens Paulo usou para descrever o propósito da lei? Qual é o significado dessas imagens?
Nota: Vamos fixar a nossa atenção no verso 24:  "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados."
"aio", quer dizer a Lei, ou seja, todo o sistema legal composto por estatutos morais, cerimoniais e civis.
"Aio" Gr. paidagõgós, "tutor", o "guardião dos meninos". Literalmente, "condutor de meninos", mas não "mestre ou professor" (didáskalos). O paidagõgós era nas famílias gregas um supervisor dos meninos/masculinos e era o acompanhante enquanto fossem menores. os acompanhavam-nos à escola, protegiam dos perigos, impediam que se portassem mal, e tinham direito a discipliná-los. Nas obras de arte grega o paidagõgós, geralmente são representados com uma vara na mão. Se tivesse suficiente instrução, também os podia ajudar na preparação das suas lições.
a função do pedagõgós é uma ilustração adequada da "Lei" serviu como guardião, supervisionou e defendeu o povo escolhido nos seus dias no Antigo Testamento, e à semelhança do paidagõgós teve a seu cargo a preparação moral.

Ver de forma mais extensa a explicação a seguir:
Dependendo da tradução, a lei é identificada no verso 24 como "aio", "professor", "capataz", "tutor" e "guardião", entre outras designações. O termo grego se refere a um escravo empregado por um indivíduo rico para ser o disciplinador de seu filho. A responsabilidade do tutor era garantir que o filho aprendesse a autodisciplina. Embora fosse um escravo, o tutor recebia a autoridade para fazer o que fosse necessário para manter o filho dentro das normas, mesmo que isso significasse castigo físico. Quando o filho chegasse à idade adulta, o tutor não mais tinha autoridade sobre ele.

2. À luz da explicação do papel do tutor, qual é o propósito da lei para alguém que recebeu a salvação em Cristo?

Embora o tutor não tivesse autoridade sobre o filho adulto, esperava-se que as lições que o filho tinha aprendido o habilitassem a tomar decisões maduras. Da mesma forma, ainda que o cristão não esteja sob o poder de condenação da lei, como alguém que alcançou a maturidade, ele deve governar as suas ações de acordo com os princípios da lei.

Além de seu papel como tutor, a lei também funcionava como guardião que protegia o crente até que "viesse a fé" (Gl 3:23). Aqui, novamente, vemos que Cristo é o "fim", o objetivo, ou finalidade, da lei. Paulo apresentou esse ponto explicitamente, quando disse que a lei nos conduziu a Cristo, "a fim de que fôssemos justificados por fé" (v. 24).

Leia atentamente Gálatas 3:21. Quais palavras deveriam acabar com a ideia de que pode­mos ser salvos pela obediência à lei? Por que isso é uma notícia tão boa? Comente com a classe.

Estudo adicional
"A lei nos revela o pecado, levando-nos a sentir nossa necessidade de Cristo e a fugir para Ele em busca de perdão e paz mediante o exercício do arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. [...]


"A lei dos Dez Mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericórdia. Suas proibições são a segura garantia de felicidade na obediência. Recebida em Cristo, ela realiza em nós a purificação do caráter que nos trará alegria através dos séculos da eternidade. Para os obedientes ela é um muro de proteção. Contemplamos nela a bondade de Deus que, revelando aos homens os imutáveis princípios da justiça, procura resguardá-los dos males que resultam da transgressão" (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 234, 235).