“O qual é imagem do Deus
invisível, o primogénito de toda a criação.” Colossenses 1:15
- A “imagem”.
Gr. “éikon”, semelhança, em Col. 3:10, Paulo usa esta mesma expressão para
dizer que o cristão é renovado “segundo a imagem (éikon) daquele que o
criou.” A imagem do imperador
romano nas moedas antigas era chamada éikon (Mat. 22:20).
- “primogénito”.
Gr. prõtótokos (ver Rom. 8.29, cf. Mat. 1:25 e Lucas 2:7) refere-se a
Cristo como o primogénito de Maria.
Em Hebreus 11:28 o mesmo termo é empregue para especificar os primogénitos
do Egito que pereceram na décima praga.
- Em Heb. 1:6 prõtótokos claramente se refere à incarnação. Esta mesma aplicação é feita em Col. 1:15. Há no entanto os que dizem que Paulo está a vreferir à ressurreição (ver Atos 13:33). Sem dúvida, nenhuma das duas interpretações se ajusta de acordo com o contexto, pois que Cristo á apresentado como o Criador em Col. 1:16 diz: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Ou seja, Jesus o prõtókos é antes de qualquer criação (João 1:1-3,14). Assim, é conforme às Escrituras considerar o termo prõtótokos ou primogénito no sentido figurado, ou primeiro em categoria. Esta figura deriva da dignidade e prerrogativas e autoridade no céu e na terra de Cristo. Ele é único no género e de autoridade absoluta. Paulo destaca a posição de Cristo porque está a tentar fazer frente aos argumentos dos falsos mestres, os quais declaravam que Cristo era criado e negavam a Sua supremacia.
- A
Bíblia é clara em afirmar que Jesus é Deus. Eis alguns textos bíblicos
sobre essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus,
e o Verbo era Deus” (João 1:1); “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus
Unigénito, que está no seio do Pai, é quem O revelou” (João 1:18); “Respondeu-Lhe Tomé: Senhor
meu e Deus meu” (João 20:28); “… mas acerca do Filho: o Teu trono, ó Deus,
é para todo o sempre” (Hb 1:8); “… na justiça do nosso Deus e Salvador
Jesus Cristo” (2 Pe 1:1); “Aguardando a bendita esperança e a manifestação
da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2:13); “Eis
que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome
de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mt 1:23). À luz do conteúdo
desses versos, não há motivo para se pensar que Jesus tenha sido criado
pelo Pai. Se isso tivesse acontecido, Jesus teria sido o primeiro a
nascer, o que contradiria os textos anteriormente mencionados, que
declaram ser Ele Deus e, portanto, eterno.
- Colossenses
1:15 diz que Jesus “é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a
Criação”. A palavra ”primogénito” vem do grego “protótokos” (protos = “o
primeiro a nascer”, “o principal”, “o mais importante”, e tokos = “dado à
luz”, “nascido”, “descendência”, “prole” - do verbo tikto = “nascer”, “dar
à luz”1). A Septuaginta emprega protótokos para traduzir o vocábulo
hebraico o bekôr -”primogênito”.2 Assim, protótokos significa tanto
“primeiro/primogénito”, como também “mais importante/preeminente”.
“Primogénito” é empregue na
Bíblia com duas ideias: (1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lc
2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogénito”; Hb 11:28: ”… para que o
exterminador não tocasse nos primogénitos dos israelitas”), e (2) em sentido
figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Ex. 4:22: “Israel [2º
filho de Isaque] é meu filho, meu primogénito”; Sal 89:27: ”Fá-lo-ei [a Davi,
filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogénito, o mais elevado entre os
reis da Terra”; Jr 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogénito”).
- Então,
sendo Jesus Deus, e como tal eterno, a palavra “primogénito” é empregue,
em Colossenses 1:15, para mostrar que Ele é ”o mais importante” de toda a
Criação, pois foi seu Criador, o Autor da própria Criação. Veja que Colossenses
1:16 explica o verso 15: ”… pois n´Ele, foram criadas todas as coisas, nos
céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam
soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio
dEle e para Ele.”
- Em
Colossenses 1:15, Paulo destaca a posição de Cristo em relação à Criação.
Ele é apresentado como estando acima de todas as coisas criadas. A razão
disso é que Ele é a causa primária da Criação, Seu Originador. Ele é o que
tem todo o poder, “no Céu e na Terra” ( Mat 28:18), “porquanto, n´Ele,
habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9), e “N´Ele,
tudo subsiste” (Cl 1:17).
- Apocalipse
3:14 diz que Jesus é “o princípio da Criação de Deus”. A palavra
“princípio”, na língua original grega, é archê, e significa “início”,
“origem”, “princípio”, mas também “líder” e “primeira causa”.3 A ideia de
que Jesus foi o início da Criação de Deus, no sentido de ter sido a
primeira coisa criada, novamente contraria os textos mencionados
anteriormente, os quais afirmam que Jesus é Deus, e como tal eterno, e
quem é eterno não pode ter sido criado. A palavra “princípio”, em
Apocalipse 3:14, quer dizer que Jesus é o “originador”, a “causa
primária”, o “líder” da Criação de Deus.
Em conclusão, dizemos que os
textos de Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14, longe de sugerirem que o Filho
foi criado, afirmam Sua eternidade e Seu poder criador.
Por Ozeas C. Moura, doutor em
Teologia Bíblica e editor na Casa Publicadora Brasileira.
Referências:
1.
DAVIDSON, B. The Analytical Greek Lexicon. Nova York: Harper & Brothers
Publishers, s/d, p. 404.
2.
BARTELS, K. H , in: COENEN, L. & BROWN, C Dicionário Internacional de
Teologia do Novo Testamento, v. 2. São Paulo: Vida Nova, 2000, p 1851.
3. GINGRICH, F. W. & DANKER, F. W. Léxico
do Novo Testamento Grego/Português: São Paulo: Vida Nova, 1993, p. 35.