31 de outubro de 2011

MANDAMENTO ESQUECIDO

4º Mandamento
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Resumo a alguns textos ou expressões sobre o assunto do "Mandamento Esquecido.")
PERGUNTAS E TEXTOS PARA DEBATE• Por que razão é tão importante, ainda hoje, continuarmos a respeitar o dia de Sábado como um dia abençoado e santificado?
Isaías 58:13 – “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.”
Nota: “Se desviares o teu pé do sábado,” a obra da restauração deve começar com um reavivamento da verdadeira observância do sábado, cuja essência é a comunhão com Deus, e a comemoração do Seu poder criador e redentor no dia que Ele mesmo santificou. O destino de Israel como nação foi determinado pele seu proceder ante o santo dia de Deus (Jer. 17:24-27). Nunca foi propósito divino que o sábado fosse um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual o homem pudesse conhecer melhor o caráter e os propósitos do seu Criador (ver Êxodo 20:8).

Marcos 16:1,3 – “E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?”
Nota: “E, passado o sábado,” como podemos verificar pelo texto bíblico o sábado continuou a ser observado por Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé. Estas pessoas apoiaram o ministério de Cristo, elas e os discípulos continuaram a comportar-se como Jesus o fez. Jesus não tinha em nenhum momento alterado um só mandamentos dos Dez Mandamentos.

Ver e salientar Actos 13:14 e 42-44.
Marcos 15:42 - 42 “E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado”
Nota: (ver Mat. 27:57-61; 23:50-56; João 19:38-42), “o dia da preparação”, palavra cujo uso no Novo Testamento se aplica ao dia anterior ao sábado. A incisiva afirmação de Marcos, unida à sequência de dias de Lucas 23:54 e 24:1, torna absolutamente seguro que a crucifixão de Jesus foi a uma Sexta-feira.
Origem do domingo: “Por Roma ser uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na sua cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelos romanos. Entre elas, ter-se-á associado às crenças dos latinos, sabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana. Noutras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilónicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcios, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus Rá.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo#Origem_dos_nomes_dos_dias_da_semana