9 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 1

Efésios 6:10-24
Mais cedo ou mais tarde, todo cristão percebe que sua vida com Cristo é um campo de batalha e não um parque de diversões, e que, se não contar com a ajuda do Senhor, o inimigo que tem diante de si é muito mais forte do que ele.
1.      Linguagem militar.
Nota: É apropriado Paulo usar uma imagem militar para ilustrar o conflito do cristão com Satanás. Ele próprio encontrava-se acorrentado a um soldado romano (Ef 6:20), e, por certo, os seus leitores estavam acostumados com os soldados e os seus equipamentos de guerra. Na verdade, Paulo demonstra uma predileção por ilustrações militares
Rª: 2 Co 10:4; 1 Tm 6:12; 2 Tm 2:3; 4:7.

2.      Quais são os inimigos?
Rª: Como cristãos, enfrentamos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo (Ef 2:1-3).
“O mundo” refere-se ao sistema ao nosso redor que se opõe a Deus e satisfaz “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 Jo 2:15-17). “Uma sociedade sem Deus” – essa é uma definição simples, mas precisa, do que vem a ser “o mundo”. “
A carne” é a velha nature­za que herdamos de Adão, uma natureza que se opõe a Deus e que não é capaz de fazer qualquer coisa espiritual para agradar a Deus. Mas, por meio de sua morte e res­surreição.
Cristo venceu o mundo (Jo 16:33; Cl 6:14), a carne (Rm 6:1-6; Cl 2:20) e o diabo (Ef 1:19-23). Em outras palavras, como cristãos, não estamos lutando para conquis­tar a vitória, mas sim lutando em vitória! O Espírito de Deus no capacita para que nos apropriemos, pela fé, da vitória de Cristo.

3.      Como ser vitoriosos?
:  (Ef 6:10-12)
Nota: A unidade de inteligência militar desempenha papel crucial numa guerra, pois permite que os oficiais conheçam e compreendam o inimigo. Se não soubermos quem é o inimigo, onde ele está e o que é capaz de fazer, teremos dificuldade em derrotálo. Deus nos instrui sobre o inimigo não apenas em Efésios 6, mas ao longo de toda a Bíblia, de modo que não há motivos para sermos apanhados desprevenidos.

4.      Quem é o líder do exército inimigo?
Rª: O líder – Satanás. O inimigo tem vários nomes. Diabo significa “acusador”, pois ele acusa o povo de Deus dia e noite diante do trono de Deus (Ap 12:7-11). Satanás significa “adversário”, pois ele é inimigo de Deus. Também é chamado “tentador” (Mt 4:3), “homicida” e “mentiroso” (João 8:44). É comparado a um leão (1 Pedro 5:8), a uma serpente (Gén 3:1; Ap 12:9) e a um anjo de luz (2 Co 11:13-15), sendo também denominado “o deus deste século” (2 Co 4:4).

5.      Qual a origem deste terrível inimigo?
Rª: Vários estudiosos acreditam que, na criação inicial, ele era Lúcifer, o “filho da alva” (Is 14:12-15) lançado por terra por causa do seu orgulho e do seu desejo de ocupar o trono de Deus.
Nota: A origem de Satanás está envolta em inúmeros mistérios, mas os seus atos e o seu destino certamente não constituem mistério algum! Uma vez que é um ser criado e que não é eterno como Deus, os seus conhecimentos e atividades são limitados. Ao contrário de Deus, Satanás não é omnisciente, omnipotente e omnipresente.

6.      Como consegue operar de modo tão eficaz em tantas partes distintas do mundo? 
Rª: Ele o faz por meio de uma rede organizada de ajudantes.
Nota: Os ajudantes de Satanás. Paulo chama-lhes “principados e potestades [...] dominadores [...] forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12). Charles B. Williams propõe a seguinte tradução para esse versículo: “Pois a nossa peleja não é somente contra inimigos humanos, mas contra os governantes, autoridades e poderes cósmicos deste mundo tenebroso; ou seja, contra os exércitos de espíritos do mal que nos desafiam na luta celestial”. Este texto indica a existência de um exército definido de criaturas demoníacas que assistem Satanás nos seus ataques contra os cristãos. O apóstolo João dá a entender que um terço dos anjos caiu junto com Satanás, quando ele se rebelou contra Deus (Ap 12:4), e Daniel escreveu que os anjos de Satanás lutam contra os anjos de Deus para obter o controlo das nações (Dan 10:13-20).

7.      Como estamos envolvidos nessa luta?
Rª: Há uma batalha espiritual em andamento neste mundo, e “nas regiões celestiais” nós, cristãos, participamos deste conflito. Tendo consciência desse fato, “andar em vitória” torna-se algo de importância vital para nós e para Deus.
Nota: O cerne da questão é que a nossa batalha não é contra seres humanos, mas sim contra poderes espirituais. Estamos a perder tempo lutando contra pessoas quando deveríamos lutar contra o diabo, que procura controlar os indivíduos e transformá-los em inimigos da obra de Deus. Durante o ministério de Paulo em Éfeso, ocorreu um tumulto que poderia ter destruído a igreja (At 19:21-41). Essa revolta não foi causada apenas por Demétrio e por seus companheiros; por trás deles estavam Satanás e os seus ajudantes. Sem dúvida, Paulo e a igreja oraram, e a oposição foi calada.
Ver - O conselho do rei da Síria aos seus soldados pode ser aplicado à nossa batalha espiritual: “Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei” (1 Rs 22:31).
8.      Quais são as aptidões de Satanás?
Rª: Satanás é um inimigo forte (Ef 6:10-12) e precisamos do poder de Deus para sermos capazes de o enfrentar. Não devemos jamais subestimar o poder do diabo. Não é por acaso que ele é comparado com um leão e com um dragão!
Nota: O Livro de Jób mostra o que ele pode fazer com o corpo, o lar, as riquezas e os amigos de uma pessoa. Jesus chama Satanás de ladrão, e diz que ele vem para “roubar, matar e destruir” (João 10:10). Satanás não é apenas forte, mas também astuto e malicioso, e lutamos contra “as ciladas do diabo”. Aqui, as ciladas referem-se a “artifícios astuciosos, estratagemas”. O cristão não pode dar-se ao luxo de “o [ignorar] os desígnios”
(2 Co 2:11). Algumas pessoas são sagazes e cheias de ardis “que induzem ao erro” (Ef 4:14), mas, por trás delas, encontra-se o maior de todos os enganadores: Satanás.

9.      É Satanás um anjo de luz?
Rª: Ele faz-se passar por anjo de luz (2 Cor 11:14) e procura cegar a mente humana para a verdade da Palavra de Deus. O fato de Paulo usar o termo “luta” indica que estamos envolvidos num confronto direto e que, portanto, não somos apenas expectadores de um jogo. Satanás deseja usar o nosso inimigo externo, o mundo, bem como o nosso inimigo interno, a carne, para nos derrotar. As suas armas e os seu plano de batalha são terríveis.

10.  Qual o equipamento a usar?
Rª:  O equipamento (Ef 6:13-17)
Nota: Uma vez que lutamos contra inimigos na esfera espiritual, precisamos de equipamentos ofensivos e defensivos. Deus supriu com “toda a armadura”, e não devemos deixar parte alguma de fora. Satanás procura uma área desprotegida para usar como ponto de partida para os seus ataques (Ef 4:27).
Paulo ordena aos crentes que vistam a armadura, tomem as armas e resistam a Satanás, e só podemos fazer tudo isso pela fé. Sabendo que Cristo já conquistou Satanás e que temos uma armadura e armas espirituais à nossa disposição, aceitamos pela fé aquilo que Deus nos dá e enfrentamos o inimigo. O dia é mau e o inimigo é mau, mas “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom 8:31).

José Carlos Costa, pastor