17 de março de 2014

Princípios Divinos de Segurança Económica

A economia mundial está sustentada por um fio muito ténue. Muitas nações desenvolvidas e industrializadas estão mergulhadas em débito. Os Estados Unidos e a Europa estão cada vez mais preocupados com a sua economia. Como a economia global está tão inter-relacionada, o que acontece em uma parte do mundo afeta seriamente o que acontece numa pequena parte do mundo afeta o restante. Como podemos sobreviver em tempos de recessão económica? Que princípios há na Palavra de Deus para nos preparar para o que virá?
No estudo bíblico que iniciamos iremos descobrir as orientações celestiais para enfrentar momentos difíceis à nossa frente.

1.      Que previsões a Bíblia faz sobre a economia mundial um pouco antes do retorno de nosso Senhor?
Rª: Leia Tiago 5:1-7 e Apocalipse 18:9-18, e  resuma essas passagens por palavras suas.
Nota: a profecia bíblica prediz uma crise económica súbita, pouco antes da Segunda Vinda de Jesus. A Palavra de Deus ilumina a estrada à nossa frente. Nós, que conhecemos a verdade, devemos nos preparar para o que, para o mundo, será uma surpresa terrível. Aprender a confiar em Deus hoje nos preparará para o que virá amanhã.

2.      Onde podemos encontrar segurança em tempos de crise económica? Escreva o pensamento central de Mateus 6:25-34.
Nota: Em tempos de insegurança económica, uma coisa é certa: Deus cuida dos seus filhos e nunca os vai desapontar. Corporações podem desmoronar, o dólar, euro, yen ou real pode cair rapidamente, o desemprego aumentar, mas o nosso Deus é imutável e inalterável.

3.      Leia Deuteronómio 8:18. Onde encontramos a fonte de todas as nossas necessidades financeiras?

4.      Leia Salmo 24:1; Ageu 2:8 e Filipenses 4:19. Quem realmente é o dono deste mundo e de tudo que há nele, e o que prometeu a todos nós?
Nota: É reconfortante saber que este planeta e tudo que há nele, pertence a Jesus. Ele nos criou e redimiu. Quando Adão e Eva perderam o seu domínio, Cristo, por meio da Sua morte na cruz, o tomou das mãos de Satanás. Assim, este mundo é Seu, e Ele prometeu cuidar dos Seus filhos.

5.      Como reconhecemos que tudo neste mundo pertence ao Senhor? Leia Malaquias 3:8-11.
Nota: Quando somo fiéis na devolução dos dízimos, reconhecemos que Ele é o verdadeiro dono deste mundo. Reconhecemos, também, que casa dizimada é casa abençoada, que Ele é quem supre todas as nossas necessidades, dando-nos todas as coisas boas da vida.

6.      Que exemplos do Antigo e Novo Testamentos demonstram a importância da fidelidade em devolver o dízimo a Deus? Veja Génesis 14:20 e Mateus 23:23.

7.      Leia Provérbios 3:5; 11:24,25. Que promessas Deus faz àqueles que reconhecem o Seu senhorio na vida por meio da fidelidade na devolução dos dízimos e das ofertas? Liste os pensamentos-chave dessas passagens.
Nota: Devolver fielmente a Deus os Seus dízimos e dar as nossas ofertas é muito mais que uma questão monetária; é uma questão de coração. A doação altruísta revela onde está a nossa afeição. Demonstra onde está o nosso coração.
É, também, uma questão de confiança. Quando doamos, estamos dizendo para Deus: “Confio que o Senhor vai suprir todas as minhas necessidades. Creio que o Senhor vai cuidar de mim.”

Você gostaria de faze um novo compromisso com Deus de ser fiel nos dízimos e ofertas? Talvez você esteja negligenciando esse importante aspeto da vida cristã. Por que não renovar a disposição de confiar em Deus? Ele estará sempre ao seu lado para guiar, abençoar e suprir as suas necessidades. Amem!
José Carlos Costa, pastor