5 de abril de 2014

NOVA VIDA EM CRISTO

Introdução: Muitos supersticiosos dizem que um gato tem sete vidas. Pois o crente sim tem sete vidas, digo, no sentido de perfeição e qualidade da vida abundante que recebemos em Jesus (João 10.10). Quando conhecemos ao Senhor Jesus, recebemos uma nova vida, diferente da vida que tínhamos antes. Não apenas sete vezes, mas para toda a eternidade viveremos com Jesus.
Agora imagine uma situação: se você descobrisse que é filho de alguém muito rico e importante, que também está à sua procura, você iria até à sua nova família para a conhecer e a partir de então viver uma nova vida? Eu sim. Da mesma forma é a pessoa que vive na pobreza deste mundo sem Deus e então descobre que seu Pai o está procurando para lhe dar uma nova vida de bênçãos, alegria e prosperidade.
Como é esta nova Vida?
Vamos refletir em sete pontos sobre a nova vida em Cristo:

1- O novo nascimento: João 3.1-8
Jesus usou a expressão novo nascimento para significar um novo começo de vida. Seria como se você morresse e nascesse novamente. Para viver uma nova vida, você precisa nascer de novo. Este novo nascimento acontece quando você decide entregar sua vida para Jesus e a partir daquele momento não viver por si mesmo, mas Cristo vive em você (Gálatas 2.20).
Você já nasceu de novo?
Aceite a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua Vida!

2- Deus não leva em conta o tempo da ignorância: Atos 17.30
Quando estamos sem Jesus estamos ignorantes da verdade, por isso Deus em sua Graça não considera este tempo nem nos julga pelo que aconteceu sendo que não tínhamos consciência plena da verdade do Evangelho. Hoje você pode conhecer a verdade e ser liberto por ela (João 8.32) e a verdade é Jesus! (João 14.6). Como Saulo que perseguia os cristãos e ao encontrar com Jesus ficou cego para ver que era um ignorante, mas Jesus abriu seus olhos (Atos 9.1-11).
Jesus já abriu seus olhos espirituais?
Deus quer te revelar a verdade!

3- O passado ficou para trás: II Coríntios 5.17
Se você vive uma nova vida e o tempo que estava na ignorância não é levado em consideração, então pode ter certeza que o passado ficou para trás. Quantas pessoas vivem do passado lembrando-se de coisas ruins que aconteceram há muito tempo! “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9.62). Mas quem vive em Cristo é uma nova vida e tudo se renova o tempo todo, por isso não deve se preocupar com o passado que foi lavado pelo sangue de Jesus.
Você fica lembrando coisas ruins do passado?
Seu passado ficou para trás, Jesus renovou sua vida!

4- Agora você é filho/a de Deus: I João 3.1-6
A partir do momento que nasce de novo, você se torna não apenas uma criatura de Deus, mas um verdadeiro filho do Senhor, por que “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1.12). Ser filho de Deus é ter a mesma essência do Senhor em sua vida, a presença do Espírito Santo.
Você sabia que agora é um filho de Deus?
Viva a nova vida que tem como Filho do Senhor!

5- Agora cristo vive em você: Gálatas 2.20
A energia que move a vida de um cristão é a presença do Senhor Jesus que através do Espírito Santo passa a viver na sua vida. Essa é uma promessa de Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14.23).
Você tem sentido Jesus vivo dentro de você?
A vida de Jesus é que opera dentro de seu coração!

6- A necessidade de testemunho: I Pedro 3.15
Assim que se converte, você deve começar a testemunhar o que Deus faz em sua vida. Basta somente responder com alegria as pessoas que te perguntam sobre sua vida e sobre Jesus. O Espírito Santo te dará palavras em sua boca e você falará espontaneamente (Marcos 13.11).
Você tem testemunhado sobre Jesus às pessoas?
Fale de Jesus para todos que conhece!

7- A caminhada da fé rumo à santificação: Filipenses 3.12-16
Depois de receber sua nova vida, não pode se acomodar. Você precisa continuar crescendo espiritualmente. Toda vez que o pecado tentar te envelhecer novamente, você se converterá voltando-se para Deus e desprezando o erro. Esta é a obra da santificação “sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).
Jesus te dá uma nova vida!

CONCLUSÃO: Jesus ressuscitou para provar o Seu poder de dar e renovar nossas vidas. Ainda que tudo esteja morto e não haja alternativas para o homem, Deus com o mesmo poder que ressuscitou a Jesus pode restaurar sua vida novamente. Basta você confiar e entregar sua vida para o Senhor que te deseja dar vida em abundância.

Não deixe sua vida envelhecer como pecado, seja qual for sua idade ou quanto tempo tem de cristão, você precisa nascer de novo, ‘de novo’ e quantas vezes for preciso.