13 de junho de 2012

O Valor do Cântico

“O cântico é como uma escada entrelaçada de inefáveis encantos, e por meio do qual o homem pode apresentar a Deus os seus sofrimentos e cuidados, as suas lágrimas e lamentações, o seu amor e a sua gratidão.” Paul E. Holdcraft

1. Quão cedo, na história do mundo, ouvimos que houve cânticos?
Rª: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” Jó 38:4-7

2. Que fez Israel quando se viu liberto do Egipto?
Rª: “ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” Êxodo 15:1-2.

3. De que modo manifestaram os anjos a sua alegria por nascimento de Cristo?
Rª: “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lucas 2:13-14.

4. Como nos devemos apresentar diante do Senhor?
Rª: “Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.” Salmo 102:2 (ver II Crón. 29:30).

5. Segundo David, como é considerado por Deus o culto de louvor?
Rª: ”Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Isto será mais agradável ao SENHOR do que boi, ou bezerro que tem chifres e unhas.” Salmo 69:30,31.

6. Que instruções dá S. Paulo quanto ao cântico?
Rª: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.” Col. 3:16 (ver Ef. 5:19; Tiago 5:13; Sal. 149:5,6).
Nota: A música, como a poesia e as flores, são, por natureza, próprias para elevar e enobrecer, devendo portanto ter o seu lugar no culto a Deus, bem como na vida e experiência do Seu povo. Em especial a música, adapta-se a todas as disposições e sentimentos da alma humana e, muitas vezes, quando falham outros meios, tem ela tocado corações. Depois da oração, a música parece o mais apropriado meio de culto.

“Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há mais eficientes para fixar as Suas palavras na memória, do que repeti-las em cânticos.” Educação, p. 39, Ellen G. White.

7. Que instrumentos, viu João nas mãos dos resgatados?
Rª: “E vi … os que … tinham as harpas de Deus.” Apoc. 15:2
8. Que cântico entoarão eles?
Rª: “E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.” Apoc. 15:3 (ver Salmo 57:7)

Conclusão: “Com um cântico, Jesus, em Sua vida terrestre, defrontou a tentação. Muitas vezes, quando eram proferidas palavras cortantes, pungentes, outras vezes em que a atmosfera em redor d´Ele se tornava saturada de tristeza, descontentamento, desconfiança, temor opressivo, ouvia-se o Seu canto de fé e de santa animação.” Educação, p. 166, Ellen G. White


José Carlos Costa
Pastor