A Lei é como um espelho, mostra que está sujo, mas não limpa. Só a graça pelo sangue de Jesus. |
Romanos 10:4: "O fim da lei é Cristo". Muitos dos
que foram condicionados a pensar negativamente sobre a lei interpretam
automaticamente o texto da seguinte forma: "Cristo tornou a lei
obsoleta". No entanto, essa interpretação contradiz as muitas referências
no livro de Romanos e em outras partes do Novo Testamento que falam sobre a
contínua relevância da lei.
Leia Romanos
9:30–10:4. De que modo a salvação é pela fé e não pela lei?
Assim como acontece com o restante da epístola aos Romanos,
o propósito de Paulo nesses versos era demonstrar a verdadeira fonte da
justiça. A lei é um indicador de justiça, mas é impotente para tornar justas as
pessoas. Por isso, Paulo retratou um paradoxo: as nações (gentios), que nem
sequer se esforçavam pela justiça, a obtiveram, enquanto Israel, que se
esforçava para observar a justa lei, não a obteve. Paulo não estava excluindo
os judeus da justiça, nem estava a dizer que todos os não judeus eram justos.
Ele estava simplesmente a realçar que a lei não traz justiça a um pecador, seja
judeu ou gentio.
Muitos judeus eram sinceros no desejo de justiça, mas a sua
busca foi em vão (Rm 10:2). Eles eram zelosos em servir a Deus, mas queriam
fazer isso do seu jeito. Eles tinham tomado um objeto da revelação de Deus (a
lei) e confundido com a fonte da sua salvação. Por mais que a lei seja boa, não
é boa o suficiente para salvar alguém. Na verdade, em lugar de tornar justa uma
pessoa, a lei destaca a pecaminosidade dessa pessoa. Ela aumenta a necessidade
de justiça. Por isso, Paulo descreveu Cristo como o "fim" da lei. Ele
não é o "fim" no sentido de acabar com a lei, mas no sentido de ser a
"finalidade" da lei, Aquele para quem a lei aponta. A lei conduz o
pecador a Cristo quando aquele se arrepende e olha para o Salvador em busca de
salvação. A lei lembra a todos os cristãos de que Cristo é a nossa justiça (Rm
10:4).
As pessoas que encaram a lei seriamente estão sempre em
perigo de cair no legalismo e de procurar "estabelecer a sua própria"
justiça (Rm 10:3). À medida que procuramos obedecer à lei de Deus, como evitar
cair nessa armadilha subtil?