Col. 1:15 “O qual é imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação.”
Ao longo da história do cristianismo, houve muita discussão a respeito do significado do termo “primogénito” (grego protótokos) quando usado em relação a Cristo. No Novo Testamento, Cristo é chamado de “o Primogénito” (Hb 1:6), “o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15), “o Primogénito dos mortos” (Ap 1:5), “o primogénito de entre os mortos” (Cl 1:18) e “o primogénito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).
Para entender essa questão, é importante ter em mente que, entre os israelitas, todo o primogénito deveria ser consagrado ao Senhor (Êx 13:1-16; ver Lc 2:22-24), recebendo herança “dobrada” em relação aos demais irmãos (Dt 21:15-17). Embora o termo “primogénito” seja normalmente usado para designar o primeiro filho de um casal, ele é também empregado na Bíblia em relação a um dos demais filhos, que não o mais velho, mas que se tenha destacado entre os seus irmãos. É neste sentido que Deus qualificou a Israel, que não era a nação mais antiga da terra, de “meu primogénito” (Êx 4:22); a Efraim, o segundo filho de José e Azenate, de “o meu primogénito” (Jr 31:9); e a Davi, o mais novo dos oito filhos de Jessé, de “meu primogénito, o mais elevado entre os reis da terra” (Sl 89:27).
Cristo é qualificado de “o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15) em um contexto que O enaltece como o Criador que está acima de toda a criação. Em Colossenses 1:15-17, Paulo afirma que Cristo “é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; pois n´Ele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio d´Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. N´Ele tudo subsiste.”
Se o próprio Cristo fosse uma criatura do Pai, como alegam alguns pretensos cristãos, como poderia o texto acima afirmar que “tudo” o que foi criado foi “por meio d´Ele” criado? Se Cristo houvesse sido gerado em algum momento da eternidade, como poderia ser chamado em Isaías 9:6 de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”? Nesse caso, Ele não seria “Pai da Eternidade”, mas simplesmente uma criatura que veio à existência em algum momento específico da eternidade! Cremos, porém, que como “o primogénito de toda a criação” Cristo é o Soberano absoluto sobre toda a criação, pois “nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Cl 2:9).
Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista Sinais dos Tempos