INTRODUÇÃO
Conhecer a Jesus e ter um relacionamento pessoal com Ele é a
coisa mais importante desta vida. Conhecer a Jesus é ter a vida eterna. Preste
bastante atenção à lição de hoje.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o
Verbo era Deus (Jo 1.1). João apresenta Jesus como Verbo (Logos na língua
grega), que tanto para o judeu como para o grego, significava a mente criadora,
iluminadora, controladora e sustentadora de todas as coisas.
Observe que João afirma três verdades sobre Jesus, o Verbo:
(1) Jesus existia antes da criação de todas as coisas. (2) Jesus sempre esteve
intimamente ligado a Deus. (3) Jesus, o Verbo, é Deus. João não diz que Jesus
era idêntico a Deus, mas do mesmo caráter, essência, qualidade e ser de Deus.
Jesus é tão perfeitamente o mesmo que Deus em mente, coração e essência, que em
Jesus vemos a perfeição de Deus: "Quem me vê a mim vê o Pai’, afirmou
Jesus (Jo 14.9).
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…" (Jo
1.14). Jesus, o Verbo, se encarnou e "armou a sua tenda" entre nós.
Ele se fez gente. Isto revela que na pessoa de Jesus Cristo houve a união de
uma natureza plenamente humana com uma natureza plenamente divina. Jesus é
plenamente Deus e plenamente homem. As duas naturezas acham-se unidas nesta
fusão pessoal "sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem
separação".
A partir dessas verdades iniciemos o estudo acerca da pessoa
de Jesus.
1. Os nomes de Jesus
Uma das maneiras de se conhecer a Jesus é estudando os seus
nomes. Na Bíblia, o nome de uma pessoa indica o seu caráter ou a sua missão.
Nos nomes de Jesus encontramos uma auto revelação de quem é
a sua pessoa e qual a sua missão. Analisemos apenas três dos nomes atribuídos a
Jesus:
1.1. O nome Jesus. Ela dará à luz um filho e lhe porás o
nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles, disse o anjo do
Senhor a José (Mt 1.21). Jesus significa "Salvador", ou seja,
"Ele salvará o seu povo dos pecados deles". O nome indica a sua
missão. Ele veio ao mundo para nos salvar.
1.2. O nome Cristo. "… é que hoje vos nasceu, na cidade
de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). "Cristo"
significa "o ungido", cujo equivalente hebraico é
"Messias". Se o nome Jesus indica a missão, "Cristo"
refere-se à capacitação oficial para a missão. Jesus é o nome pessoal, Cristo é
o nome oficial (At 10.38).
1.3. O nome Senhor. "Senhor" é a tradução grega do
nome sagrado de Deus no Antigo Testamento, "lave" ou
"Jeová" foi traduzido pela palavra grega "kyrios" (Senhor),
aparecendo mais de 700 vezes na Bíblia. "Jesus é o Senhor" foi a
primeira confissão de fé da Igreja Cristã (Rm 10.9; 1 Co 12.3; 2 Co 4.5). Jesus
é lave, isto é, DEUS ou SENHOR (At 2.34ss.; Rm 8.34).
O evangelista João que escreveu o seu evangelho para provar
a divindade de Jesus, afirma que Jesus usou o nome auto revelado por Deus no
Antigo Testamento: "Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou…" (Êx
3.14). "Eu sou" não somente expressa a autoexistência e
autossuficiência de Deus, como também é uma expressão de atendimento a qualquer
necessidade do homem. Jesus se identifica como Deus ao usar por diversas vezes
a expressão "Eu sou". Disse Jesus:
- Eu sou o pão da vida (Jo 6.35); alimento para os famintos.
- Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12); visão para os cegos.
- Eu sou a porta das ovelhas (Jo 10.7); destino para os
perdidos e desviados.
- Eu sou o bom pastor (Jo 10.11); cuidado para com as
ovelhas.
- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6);
salvação para os enganados.
- Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25); vida para os
mortos.
- Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1); comunhão para
aqueles que O buscam.
2. As obras de Jesus
A prova da divindade de Cristo mediante as obras que Ele
realizou, é o tema central do Evangelho de João: Na verdade, fez Jesus diante
dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes,
porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de
Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.30-31). João
selecionou sete sinais realizados por Cristo. Cada sinal revela um aspecto da
divindade de Jesus:
Texto
Milagre
Mensagem
2.1-12
Água transformada em vinho
Jesus é o Senhor da qualidade
4.46-54
A cura do filho de um oficial
Jesus é o Senhor da distância
5.1-18
A cura de um paralítico
Jesus é o Senhor do tempo
6.1-15
A multiplicação de pães e peixes
Jesus é o Senhor da quantidade
6.16-21
Andando por sobre as águas
Jesus é o Senhor da natureza
9.1-41
A cura de um cego de nascença
Jesus é o Senhor do sofrimento humano
11.1-46
A ressurreição de Lázaro
Jesus é o Senhor da morte e da vida
Entretanto, a maior obra realizada por Jesus foi a da
redenção dos pecadores. Esta compreende sofrimento, morte e ressurreição (Mt
16.21). O apóstolo Paulo diz:"… a saber, que Deus estava em Cristo
reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões,
e nos confiou a palavra da reconciliação… Aquele que não conheceu pecado, ele o
fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co
5.19,21). "Deus estava em Cristo" na cruz, realizando a grande obra
da salvação (At 2.22-24). A obra da cruz é insubstituível, única e insuperável.
Aquilo que Jesus fez, Ele o fez uma vez por todas. A obra de Jesus na cruz é
singular.
CONCLUSÃO
Sendo Jesus divino, Ele deve ser posto num nível
infinitamente superior aos homens que já existiram, principalmente os
fundadores de religião: Buda, Maomé, Confúcio, Alan Kardec e outros. A obra
realizada por Jesus é singular, definitiva e impar. Somente Ele morreu pelo
homem pecador. Logo, o cristianismo não é uma religião de ideias, mas dos atos
de Deus na História. Outros líderes religiosos destacam-se por aquilo que
ensinaram. Jesus, porém, por aquilo que Ele é: Deus que se tornou homem. Jesus
Cristo é o único meio de se chegar até Deus. Ele é caminho para Deus.
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José Carlos Costa, Pastor