27 de março de 2012

CRISTO FIGURA CENTRAL DAS ESCRITURAS


1- De quem disse Cristo testificam as Escrituras?
(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

Nota: "Examinai as Escrituras do Velho Testamento; porque elas testemunham de Cristo. Encontrá-Lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim do estudo das Escrituras. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo o estudo bíblico." Deão Alford.

2- De Quem escreveram Moisés e os profetas?
(João 1:45) - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

3- As palavras de quem, disse Jesus, deveriam os discípulos ter seguido no tocante à Sua morte e ressurreição?
(Lucas 24:25,26) - E Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?

4- Que disse Jesus aos onze?
(Lucas 24:44) - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

Nota: Os discípulos tinham ficado abatidos ao ver Jesus na Cruz, ser sepultado. As suas esperanças de que fosse Ele o Messias estavam praticamente diluídas. Teriam eles pouco conhecimento das palavras de Deus no Jardim do Éden?

5- Onde encontramos nas Escrituras Sagradas a primeira promessa de um Redentor?
(Génesis 3:14,15) - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

6- Em que palavras foi esta promessa renovada a Abraão?
(Génesis 22:18) - E na tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

7- A Quem se referia esta semente prometida?
(Gálatas 3:16) - Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

8- Em que profecia é predito o sofrimento de Cristo?
Isaías 53.

9- Onde é previsto o preço da traição de Cristo?
(Zacarias 11:12) - Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
ver: (Mateus 26:15) - E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.

10- Os Salmos anunciam as palavras que Jesus agonizante dirá na Cruz:
(Salmos 22:1) - DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
ver: Mateus 27:46.

11- A ressurreição claramente referida nos Salmos:
(Salmos 16:10) - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

12- Como é descrita nos Salmos a Sua 2ª Vinda?
(Salmos 98:8) - Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas, (Salmos 98:9) - Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com equidade.
(Salmos 50:3-5) - Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele. Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo. Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios.

13- Que representa Cristo para o que foi renovado pelo Seu poder?
(Colossenses 3:11) - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.