22 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

     1-    Sob que título se dirige a Deus  David?
“Ó Tu que ouves as orações! A Ti virá toda a carne.” Salmo 65:2.
2-    De quem, segundo a Bíblia, é Deus galardoador?
“É galardoador dos que O buscam.” Hebreus 11:6.
3-    Que se diz da boa vontade de Deus em atender a oração?
“Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos Céus, dará bens aos que lhos pedirem.” Mateus 7:11.
4-    Que facto acima de tudo, manifesta a boa vontade de Deus a esse respeito?
“Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?” Romanos 8:32.
5-    Sob que condições nos são prometidas as bênçãos necessárias?
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre.” Mateus 7:7,8.
“A oração não vence a relutância de Deus; apodera-se da Sua boa vontade.” “ A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo.” A oração não muda a Deus; muda-nos, porém a nós, e a nossa relação para com Ele. Ela nos põe na corrente das bênçãos, e naquela disposição de espírito em que Deus pode, coerentemente e com segurança, assegurar-nos as petições.
“Como oraremos nós de modo a ser ouvidos e a receber auxílio? Antes de tudo, deve haver no nosso coração real desejo. Palavras formais não fazem oração: precisamos querer alguma coisa, e compreender a nossa dependência de Deus para a obter.” Dr. J. R. Miller.
6-    De quem nos vem todo o bem e todo o dom perfeito?
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17.
7-    Se alguém tem falta de sabedoria, que lhe é aconselhado?
“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5.
8-    Para receber, como é preciso pedir?
“Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para a outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago 1:6,7 – ver Marcos 11:24.
9-    Em que condições não atenderá o Senhor a oração?
“Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Salmo 66:18 – ver Isaías 59:1,2; Tiago 4:3.
10- A oração de quem, diz Salomão, é abominável?
“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Provérbios 28:9.
Nota: A contenção e a discórdia extinguem o espírito de oração. 1ª Pedro 3:1-7. Muitos ofendem o Espírito e afugentam Cristo do seu lar por se entregarem à impaciência e à cólera. Os anjos de Deus retiram-se dos lares em que há palavras desagradáveis,
contenção e briga.
11- Que disse Cristo quanto à oração particular?
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.” Mateus 6:6.
12- Para onde se retirava Jesus para a devoção particular?
“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.” Mateus 14:23.
13- Por quem nos ensinou Cristo a orar?
“Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” Mateus 5:44.
14- Que nos cumpre fazer, ao orar, a fim de sermos perdoados?
“E, quando estiverdes a orar, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que o vosso Pai, que está nos Céus, vos perdoe as vossas ofensas.” Marcos 11:25.
15- Com que devem estar entremeadas as nossas orações?
“Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com acção de graças.” Filipenses 4:6.
16- Com que frequência devemos orar?
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito.” Efésios 6:18. “Orai sem cessar.” 1ª Tessalonicenses 5:17. “Cada dia Te bendirei, e louvarei o Teu nome pelos séculos dos séculos.” Salmo 145:2.
17- Quantas vezes orava David por dia?
“De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz.” Salmo 55:17 – Daniel 6:10.
18- Que se acha dito quanto a Cornélio e à sua família?
“Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia esmolas ao povo, e de contínuo orara a Deus.” Actos 10:2.
19- Em nome de quem nos ensinou Cristo a orar?
“E tudo quanto pedirdes em Meu nome Eu o farei.” João 14:13.
20- Porque atendeu o injusto juiz a súplica da viúva?
“Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça para que enfim não volte e me importune muito.” Lucas 18:4,5.

Conclusão: A lição da parábola é “o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.” Lucas 18:1. Se esta mulher, por sua persistência em pedir, obteve o que pedia de um homem como esse, certamente Deus, que é justo, atenderá às fervorosas, persistentes orações do Seu povo, embora a resposta seja longamente retardada.