31 de agosto de 2010

RECONCILIADOS COM DEUS

É bem verdade a declaração: ´A tristeza do arrependimento é seguida pela alegria da reconciliação.´
Vamos colocar a primeira pergunta sobre este tão importante tema da reconciliação com Deus.
1. Que suplicante mensagem nos tem Deus enviado por intermédio dos Seus mensageiros?
Rª: “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.” 2ª Cor. 5:20.
Nota: “reconcilieis”. Deus é o autor da reconciliação; os homens são os que a recebem. O ser humano não tem poder para se reconciliar com Deus, lamentar os seus pecados e praticar certas cerimónias por ele estabelecidas. Recebe a reconciliação pelo toque do Espírito Santo e arrependendo-se dos seus pecados, isto se manifesta na aceitação da misericórdia divina, (ver 2ª Cor. 5:18).
2. Que foi necessário a fim de se efectuar esta reconciliação?
Rª: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” Colossenses 1:20 (cf. Rom. 5:11; Efés. 2:16).
3. Em que profecia foi predita a obra da reconciliação?
Rª: “Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade” (Noutras versões: “fazer reconciliação pela iniquidade”). Dan. 9:24
Nota: “para fazer cessar a transgressão”. Toda esta expressão pode significar “para fazer oferta pela transgressão” ou “pecado”, neste caso pode dar-se a seguinte interpretação: quando Cristo, no Calvário, se tornou o sacrifício ou o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) para O qual apontavam todos os sacrifícios efectuados no santuário, deixou de ser necessário que o pecador trouxesse a sua oferta pelo pecado. Jesus expiou (heb. Kafar, “fazer expiação”), o sentido é o de “cobrir”, cf. Ex. 30:10; Lev. 4:20; etc.). Mediante o sacrifício vicário, Cristo consumou a reconciliou para todos os que aceitam o sacrifício.
4. Reconciliando assim o mundo consigo mesmo, que atitude tomou Deus para com o homem?
Rª: “Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.” 2ª Cor. 5:19 (cf. Is. 53:6; 2ª Cor. 5:21)
5. Aonde levou Cristo esses pecados?
Rª: “Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” 1ª Pedro 2:24
6. Qual é o grande desígnio de Cristo na Sua obra de reconciliação?
Rª: “A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,” Col. 1:21,22.
Conclusão: “vos reconciliou”. Cristo, por assim dizer, tomou pela mão os crentes de Colossos (todos os crentes), e os apresenta ao Pai não como a servos ou inimigos, mas sim, como amigos (João 15:14-16). A cruz do Calvário anulou a hostilidade entre o pecador e Deus. Mudou a tendência e o pensamento do pecador e os transformou à semelhança de Cristo.
Se ainda não fez esta reconciliação não demore, Jesus está de braços abertos para si, reconcilie-se com Deus e viva.